Zacarias, 3

Bíblia Matos Soares (1956)

1 Depois O Senhor mostrou-me o sumo sacerdote Josué, que estava em pé diante do anjo do Senhor; Satanás estava à sua direita para se lhe opôr.

2 O (anjo do) Senhor disse a Satanás: O Senhor te reprima, ó Satanás; reprima-te o Senhor que escolheu (para si) Jerusalém. Porventura não é este (Josué, como que) um tição que foi tirado do fogo? (ver nota)

3 Ora Josué estava revestido de hábitos sujos, e posto em pé diante do anjo.

4 Este tomou a palavra e falou aqueles que estavam diante dele, dizendo; Tirai-lhe esses hábitos sujos. Depois disse a Josué: Eis que tirei de ti a tua iniquidade e te revesti de roupas de gala.

5 E acrescentou: Ponde-lhe na cabeça uma tiara limpa. E puseram-lhe na cabeça uma tiara limpa e revestiram-no de preciosos vestidos. Entretanto o anjo do Senhor estava de pé.

6 Em seguida, o anjo do Senhor fez esta declaração a Josué;

7 Isto diz o Senhor dos exércitos: Se andares nos meus caminhos, se observares tudo o que tenho mandado que se observe, governarás a minha casa, guardarás os meus átrios, e eu te darei lugar entre estes que estão aqui presentes.

8 Ouve, ó Josué, sumo sacerdote, tu e os teus colegas, que se sentam junto de ti — porque são homens que simbolizam o futuro — Eis que farei vir o meu servo Germen. (ver nota)

9 Eis a pedra que pus diante de Josué; sobre esta pedra única estão sete olhos; eis que eu mesmo a lavrarei com o cinzel, diz o Senhor dos exércitos, e num só dia tirarei a iniquidade desta terra. (ver nota)

10 Naquele dia, diz o Senhor dos exércitos, cada um chamará o seu amigo para debaixo da sua videira e da sua figueira.




Versículos relacionados com Zacarias, 3:

Zacarias 3 relata a visão de um julgamento divino em que o sumo sacerdote Josué é acusado e, em seguida, purificado de seus pecados. A temática principal do capítulo é a justificação diante de Deus, a remoção da culpa e a redenção. Cinco versículos que abordam esses temas são:

Salmos 103:12: "Quanto ao oriente está longe do ocidente, assim afasta de nós as nossas transgressões." Este versículo fala sobre o perdão de Deus e como Ele é capaz de remover completamente nossos pecados e transgressões.

Isaías 1:18: "Vinde então, e argui-me, diz o Senhor: ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, tornar-se-ão como a branca lã." Este versículo mostra a capacidade de Deus de perdoar e limpar o pecado, transformando-o em algo puro e limpo.

Romanos 8:33-34: "Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica; quem os condenará? Cristo Jesus é quem morreu, ou antes quem ressuscitou dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós." Este versículo fala sobre a justificação dos crentes diante de Deus e como Cristo intercede por eles.

Hebreus 9:14: "Quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificará das obras mortas a vossa consciência, para servirdes ao Deus vivo?" Este versículo fala sobre a purificação que o sangue de Cristo traz para a consciência dos crentes, removendo a culpa e permitindo que eles sirvam a Deus.

1 João 1:9: "Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça." Este versículo destaca a importância da confissão de pecados e a promessa de Deus de perdoá-los e purificar da injustiça.





Chapters: