I Coríntios, 9

Bíblia Ave Maria

1 Não sou eu livre? Não sou apóstolo? Não vi Jesus nosso Senhor? Não sois vós minha obra no Senhor?

2 Se para outros não sou apóstolo, ao menos para vós o sou, porque vós sois no Senhor o selo do meu apostolado.

3 Esta é a minha defesa contra os que me denigrem.

4 Não temos nós porventura o direito de comer e beber?

5 Acaso não temos nós direito de deixar que nos acompanhe uma mulher irmã, a exemplo dos outros apóstolos e dos irmãos do Senhor e de Cefas?*

6 Ou só eu e Barnabé não temos direito de deixar o trabalho?*

7 Quem, jamais, vai à guerra à sua custa? Quem planta uma vinha e não come do seu fruto? Quem apascenta um rebanho e não se alimenta do leite do rebanho?

8 Trata-se, acaso, de simples norma entre os homens? Ou a Lei não diz também o mesmo?

9 Na Lei de Moisés está escrito: Não atarás a boca ao boi que debulha (Dt 25,4). Acaso Deus tem dó dos bois?

10 Não é, na realidade, em atenção a nós que ele diz isso? Sim! É por nós que está escrito. Quem trabalha deve trabalhar com esperança e igualmente quem debulha deve debu­lhar com esperança de receber a sua parte.

11 Se entre vós semeamos bens espirituais, será, porventura, demasiada exigência colhermos de vossos bens materiais?

12 Se outros se arrogam este direito sobre vós, não o temos muito mais? Entretanto, não temos feito uso deste direito: sofremos tudo para não pôr obstáculo algum ao Evangelho de Cristo.

13 Não sabeis que os ministros do culto vivem do culto, e que os que servem ao altar participam do altar?

14 Assim também ordenou o Senhor que os que anunciam o Evangelho vivam do Evangelho.*

15 Mas não tenho usado de ne­nhum desses direitos; e nem escrevo isto para reclamá-los. Preferiria morrer a... Mas ninguém me tirará este título de glória.

16 Anunciar o Evangelho não é glória para mim; é uma obrigação que se me impõe. Ai de mim, se eu não anunciar o Evangelho!

17 Se o fizesse de minha iniciativa, mereceria recompensa. Se o faço independentemente de minha vontade, é uma missão que me foi imposta.

18 Então, em que consiste a minha recompensa? Em que, na pregação do Evangelho, o anuncio gratuitamente, sem usar do direito que esta pregação me confere.

19 Embora livre de sujeição de qualquer pessoa, eu me fiz servo de todos para ganhar o maior número possível.

20 Para os judeus fiz-me judeu, a fim de ganhar os judeus. Para os que estão debaixo da Lei, fiz-me como se eu estivesse debaixo da Lei, embora eu não esteja, a fim de ganhar aqueles que estão debaixo da Lei.

21 Para os que não têm Lei, fiz-me como se eu não tivesse Lei, ainda que eu não esteja isento da Lei de Deus – porquanto estou sob a Lei de Cristo –, a fim de ganhar os que não têm Lei.

22 Fiz-me fraco com os fracos, a fim de ganhar os fracos. Fiz-me tudo para todos, a fim de salvar a todos.*

23 E tudo isso faço por causa do Evangelho, para dele me fazer participante.

24 Nas corridas de um estádio, todos correm, mas bem sabeis que um só recebe o prêmio. Correi, pois, de tal maneira que o consigais.

25 Todos os atletas se impõem a si muitas privações; e o fazem para alcançar uma coroa corruptível. Nós o fazemos por uma coroa incorruptível.

26 Assim, eu corro, mas não sem rumo certo. Dou golpes, mas não no ar.

27 Ao contrário, castigo o meu corpo e o mantenho em servidão, de medo de vir eu mesmo a ser excluí­do depois de eu ter pre­gado aos outros.




Versículos relacionados com I Coríntios, 9:

O capítulo 9 de 1 Coríntios aborda a questão do direito apostólico de Paulo e como ele escolhe não usar seus direitos para não ser um obstáculo para o evangelho. Ele discute o papel de um apóstolo e o que significa ser um servo de Cristo.

Mateus 10:10-11: "Não tomem ouro, nem prata, nem cobre em seus cintos; não levem nenhum saco de viagem, nem túnica extra, nem sandálias, nem bordão; pois o trabalhador é digno do seu sustento." Neste versículo, Jesus está instruindo seus discípulos antes de enviá-los em missão e diz para eles não levarem nada com eles. Isso está relacionado ao tema do capítulo 9, onde Paulo fala sobre como ele escolheu não usar seus direitos como um apóstolo.

Filipenses 4:17: "Não é que eu esteja buscando ofertas, mas que eu esteja buscando fruto que aumente o crédito de vocês." Neste versículo, Paulo fala sobre como ele não está buscando ofertas financeiras, mas sim um fruto que aumente o crédito da igreja. Isso mostra como ele não está interessado em usar sua posição para obter benefícios financeiros pessoais, mas sim para ajudar a igreja.

2 Coríntios 11:7-9: "Ou cometi algum pecado me rebaixando para que vocês fossem elevados? Vendi-lhes alguma coisa para que vocês fossem favorecidos? Aos irmãos que vieram da Macedônia eu não fui pesado a vocês em coisa alguma, nem em coisa alguma os hei de ser pesado. Em verdade, tanto em mim como em Tito, não temos procedido de maneira alguma pecaminosa em relação a vocês." Neste versículo, Paulo está falando sobre como ele não cobrou nada dos coríntios, diferentemente de outros pregadores que estavam cobrando pelos seus serviços. Isso mostra como ele escolheu não usar seu direito como um apóstolo para ser pago pelo seu trabalho.

1 Pedro 5:2-3: "Pastoreiem o rebanho de Deus que está sob o cuidado de vocês, não por obrigação, mas porque vocês querem servir a Deus; não por ganância, mas de boa vontade; não como dominadores dos que lhes foram confiados, mas como exemplos para o rebanho." Neste versículo, Pedro está falando sobre como pastores devem pastorear o rebanho de Deus. Isso está relacionado ao tema do capítulo 9, onde Paulo está falando sobre como ele escolheu não usar seus direitos apostólicos para ser um exemplo para a igreja.

Filipenses 2:16: "retendo firmemente a palavra da vida, para que eu possa me orgulhar no dia de Cristo de que não corri nem me esforcei em vão." Este versículo fala sobre a importância de manter a Palavra de Deus e pregá-la com fidelidade, sem desanimar ou desistir. Isso se relaciona com o tema abordado em 1 Coríntios 9 sobre a corrida espiritual e a necessidade de perseverança e autocontrole.



Luvut: