Levítico, 3

Bíblia Matos Soares (1956)

1 Se a oferta de alguém for um sacrifício pacífico de gado graúdo, apresentará diante do Senhor um macho ou fêmea sem defeito.

2 Porá a mão sobre a cabeça da sua vitima, a qual será imolada à entrada do tabernáculo da reunião, e os sacerdotes filhos de Aarão derramarão o sangue ao redor do altar.

3 Oferecerá desta vítima pacífica, em sacrifício pelo fogo ao Senhor, a gordura que cobre as vísceras, e tudo o que há de gordura interiormente:

4 os dois rins com a gordura, que cobre os lombos, e o redanho do figado com os rins.

5 Os filhos de Aarão queimarão tudo isto em holocausto sobre o altar, depois de ter posto fogo debaixo da lenha, em oblação de suavíssimo odor ao Senhor.

6 Porém, se a oferta e hóstia pacífica de alguém for de gado miúdo, quer ofereça um macho quer uma fêmea, serão sem defeito.

7 Se oferecer um cordeiro diante do Senhor,

8 porá a sua mão sobre a cabeça da sua vítima, a qual será imolada no vestíbulo do tabernáculo da reunião: os filhos de Aarão derramarão o seu sangue em redor do altar.

9 Desta vítima pacífica oferecerá, em sacrifício pelo fogo ao Senhor, a gordura e toda a cauda,

10 com os rins e a gordura que cobre o ventre e todas as vísceras, os dois rins com a gordura que está junto dos lombos, e o redanho do fígado com os rins.

11 O sacerdote queimará estas coisas sobre o altar, em alimento do fogo, e em oblação ao Senhor.

12 Se a oferta de alguém for uma cabra, e a oferecer ao Senhor,

13 pôr-lhe-á a mão sobre a cabeça, e a imolará à entrada do tabernáculo do testemunho. Os filhos de Aarão derramarão o seu sangue ao redor do altar.

14 Tomarão dela para o alimento do fogo do Senhor a gordura que cobre o ventre, e todas as vísceras;

15 os dois rins com o redanho, que está sobre eles junto dos lombos, e a gordura do fígado com os rins.

16 O sacerdote queimará estas coisas sobre o altar em alimento do fogo, e em suavíssimo odor ao Senhor. Toda a gordura será do Senhor,

17 por um direito perpétuo em todas as vossas gerações, e em todas as vossas moradas; jamais comereis sangue ou gordura.




Versículos relacionados com Levítico, 3:

Levítico 3 trata da oferta de sacrifício de paz, que é oferecida voluntariamente como um ato de gratidão e comunhão com Deus. O capítulo descreve os requisitos para o sacrifício de animais de rebanho, como ovelhas, cabras e bovinos. Os versículos selecionados são:

Levítico 22:29-30: "Quando vocês oferecerem um sacrifício de ação de graças ao Senhor, ofereçam-no de tal forma que seja aceitável. No mesmo dia comam-no. Não deixem nada dele sobrar até a manhã seguinte. Eu sou o Senhor." Este versículo fala sobre a importância de oferecer o sacrifício de ação de graças de forma aceitável a Deus e consumi-lo no mesmo dia, o que é um princípio importante no capítulo 3.

Hebreus 13:15: "Por meio de Jesus, portanto, ofereçamos continuamente a Deus um sacrifício de louvor, que é fruto de lábios que confessam o seu nome." Este versículo mostra que, embora não sejamos mais obrigados a oferecer sacrifícios de animais, ainda podemos oferecer sacrifícios a Deus, como o sacrifício de louvor.

Salmo 50:14: "Ofereça a Deus em sacrifício a sua gratidão, cumpra os seus votos para com o Altíssimo," Este versículo nos lembra que o sacrifício de paz era um ato de gratidão e comunhão com Deus, e que podemos oferecer nossos próprios sacrifícios de gratidão e compromisso.

Isaías 53:5: "Mas ele foi traspassado por causa das nossas transgressões, foi esmagado por causa de nossas iniquidades; o castigo que nos trouxe paz estava sobre ele, e pelas suas feridas fomos curados." Este versículo nos lembra que Jesus é o sacrifício final que traz paz entre Deus e o homem.

Romanos 5:1: "Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo," Este versículo destaca a importância da paz com Deus e como ela é alcançada através de Jesus Cristo.





Chapters: