II Crônicas, 5

Bíblia Matos Soares (1956)

1 Salomão mandou trazer e colocar nos tesouros da casa de Deus tudo o que, Davide, seu pai, tinha oferecido; a prata, o ouro e todos os vasos.

2 Depois disto convocou em Jerusalém todos os anciães de Israel, todos os príncipes das tribos, e os chefes de famílias dos filhos de Israel, para transportarem a arca da aliança do Senhor da cidade de Davide, que é Sião.

3 Foram à presença do rei todos os varões de Israel no dia solene do sétimo mês,

4 e tendo chegado todos os anciães de Israel, os Levitas levaram a arca

5 e introduziram-na (no templo), com tudo o que pertencia ao tabernáculo. Os sacerdotes com os Levitas levaram os vasos do santuário, que havia no tabernáculo.

6 Entretanto o rei Salomão, todo o povo de Israel, todos os que se tinham reunido diante da arca, imolavam carneiros e bois sem número, tão grande era a quantidade das vítimas.

7 Os sacerdotes puseram a arca da aliança do Senhor no lugar, isto é, no santuário do templo, no Santo dos Santos, debaixo das asas dos querubins,

8 de modo que os querubins estendiam as suas asas sobre o lugar em que a arca estava posta, e cobriam a mesma arca e os seus varais.

9 Estes eram bastante compridos para que as suas extremidades pudessem ser vistas de diante do santuário; mas, se alguém estava um tanto fora, já não os podia ver. Ali tem estado a arca até ao dia de hoje.

10 Na arca não havia outra coisa além das duas tábuas que Moisés ali tinha posto em Horeb, quando o Senhor deu a lei aos filhos de Israel, na sua saída do Egito.

11 Logo que os sacerdotes saíram do santuário, (porque todos os sacerdotes que puderam achar-se ali, se purificaram, visto que naquele tempo ainda não estavam distribuídos entre eles os turnos e ordem dos ministérios),

12 tanto os Levitas como os cantores, isto é, os que estavam debaixo da direção de Asaf, e os que estavam debaixo da direção de Heman e de Iditun, seus filhos e irmãos, revestidos de vestes de linho fino, tocavam címbalos, cítaras e harpas, postos em pé, do lado oriental do altar, acompanhados de cento e vinte sacerdotes, que tocavam trombetas.

13 Quando, nesse momento, todos formavam um concerto com as trombetas, as vozes, os címbalos e outros instrumentos músicos, quando louvavam ao Senhor, dizendo: bem-dizei o Senhor, porque é bom e porque a sua misericórdia, é eterna — encheu-se a casa de Deus de uma nuvem,

14 e os sacerdotes não podiam estar (ali), nem exercer as suas funções, por causa da nuvem, pois a glória do Senhor tinha enchido a casa de Deus.




Versículos relacionados com II Crônicas, 5:

O capítulo 5 de 2 Crônicas continua o relato da construção do Templo de Salomão em Jerusalém. Neste capítulo, o foco é na dedicação do templo, onde Salomão e os sacerdotes trouxeram a Arca da Aliança para o Santo dos Santos e realizaram sacrifícios ao Senhor. Deus manifestou sua presença no templo enchendo-o com uma nuvem. Aqui estão cinco versículos relacionados com os temas abordados em 2 Crônicas 5:

1 Reis 8:10-11: "E sucedeu que, saindo os sacerdotes do santuário, a nuvem encheu a casa do Senhor. De maneira que os sacerdotes não podiam permanecer ali, para ministrar, por causa da nuvem; porque a glória do Senhor enchera a casa do Senhor." Este versículo relata um acontecimento semelhante ao que ocorreu em 2 Crônicas 5, quando Deus manifestou sua presença no templo de Salomão.

Êxodo 40:34-35: "Então a nuvem cobriu a tenda da congregação, e a glória do Senhor encheu o tabernáculo. E Moisés não podia entrar na tenda da congregação, porque a nuvem estava sobre ela, e a glória do Senhor a enchia." Este versículo relata um acontecimento semelhante ao que ocorreu em 2 Crônicas 5, quando Deus manifestou sua presença no templo de Salomão.

Salmos 22:3: "Mas tu és santo, tu que habitas entre os louvores de Israel." Este versículo fala sobre Deus habitando entre os louvores de Israel, e é relevante para o momento de adoração que ocorreu no templo de Salomão em 2 Crônicas 5.

Levítico 16:2: "Disse o Senhor a Moisés: 'Diga a Arão, seu irmão, que ele não entre em qualquer momento no Lugar Santo, atrás da cortina, diante do propiciatório sobre a arca, senão ele morrerá; pois aparecerei na nuvem sobre o propiciatório'." Este versículo fala sobre a importância da reverência e santidade no acesso ao lugar santíssimo, onde a Arca da Aliança é colocada em 2 Crônicas 5.

1 Crônicas 6:49: "Mas Arão e seus filhos ofereciam sacrifícios sobre o altar do holocausto e sobre o altar do incenso, para todo o serviço do lugar santíssimo, e para fazer propiciação por Israel, conforme tudo o que ordenou Moisés, o servo de Deus." Este versículo fala sobre os sacrifícios que são oferecidos no lugar santíssimo, como parte do ritual de adoração a Deus, e é relevante para o relato dos sacrifícios que ocorreram no templo de Salomão em 2 Crônicas 5.





Capítulos: