Efésios, 3

Bíblia Matos Soares (1956)

1 Por esta causa, eu, Paulo, prisioneiro de Jesus Cristo por amor de vós gentios... (ver nota)

2 se é que tivestes conhecimento da concessão da graça de Deus, que me foi dada para vós:

3 pela revelação me foi manifestado este mistério, como acabo de expor em poucas palavras. (ver nota)

4 Podeis, lendo-as, conhecer a inteligência que tenho do mistério de Cristo,

5 o qual não foi conhecido nas outras gerações pelos filhos dos homens, como agora foi revelado aos seus santos apóstolos e profetas pelo Espírito,

6 (isto é, que) os gentios são co-herdeiros (com os Judeus), membros do mesmo corpo e participantes da mesma promessa em Jesus Cristo, mediante o Evangelho,

7 do qual fui feito ministro, segundo o dom da graça de Deus, que me foi comunicada segundo a eficácia do seu poder.

8 A mim, o mínimo de todos os santos, me foi dada esta graça de anunciar entre os gentios as riquezas incompreensíveis de Cristo

9 e de manifestar o plano deste mistério escondido, desde o principio dos séculos, em Deus, que tudo criou,

10 para que a multiforme sabedoria de Deus seja manifestada por meio da Igreja aos principados e potestades nos céus,

11 conforme a determinação eterna que ele realizou em Jesus Cristo Nosso Senhor,

12 no qual temos segurança e acesso a Deus com confiança, por meio da fé nele.

13 Pelo que vos rogo que não desanimeis por causa das tribulações que sofro por vós: elas são a vossa glória. (ver nota)

14 Por esta causa dobro os joelhos diante do Pai,

15 do qual toda a paternidade nos céus e na terra toma o nome,

16 para que, segundo a riqueza da sua glória, faça crescer em vós o homem interior, pelo seu Espírito,

17 e que Cristo habite pela fé nos vossos corações, de sorte que, arraigados e fundados na caridade,

18 possais compreender, com todos os santos, qual a largura, o comprimento, a altura e a profundidade (do amor de Cristo para com os homens),

19 e conhecer também aquele amor de Cristo, que excede toda a ciência, de maneira que fiqueis cheios de toda a plenitude (dos dons) de Deus.

20 Àquele que é poderoso para fazer todas as coisas mais abundantemente do que pedimos ou entendemos, segundo a virtude que opera em nós,

21 a esse (seja dada) glória na Igreja e em Jesus Cristo, por todas as gerações e por todos os séculos. Assim seja.




Versículos relacionados com Efésios, 3:

Efésios 3 trata da revelação do mistério de Deus em relação à salvação dos gentios, que antes eram considerados excluídos. O apóstolo Paulo enfatiza a importância da graça de Deus nessa revelação e a necessidade de pregá-la a todos. Além disso, ele destaca a importância da oração e do amor de Cristo, que ultrapassa todo o entendimento. A seguir estão cinco versículos relacionados com esses temas:

Atos 22:21: "Mas ele me disse: Vai, porque eu te enviarei aos gentios de longe." Esse versículo mostra a intenção de Deus de incluir os gentios na salvação, que é o mistério revelado em Efésios 3.

Romanos 16:25-27: "Ora, àquele que é poderoso para vos confirmar segundo o meu evangelho e a pregação de Jesus Cristo, conforme a revelação do mistério que desde tempos eternos esteve oculto, mas que se manifestou agora e se tornou manifesto pela Escrituras dos profetas, segundo o mandamento do Deus eterno, a todas as nações para obediência da fé." Esse versículo fala sobre a revelação do mistério que antes estava oculto e agora é manifesto, assim como em Efésios 3.

Colossenses 4:2-3: "Perseverai na oração, velando nela com ações de graças; orai também por nós, para que Deus nos abra porta à palavra, a fim de falarmos do mistério de Cristo, pelo qual também estou preso." Esse versículo destaca a importância da oração, assim como em Efésios 3, e também a necessidade de pregar o mistério de Cristo.

João 13:34: "Um novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros." Esse versículo destaca o amor de Cristo, que ultrapassa todo o entendimento, assim como em Efésios 3.

1 João 4:11-12: "Amados, se Deus assim nos amou, também nós devemos amar uns aos outros. Ninguém jamais viu a Deus; se nos amarmos uns aos outros, Deus está em nós, e em nós é perfeito o seu amor." Esse versículo fala sobre a importância do amor, que é um tema presente em Efésios 3, e também destaca a presença de Deus em nós quando amamos uns aos outros.





Luvut: