Salmos, 16

Bíblia Matos Soares (1956)

1 Súplica. De Davide. Ouve, Senhor, uma causa justa, atende o meu clamor, dá ouvidos à minha oração, que sai de lábios enganosos.

2 Proceda de ti a minha sentença: os teus olhos vêem o que é recto.

3 Se sondas o meu coração, se o visitas de noite, se no fogo me provas, não encontrarás em mim a iniquidade.

4 A minha boca não transgrediu, como é costume dos homens; segundo as palavras dos teus lábios, guardei os caminhos da lei.

5 Firmaram-se os meus passos nas tuas veredas, os meus pés não vacilaram.

6 Eu te invoco, ó Deus, porque me ouvirás; inclina para mim os teus ouvidos, ouve a minha palavra.

7 Faze brilhar a tua admirável misericórdia, tu, que salvas dos adversários aqueles que se acolhem à tua direita.

8 Guarda-me como a menina dos olhos, sob a sombra das tuas asas esconde-me

9 dos pecadores que me fazem violência. Os meus inimigos cercam-me com furor,

10 cerram o seu coração insensível, com a sua boca falam arrogantemente.

11 Os seus passos já me assediam, fixam em mim os seus olhos para me derribarem por terra,

12 semelhantes ao leão, ávidos da presa, e ao cachorro do leão, que se agacha nos esconderijos.

13 Levanta-te, Senhor, sai ao seu encontro, arrebata a minha alma ao pecador com a tua espada,

14 aos homens, ó Senhor, com a tua mão: aos homens, cuja porção é esta vida, e cujo ventre enches dos teus bens; cujos filhos andam fartos e deixam as sobras aos seus pequeninos.

15 Eu, porém, na justiça verei a tua face, saciar-me-ei, ao despertar, com o teu semblante.




Versículos relacionados com Salmos, 16:

O Salmo 16 é um salmo de confiança e proteção em Deus, no qual o salmista expressa sua devoção e dependência do Senhor. Ele declara que somente em Deus encontra segurança e alegria. Abaixo estão cinco versículos que tratam de temas relacionados a este salmo:

Salmos 34:8: "Provai e vede que o SENHOR é bom; bem-aventurado o homem que nele confia." Este versículo fala sobre experimentar a bondade do Senhor e confiar nele, assim como o salmista faz em Salmo 16.

Salmos 73:26: "A minha carne e o meu coração desfalecem; mas Deus é a fortaleza do meu coração e a minha porção para sempre." Este versículo fala sobre a confiança em Deus em meio a dificuldades e desânimo, semelhante à confiança expressa no Salmo 16.

Isaías 26:3: "Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em ti; porque ele confia em ti." Este versículo fala sobre a paz que Deus dá àqueles que confiam nele, um tema abordado no Salmo 16.

Filipenses 3:8: "E, na verdade, tenho também por perda todas as coisas, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas, e as considero como esterco, para que possa ganhar a Cristo." Este versículo fala sobre colocar a confiança em Jesus acima de tudo o mais, uma atitude semelhante à do salmista em Salmo 16.

Atos dos Apóstolos 2:25: "Porque dele disse Davi: Sempre via diante de mim o Senhor, Porque está à minha direita, para que eu não seja comovido." Este versículo cita Salmo 16:8, onde o salmista declara que o Senhor está sempre à sua frente, fortalecendo sua confiança e segurança.





Chapters: