Jó, 35

Bíblia Matos Soares (1956)

1 Eliú, falando de novo, disse:

2 Parece-te porventura justo o teu pensamento, quando disseste: Eu tenho razão contra Deus?

3 Ou quando disseste: de que me serve a minha inocência, que vantagem tirei de não pecar?

4 Eu, portanto, responderei aos teus discursos e aos teus amigos contigo.

5 Levanta os olhos ao céu e vê, contempla como o firmamento é mais alto que tu.

6 Se pecares, que dano farás tu a Deus? Se as tuas iniquidades se multiplicarem, que prejuízo lhe causarás?

7 Se obrares com justiça, que proveito lhe darás ou que receberá ele da lua mão?

8 A tua impiedade só poderá fazer mal a um homem, que é teu semelhante; a tua justiça só poderá ser útil ao afilho do homem.

9 Eles (os oprimidos) clamam por causa da gravidade da opressão, e lamentam-se por causa da violência do braço dos tiranos.

10 Mas nenhum disse: Onde está o Deus que me criou, que inspira cânticos de júbilo em plena noite;

11 que nos instrui mais que aos animais da terra, e nos ilustra mais que às aves do céu?

12 Clamam então, e Deus não os ouve por causa da soberba dos maus.

13 Deus não ouve gritos vãos o Omnipotente não os atende.

14 Ainda quando tenhas dito: "(Deus") não atende", - a (tua) causa está já diante dele, espera o seu julgamento.

15 Mas, agora, porque a sua cólera ainda se não manifestou, há motivo para dizer que ele não faz caso do crime?

16 Logo Job em vão abriu a sua boca, insensatamente multiplicou palavras.




Versículos relacionados com Jó, 35:

Jó 35 é um capítulo em que Eliú continua seu discurso, argumentando que as ações dos homens não afetam a Deus e que é importante buscar a Deus com sinceridade e humildade. Ele também fala sobre a justiça divina e a importância de confiar em Deus, em vez de confiar nas próprias obras. Abaixo estão cinco versículos relacionados com os temas abordados em Jó 35:

Salmos 22:24: "Porque não desprezou, nem abominou a aflição do aflito, nem escondeu dele o seu rosto; antes, quando ele clamou, o ouviu." Este verso fala sobre como Deus não despreza ou abandona os aflitos, mas os ouve quando clamam a Ele, relacionando-se com a mensagem de Eliú sobre a importância de buscar a Deus com sinceridade.

Salmos 145:17: "Justo é o Senhor em todos os seus caminhos, e santo em todas as suas obras." Este verso fala sobre a justiça de Deus e sua santidade em todas as obras, o que se relaciona com o discurso de Eliú sobre a justiça divina.

Provérbios 3:34: "Certamente ele escarnecerá dos escarnecedores, mas dará graça aos mansos." Este verso fala sobre como Deus recompensa os humildes e mansos, em oposição aos escarnecedores, o que se relaciona com a mensagem de Eliú sobre a importância de buscar a Deus com humildade.

Eclesiastes 3:14: "Eu sei que tudo quanto Deus faz durará eternamente; nada se lhe deve acrescentar, e nada se lhe deve tirar; e isso faz Deus para que haja temor diante dele." Este verso fala sobre como tudo o que Deus faz é eterno e não pode ser mudado, o que se relaciona com a mensagem de Eliú sobre a importância de confiar em Deus, em vez de confiar nas próprias obras.

Isaías 40:31: "Mas os que esperam no Senhor renovarão as suas forças e subirão com asas como águias; correrão e não se cansarão; caminharão e não se fatigarão." Este verso fala sobre como aqueles que esperam no Senhor serão renovados e não se cansarão, relacionando-se com a mensagem de Eliú sobre a importância de confiar em Deus e não nas próprias forças.





Luvut: