Zacarias, 7

Bíblia Ave Maria

1 No quarto ano do reinado de Dario, a palavra do Senhor foi dirigida a Zacarias no quarto dia do nono mês (mês de Casleu).

2 Ora, Betel havia delegado Sarasar e Regem-Melec com seus homens*

3 para apresentarem ao Senhor as suas orações e fazerem aos sacerdotes do Templo do Senhor e aos profetas esta pergunta: “Porventura precisamos nós de chorar no quinto mês e jejuar, como o fazemos desde há muito tempo?”.

4 A palavra do Senhor foi-me dirigida nestes termos:

5 “Declara a todo o povo e aos sacerdotes: Vós tendes, com efeito, jejuado e chorado no quinto e no sétimo mês, durante estes setenta anos. Mas foi realmente por meu respeito que o fizestes?

6 Quando comeis e bebeis não sois vós que comeis e bebeis?

7 Não reconheceis nisso o ensinamento do Senhor transmitido pela boca dos antigos profetas, no tempo em que Jerusalém era habitada em paz, ela e as cidades circunvizinhas, e quando a região do Sul e a da planície eram ainda habitadas?”.*

8 A palavra do Senhor foi dirigida a Zacarias nestes termos:*

9 “O Senhor dizia: julgai segundo a verdadeira justiça; cada um de vós tenha bom coração e seja compassivo para com o seu irmão.

10 Não oprimais a viúva nem o órfão, nem o estrangeiro, nem o pobre, e não trameis em vossos corações maus desígnios uns contra os outros.”

11 Eles, porém, não quiseram escutar: voltaram-me as costas, revoltados, e taparam os ouvidos para nada ouvir.

12 Endureceram o seu coração como um diamante, para não entenderem as instruções e as palavras que o Senhor dos exércitos lhes dirigia pelo seu Espírito, por meio dos antigos profetas. Por isso, o Senhor dos exércitos indignou-se vivamente contra eles.

13 Ele os chamou em vão, e não foi atendido! “Por isso – oráculo do Senhor dos exércitos –, não os ouvi quando clamaram a mim.

14 Dispersei-os por todas as nações que lhes eram desconhecidas; depois que partiram, a terra ficou abandonada e ninguém mais transitou por ela. Transformaram em um deserto uma terra de delícias.”




Versículos relacionados com Zacarias, 7:

Zacarias 7 trata do questionamento dos judeus a respeito da continuidade dos jejuns no quarto, quinto, sétimo e décimo meses do ano. O profeta Zacarias responde a essa pergunta com uma mensagem de Deus, que enfatiza a importância da justiça, misericórdia e compaixão, acima de rituais religiosos. Abaixo estão cinco versículos relacionados com os temas abordados em Zacarias 7, em ordem de proximidade com o capítulo:

Provérbios 21:3: "Praticar a justiça e o juízo é mais aceitável ao Senhor do que oferecer-lhe sacrifícios." Esse versículo destaca a importância da justiça, que é um tema central em Zacarias 7.

Isaías 58:6-7: "Porventura não é este o jejum que escolhi, que soltes as ligaduras da impiedade, desfaças as ataduras do jugo, e deixes livres os quebrantados, e que despedaces todo o jugo? Porventura não é também que repartas o teu pão com o faminto, e recolhas em casa os pobres desamparados? E, quando vires o nu, o cubras, e não te escondas da tua carne?" Esse versículo ressalta a importância da misericórdia e da compaixão, que são valores que Zacarias 7 destaca como mais importantes do que o jejum.

Mateus 23:23: "Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que dizimais a hortelã, o endro e o cominho, e desprezais o mais importante da lei, o juízo, a misericórdia e a fé; deveis, porém, fazer estas coisas, e não omitir aquelas." Esse versículo destaca a importância da justiça, misericórdia e fé, que são valores enfatizados em Zacarias 7.

1 João 3:17: "Mas, se alguém tiver este mundo e vir a seu irmão ter necessidade, e fechar-lhe o seu coração, como estará nele o amor de Deus?" Esse versículo destaca a importância da compaixão e do amor ao próximo, que são valores destacados em Zacarias 7.

Lucas 6:36: "Sede pois misericordiosos, como também vosso Pai é misericordioso." Esse versículo ressalta a importância da misericórdia e da compaixão, que são valores destacados em Zacarias 7.



Capítulos: