Oséias, 2

Bíblia Matos Soares (1956)

1 Dizei a vossos irmãos: Vós sois o meu povo; — e a vossa irmã: Tu alcançaste misericórdia.

2 Levai a juízo a vossa mãe, levai-a a juízo, porque ela não é mais minha esposa, nem eu seu esposo. Tire ela as suas fornicações da sua face, e os seus adultérios do meio de seus seios,

3 para que não suceda que eu a despoje, ficando ela nua, que a ponha no estado em que se encontrava no dia do seu nascimento, que a torne semelhante a um deserto, a transforme numa terra ressequida e a mate à sede.

4 Não me compadecerei dos seus filhos, porque são filhos da prostituição.

5 Com efeito, sua mãe prostituiu-se (idolatrando), aquela que os concebeu conduziu-se mal e disse: Irei após os meus amantes (ou ídolos), que me dão o meu pão e a minha água, a minha lã e o meu linho, o meu azeite e a minha bebida.

6 Por isso vou fechar-lhe o caminho com uma sebe de espinhos; cercá-lo-ei com um muro, e ela não encontrará as suas veredas.

7 Irá em seguimento dos (ídolos) seus amantes, mas não os alcançará; buscá-los, mas não os encontrará. Dirá então: Irei e voltarei para o meu primeiro (legítimo) esposo, porque então eu era mais feliz do que agora.

8 Ela não reconheceu que fui eu (e não os ídolos) que lhe dei o trigo, o vinho e o azeite, e que lhe prodigalizei a prata e o ouro, que, ofereceram a Baal.

9 Por isso (mudarei agora de proceder a seu respeito), ou tomarei o meu trigo a seu tempo, e o meu vinho na estação própria, e tirarei (das suas mãos) a minha lã e o meu linho, que cobrem a sua nudez.

10 Agora descobrirei a sua vergonha aos olhos dos seus amantes (que em nada lhe podem valer), e ninguém a livrará da minha mão;

11 farei cessar todos os seus divertimentos, as suas solenidades, as suas neoménias, os seus sábados e todas as suas festas.

12 Destruirei as suas vinhas e as suas figueiras, de que ela disse: Estas são as recompensas que me deram os meus amantes — e reduzi-la-ei a um matagal, e devorá-la-ão os animais selvagens.

13 Castigá-la-ei pelos dias em que prestou culto aos Baais, (ou aos ídolos), queimando-lhes incenso, enquanto se enfeitava com as suas arrecadas e com os seus colares e ia após os seus amantes, esquecendo-se de mim, diz o Senhor.

14 Por isso a atrairei, conduzi-la-ei à soledade e falar-lhe-ei ao coração. (ver nota)

15 Dar-lhe-ei a suas vinhas e o vale de Acor, como porta de esperança; ali cantará (hinos a Deus) como nos dias da sua juventude, e como nos dias em que subiu da terra do Egipto.

16 Nesse dia, diz o Senhor, ela me chamará: Meu esposo — ; não me chamará mais: Meu Baal (como aos seus ídolos).

17 Tirarei da sua boca os nomes dos Baais, para que nunca mais sejam pronunciados os seus nomes.

18 Farei aliança para eles naquele dia com os animais selvagens, com as aves do céu e com os répteis da terra; tirarei do país o arco, a espada e a guerra, e fá-los-ei repousar com toda a segurança.

19 Então me desposarei contigo para sempre, desposar-me-ei contigo na justiça e no direito, na misericórdia e no amor;

20 desposar-me-ei contigo com uma inviolável fidelidade, e saberás que eu sou o Senhor.

21 Nesse dia atenderei, diz o Senhor, atenderei os céus, e eles atenderão a terra; (ver nota)

22 a terra atenderá o trigo, o mosto e o azeite, e estas coisas atenderão Jezrael.

23 Farei dela, para mim, no país, um terreno de sementeira, compadecer-me-ei daquela (nação) que se chamava Sem-misericórdia.

24 Direi ao que se chamava Não-meu-povo: Tu és o meu povo. E ele me dirá: Tu és o meu Deus.




Versículos relacionados com Oséias, 2:

O capítulo 2 do livro de Oséias aborda a relação entre Deus e Israel, comparando-a com um casamento em crise. O profeta Oséias fala sobre a infidelidade de Israel e o castigo que virá por causa disso. Em seguida, ele fala sobre o arrependimento de Israel e a restauração do relacionamento com Deus. Abaixo estão cinco versículos relacionados com os temas abordados em Oséias 2, em ordem de proximidade com o capítulo:

Isaías 54:5: "Porque o teu Criador é o teu marido; o Senhor dos Exércitos é o seu nome; e o Santo de Israel é o teu Redentor; que é chamado o Deus de toda a terra." Este versículo fala sobre a relação de Deus com seu povo, comparando-a com um casamento. Isso se relaciona com o tema central de Oséias 2.

Jeremias 3:1: "Dizem: Se um homem despedir a sua mulher, e ela o deixar, e se ajuntar a outro homem, porventura tornará ele mais para ela? Não será tal terra totalmente contaminada? Ora, tu te prostituíste com muitos amantes; mas ainda assim, volta para mim, diz o Senhor." Este versículo também fala sobre o tema de infidelidade e restauração do relacionamento com Deus.

Ezequiel 16:38: "E julgar-te-ei como se julgam as adúlteras e as que derramam sangue; e entregar-te-ei ao sangue da indignação e do zelo." Este versículo fala sobre o castigo que vem como resultado da infidelidade. Oséias 2 também fala sobre o castigo que virá sobre Israel por causa de sua infidelidade.

Isaías 54:7-8: "Por um breve momento te deixei, mas com grande compaixão te recolherei; num ímpeto de indignação escondi de ti por um momento o meu rosto; mas com benignidade eterna me compadecerei de ti, diz o Senhor, o teu Redentor." Este versículo fala sobre a restauração do relacionamento de Deus com seu povo, mesmo depois de um período de punição. Isso se relaciona com o tema de Oséias 2 sobre o arrependimento de Israel e a restauração de seu relacionamento com Deus.

Isaías 62:5: "Porque, como o jovem se casa com a virgem, assim teus filhos se casarão contigo; e como o noivo se alegra da noiva, assim se alegrará de ti o teu Deus." Este versículo fala sobre o amor de Deus por seu povo e sua alegria ao vê-los restaurados a ele. Isso se relaciona com o tema de Oséias 2 sobre a restauração do relacionamento de Deus com Israel.





Chapters: