Eclesiastes, 11

Bíblia Ave Maria

1 Atira teu pão sobre a superfície das águas, porque depois de muito tempo o acharás.*

2 Faze de tua riqueza sete e mesmo oito partes, porque não sabes que calamidade sobrevirá à terra.

3 Quando as nuvens estiverem carregadas, derramarão a chuva sobre a terra. Quando tomba uma árvore para o sul ou para o norte, lá onde cai, fica.

4 Quem observa o vento jamais semeará; quem examina as nuvens nunca segará.

5 Do mesmo modo que não sabes qual é o caminho do sopro da vida e como se formam os ossos no seio de uma mãe, assim também ignoras a ação de Deus, que faz todas as coisas.*

6 Semeia a tua semente desde a manhã e não deixes tuas mãos ociosas até a noite. Porque não sabes o que terá bom êxito, se isto ou aquilo, ou se ambas as coisas são igualmente úteis.

7 Doce é a luz, e é um deleite para os olhos ver o sol.*

8 Por mais numerosos que sejam os anos de vida, regozija-se o homem em todos eles, mas deve pensar nos dias obscuros que serão numerosos. Tudo o que acontece é vaidade.

9 Jovem, rejubila-te na tua adolescência e, enquanto ainda és jovem, entrega teu coração à alegria. Anda nos caminhos de teu coração e segundo os olhares de teus olhos, mas fica sabendo que de tudo isso Deus te fará prestar conta!*

10 Afasta a tristeza do teu coração e poupa o sofrimento a teu corpo, porque a juventude e a adolescência são passageiras.




Versículos relacionados com Eclesiastes, 11:

Eclesiastes 11 fala sobre a importância da semeadura e da perseverança na incerteza do resultado, uma vez que o ser humano não tem controle sobre tudo o que acontece na vida. Os versículos a seguir estão relacionados com esse tema:

Gênesis 8:22: "Enquanto durar a terra, sementeira e colheita, frio e calor, verão e inverno, dia e noite não cessarão." Este versículo fala sobre a constância das estações do ano e da importância da semeadura para a colheita.

Provérbios 11:18: "O malvado recebe uma recompensa falsa, mas quem semeia a justiça tem verdadeira recompensa." Esse versículo destaca a importância de semear boas ações e atitudes para receber a recompensa adequada.

Lucas 8:15: "Mas a semente que caiu em terra boa são os que ouvem a palavra com coração honesto e bom, retêm-na e perseveram até dar fruto." Este versículo fala sobre a importância da perseverança na fé e nas práticas religiosas para alcançar a salvação.

Gálatas 6:7: "Não vos enganeis: de Deus não se zomba. O que o homem semeia, isso mesmo colherá." Este versículo destaca a importância de tomar cuidado com as ações que se pratica na vida, pois o resultado virá de acordo com o que foi semeado.

2 Coríntios 9:6: "Quem semeia pouco, pouco ceifará; e quem semeia muito, muito ceifará." Esse versículo destaca a importância de se investir com generosidade, alegria e devoção, para se obter uma recompensa maior.



Luvut: