Tobias, 11

Bíblia Matos Soares (1956)

1 De regresso, chegaram no undécimo dia a Caran, que está no meio do caminho para Nínive.

2 O anjo disse: Irmão Tobias, tu sabes o estado em que deixaste teu pai.

3 Se assim, pois, te parece bem, vamos nós adiante, e os teus domésticos sigam-nos devagar com tua mulher e com os gados

4 Tendo Tobias achado bom este parecer, disse-lhe Rafael: Traz contigo do fel do peixe, porque será necessário. Tomou, portanto, Tobias do fel, e partiram.

5 Entretanto Ana todos os dias se ia assentar junto da estrada, no alto duma colina, donde podia ver ao longe,

6 Enquanto desse lugar espreitava a sua vinda, viu ao longe e logo reconheceu seu filho que vinha; (logo) correu a dar a nova a seu marido, dizendo: Eis ai vem teu filho.

7 Ao mesmo tempo Rafael disse a Tobias: Quando tiveres entrado em tua casa, adora logo ao Senhor teu Deus e dá-lhe graças; depois aproxima-te de teu pai e dá-lhe um beijo.

8 Unta-lhe imediatamente os seus olhos com este fel do peixe, que trazes contigo, porque está certo que logo os seus olhos se abrirão, que teu pai verá a luz do céu e se alegrará em te ver,

9 Então o cão, que os tinha seguido pelo caminho, correu adiante e, como que trazendo a nova, mostrava o seu contentamento e fazia festas, abanando a cauda.

10 O pai, levantando-se, começou a correr cego, tropeçando. Dando, então, a mão a um criado, foi ao encontro de seu filho.

11 Abraçou-o e beijou-o, fazendo o mesmo sua mulher, e ambos começaram a chorar de alegria.

12 Depois que adoraram a Deus e lhe deram graças, assentaram-se.

13 Então Tobias, tomando do fel do peixe, untou os olhos de seu pai.

14 Esperou quase meia hora, e, (então), começou a sair de seus olhos uma belida, como a película dum ovo.

15 Tobias, pegando nela, tirou-a dos olhos do pai, que imediatamente recobrou a vista,

16 E glorificaram a Deus, ele, sua mulher e todos os que ó conheciam.

17 Tobias dizia: Eu te bendigo. Senhor Deus de Israel, por me teres castigado e por me teres curado; eis que vejo o meu filho Tobias!

18 Passados sete dias, chegou também Sara, mulher de seu filho, com todos os seus servidores, de boa saúde, com os rebanhos, os camelos, o grande dote do seu casamento e com o dinheiro restituído por Gabelo.

19 Tobias contou a seus pais todos os benefícios que Deus Ihe tinha feito, por meio desse homem, que o conduzira.

20 Aquior e Nabat, primos de Tobias, foram regozijar-se com Tobias, congratular-se com ele por todos os favores que Deus lhe tinha feito.

21 Banqueteando-se durante sete dias, todos se regozijaram com a maior alegria.




Versículos relacionados com Tobias, 11:

Tobias 11 conta a história de Tobias e Sara se casando e a cura da cegueira do pai de Tobias por meio do uso do fel do peixe que ele havia capturado. Alguns temas que podem ser abordados nesse capítulo incluem o casamento, a cura divina e a importância de manter a fé em Deus. Abaixo estão cinco versículos relacionados a esses temas:

Gênesis 2:24: "Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e eles se tornarão uma só carne." Este versículo fala sobre o casamento e a união entre homem e mulher.

Tiago 5:15: "E a oração feita com fé curará o doente, e o Senhor o levantará; e se tiver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados." Este versículo fala sobre a cura divina por meio da oração e da fé em Deus.

Mateus 19:6: "Assim, já não são dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, ninguém o separe." Este versículo fala sobre a importância da união matrimonial e do compromisso entre o casal.

João 14:1: "Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim." Este versículo fala sobre manter a fé em Deus, mesmo diante de dificuldades e incertezas.

Tiago 1:6: "Peça-a, porém, com fé, sem duvidar; pois aquele que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada e agitada pelo vento." Este versículo fala sobre a importância de ter fé em Deus e não duvidar de sua capacidade de realizar milagres e curas.





Luvut: