Gênesis, 23

Bíblia Ave Maria

1 Sara viveu cento e vinte e sete anos: essa foi a duração de sua vida.

2 Ela morreu em Cariat-Arbe, hoje Hebron, na terra de Canaã. Abraão veio para prantear e chorar por ela.

3 Abraão, tendo-se retirado de junto da falecida, falou aos filhos de Het, dizendo:

4 “Sou no meio de vós um simples hóspede e estrangeiro; concedei-me, não obstante, a propriedade de uma sepultura na vossa terra, para que eu possa sepul­tar minha esposa que morreu”.

5 Os fi­lhos de Het responderam a Abraão:

6 “Ouve-nos, meu Senhor! Tu és um príncipe de Deus no meio de nós. Sepulta tua falecida no mais belo de nossos sepulcros. Ninguém de nós te recusará o seu túmulo para aí sepultar tua defunta”.

7 Então Abraão levantou-se e, prostrando-se diante do povo daquela terra, os filhos de Het,

8 disse-lhes: “Se me permitis trazer minha defunta e enterrá-la, ouvi-me: Intercedei por mim junto de Efron, filho de Seor,

9 para que ele me ceda a caverna de Macpela que lhe pertence, e que se encontra na extremidade de sua terra. Que ele me ceda em vossa presença, por seu justo valor, a fim de que eu me torne o proprietário dessa sepultura”.

10 Ora, Efron achava-se assentado no meio dos filhos de Het. Efron, o hiteu, respondeu a Abraão em presença dos filhos de Het e de todos os que entravam pela porta da cidade:

11 “De forma alguma, meu Senhor, será assim, mas ouve-me: dou-te a terra, juntamente com a caverna que nela se encontra; e dou-te essa terra em presença dos filhos do meu povo: enterra tua defunta”.

12 Abraão prostrou-se diante do povo daquela terra

13 e, dirigindo-se a Efron, diante de todos, disse: “Rogo-te que me ouças: eu te dou o preço do campo; aceita-o de minhas mãos, e assim enterrarei nele minha defunta”.

14 Efron respondeu a Abraão:

15 “Ouve-me, meu Senhor: uma terra no valor de quatrocentos siclos de prata, entre ti e mim, o que é isto? Sepulta tua defunta”.

16 Abraão aceitou as condições de Efron, e pesou o dinheiro que ele tinha pedido na presença dos filhos de Het, isto é, quatrocentos siclos de prata em moeda corrente no comércio.

17 A terra de Efron, situada em Macpela, defronte de Mambré, a terra na qual se encontra a caverna, e todas as árvores que crescem ao redor nos limites desta terra,

18 tornaram-se assim propriedade de Abraão, em presença dos filhos de Het e de todos aqueles que entravam pela porta da cidade.

19 E Abraão sepultou Sara, sua mulher, na caverna de Macpela, defronte de Mambré, hoje Hebron, na terra de Canaã.

20 A terra e a caverna que nela se encontra passaram, pois, dos filhos de Het para propriedade de Abraão, a título de lugar de sepultura.




Versículos relacionados com Gênesis, 23:

Gênesis 23 narra a morte de Sara e a busca de Abraão por um lugar para enterrá-la. Ele pede aos filhos de Hete uma caverna para usá-la como sepultura, e acaba comprando a Caverna de Macpela, onde ele enterra Sara. A história mostra a importância que Abraão dava ao enterro e à honra aos mortos, bem como o respeito aos costumes locais.

Salmos 116:15: "Preciosa é à vista do SENHOR a morte dos seus santos." Este versículo enfatiza a importância que Deus dá aos seus servos, mesmo após a morte, e pode ser relacionado à maneira como Abraão cuidou do enterro de Sara.

Eclesiastes 7:2: "Melhor é ir à casa onde há luto do que ir à casa onde há banquete, porque naquela está o fim de todos os homens, e os vivos o aplicam ao seu coração." Esse versículo enfatiza a importância de se lembrar da morte e do valor da vida. Abraão estava claramente ciente desse valor e buscou um lugar adequado para o enterro de Sara.

Filipenses 3:20: "Mas a nossa cidade está nos céus, donde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo." Este versículo enfatiza a ideia de que a nossa verdadeira casa não é na terra, mas nos céus. No entanto, assim como Abraão, é importante respeitar as tradições locais e dar a devida honra aos mortos enquanto estamos na terra.

Hebreus 11:13: "Todos estes morreram na fé, sem terem recebido as promessas; mas vendo-as de longe, e crendo nelas, e abraçando-as, confessaram que eram estrangeiros e peregrinos na terra." Este versículo destaca que os servos de Deus são como estrangeiros nesta terra, apenas de passagem, e nos lembra que devemos tratar a terra com respeito e honrar os costumes locais, mesmo enquanto nos preparamos para nossa verdadeira pátria.

Apocalipse 14:13: "E ouvi uma voz do céu, que me dizia: Escreve: Bem-aventurados os mortos que desde agora morrem no Senhor. Sim, diz o Espírito, para que descansem dos seus trabalhos, e as suas obras os sigam." Este versículo enfatiza que os mortos que morrem no Senhor serão abençoados e terão descanso. Abraão queria ter certeza de que Sara tivesse um lugar apropriado para descansar em paz.



Luvut: