Êxodo, 20

Bíblia Ave Maria

1 Então Deus pronunciou todas estas palavras:

2 “Eu sou o Senhor, teu Deus, que te fez sair do Egito, da casa da servidão.

3 Não terás outros deuses diante de minha face.

4 Não farás para ti escultura, nem figura alguma do que está em cima, nos céus, ou embaixo, sobre a terra, ou nas águas, debaixo da terra.*

5 Não te prostrarás diante delas e não lhes prestarás culto. Eu sou o Senhor, teu Deus, um Deus zeloso que vingo a iniquidade dos pais nos filhos, nos netos e nos bisnetos daqueles que me odeiam,

6 mas uso de misericórdia até a milésima geração com aqueles que me amam e guardam os meus mandamentos.

7 Não pronunciarás o nome do Senhor, teu Deus, em prova de falsi­dade, porque o Senhor não dei­xa impune aquele que pronuncia o seu nome em favor do erro.*

8 Lembra-te de santificar o dia de sábado.*

9 Trabalharás durante seis dias, e farás toda a tua obra.

10 Mas no sétimo dia, que é um repouso em honra do Se­nhor, teu Deus, não farás trabalho algum, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem teu servo, nem tua serva, nem teu animal, nem o estrangeiro que está dentro de teus muros.

11 Porque em seis dias o Senhor fez o céu, a terra, o mar e tudo que neles há, e repousou no sétimo dia; e, por isso, o Senhor abençoou o dia de sábado e o consagrou.

12 Honra teu pai e tua mãe, para que teus dias se prolonguem sobre a terra que te dá o Senhor, teu Deus.*

13 Não matarás.*

14 Não cometerás adultério.*

15 Não furtarás.

16 Não levantarás falso testemunho contra teu próximo.

17 Não cobiçarás a casa do teu próximo; não cobiçarás a mulher do teu próxi­mo, nem seu escravo, nem sua escrava, nem seu boi, nem seu jumento, nem nada do que lhe pertence”.*

18 Diante dos trovões, das chamas, da voz da trombeta e do monte que fumegava, o povo tremia e conservava-se à distância.

19 E disseram a Moisés: “Fala-nos tu mesmo, e te ouviremos; mas não nos fale Deus, para que não morramos”.

20 Moisés respondeu-lhes: “Não temais, porque é para vos provar que Deus veio e para que o seu temor, sempre presente aos vossos olhos, vos preserve de pecar”.

21 E o povo conservou-se à distância, enquanto Moisés se aproximava da nuvem onde se encontrava Deus.

22 O Senhor disse a Moisés: “Eis o que dirás aos israelitas: Vistes que vos falei do céu.

23 Não fareis deuses de prata, nem deuses de ouro para pôr ao meu lado.

24 Tu me levantarás um altar de terra, sobre o qual oferecerás teus holocaustos e teus sacrifícios pacíficos, tuas ovelhas e teus bois. Em todo lugar onde eu fizer recordar o meu nome, virei a ti para te abençoar.*

25 Se me levantares um altar de pedra, não o construirás de pedras talhadas, pois levantando o cinzel sobre a pedra, a terás profanado.

26 Não subirás ao meu altar por degraus, para que se não descubra a tua nudez”.




Versículos relacionados com Êxodo, 20:

Êxodo 20 é um dos capítulos mais importantes da Bíblia, pois nele são apresentados os Dez Mandamentos, que são os princípios básicos da lei de Deus. Esses mandamentos são os pilares da moralidade e da ética cristã, e orientam o comportamento humano em relação a Deus e ao próximo. A partir dessa premissa, podemos encontrar os seguintes versículos relacionados:

Mateus 22:36-40: "Mestre, qual é o grande mandamento na lei? Respondeu-lhe Jesus: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas." Nesse trecho do Novo Testamento, Jesus resume os ensinamentos da lei de Deus nos dois grandes mandamentos de amar a Deus e ao próximo.

Romanos 13:9: "Com efeito: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não cobiçarás; e se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo." O apóstolo Paulo também resume os mandamentos de Deus na ideia de amar o próximo, mostrando que todas as outras regras se derivam desse princípio básico.

Deuteronômio 6:5: "Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de toda a tua força." Esse versículo apresenta a primeira parte do maior mandamento, que é amar a Deus com todas as nossas forças e capacidades.

João 14:15: "Se me amais, guardareis os meus mandamentos." Jesus mostra que a obediência aos mandamentos de Deus é uma forma de demonstrar nosso amor e respeito por Ele.

1 João 5:3: "Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos não são pesados." Esse versículo mostra que o amor a Deus se manifesta através da obediência aos seus mandamentos, que são um reflexo do seu caráter e da sua vontade para a humanidade.



Luvut: