II Coríntios, 13

Bíblia Ave Maria

1 É esta a terceira vez que vou vi­si­tar-vos. Pelo depoimento de duas ou três testemunhas se resolve toda a questão.*

2 Quando de minha segunda visita, já adverti àqueles que pecaram, e hoje, que estou ausente, torno a repeti-lo a eles e aos demais: se eu for outra vez, não usarei de perdão!

3 Simplesmente porque exigis a prova de que é Cristo que fala em mim. Ora, para convosco ele não é fraco, mas exerce o seu poder entre vós.

4 É verdade que ele foi crucificado por fraqueza, mas está vivo pelo poder de Deus. Também nós somos fracos nele, mas com ele viveremos, pelo poder de Deus para atuar entre vós.

5 Examinai-vos a vós mesmos, se estais na fé. Provai-vos a vós mesmos. Acaso não reco­nheceis que Cristo Jesus está em vós? A menos que a prova vos seja, talvez, desfavorável.

6 Mas espero que reconhecereis que ela não é contra nós.

7 Entretanto, rogamos a Deus que não façais mal algum, não para que pareçamos aprovados, mas para que vós façais o bem, embora nós sejamos tidos como reprovados.

8 Contra a verdade não temos poder algum; temo-lo apenas em prol da verdade.

9 Alegramo-nos de ver-vos fortes, enquanto nós somos fracos. E até oramos por vossa perfeição.

10 Eis por que eu vos escrevo de longe para que, estando presente, não tenha de usar de rigor, em vista do poder que o Senhor me conferiu para edificar, e não para destruir.

11 Por fim, irmãos, vivei com alegria. Tendei à perfeição, animai-vos, tende um só coração, vivei em paz, e o Deus de amor e paz estará convosco.

12 Saudai-vos uns aos outros no ósculo santo. Todos os santos vos saúdam.

13 A graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comu­nhão do Espírito Santo estejam com todos vós!




Versículos relacionados com II Coríntios, 13:

2 Coríntios 13 é o capítulo final da segunda carta de Paulo aos Coríntios. Neste capítulo, Paulo repreende aqueles que o questionam, lembrando-lhes de que ele é um apóstolo de Jesus Cristo e pedindo-lhes que se examinem a si mesmos para ver se estão realmente na fé. Ele também os encoraja a se esforçarem pela perfeição e a viverem em paz. Aqui estão cinco versículos relacionados com os temas abordados em 2 Coríntios 13:

Romanos 12:18: "Se for possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens." Paulo encoraja os Coríntios a viverem em paz com os outros, o que é um tema importante em todo o capítulo 13.

2 Coríntios 10:8: "Porque, ainda que eu me glorie um pouco mais do nosso poder, o qual o Senhor nos deu para edificação e não para vossa destruição, não me envergonharei." Paulo fala sobre o poder que Deus lhe deu para edificar e não destruir, e isso é semelhante à maneira como ele pede aos Coríntios para se examinarem para ver se estão realmente na fé.

1 Coríntios 11:28: "Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma deste pão e beba deste cálice." Esse versículo está relacionado ao tema de se examinar a si mesmo, que é enfatizado em 2 Coríntios 13.

Filipenses 2:12: "Assim, pois, amados meus, como sempre obedecestes, não só na minha presença, porém muito mais agora na minha ausência, desenvolvei a vossa salvação com temor e tremor." Paulo encoraja os Coríntios a se esforçarem pela perfeição, o que é um tema importante em 2 Coríntios 13.

Colossenses 3:15: "E a paz de Cristo, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine em vossos corações; e sede agradecidos." Esse versículo está relacionado ao tema de viver em paz com os outros, que é enfatizado em 2 Coríntios 13.



Luvut: