Apocalipse, 13

Bíblia Ave Maria

1 Vi, então, levantar-se do mar uma Fera que tinha dez chifres e sete cabeças; sobre os chifres, dez diademas; e nas suas cabeças, nomes blasfematórios.*

2 A Fera que eu vi era semelhante a uma pantera: os pés como de urso, e as fauces como de leão. Deu-lhe o Dragão o seu poder, o seu trono e grande autoridade.*

3 Uma das suas cabeças estava como que ferida de morte, mas essa ferida de morte fora curada. E todos, pasmados de admiração, seguiram a Fera*

4 e prostraram-se diante do Dragão, porque dera seu prestígio à Fera, e prostraram-se igualmente dian­te da Fera, dizendo: “Quem é semelhante à Fera e quem poderá lutar com ela?”.

5 Foi-lhe dada a faculdade de proferir arrogân­cias e blasfêmias, e foi-lhe dado o poder de agir por quarenta e dois meses.*

6 Abriu, pois, a boca em blasfêmias contra Deus, para blasfemar o seu nome, o seu tabernáculo e os habitantes do céu.

7 Foi-lhe dado, também, fazer guerra aos santos e vencê-los. Recebeu autoridade sobre toda tribo, povo, língua e nação,

8 e hão de adorá-la todos os habitantes da terra, cujos nomes não estão escritos desde a origem do mundo no livro da vida do Cordeiro imolado.

9 Quem tiver ouvidos ouça!

10 Quem procura prender será preso. Quem matar pela espada, pela espada deve ser morto. Esta é a ocasião para a constância e a confiança dos santos!*

11 Vi, então, outra Fera subir da terra. Tinha dois chifres como um cordeiro, mas falava como um dragão.*

12 Ela exercia todo o poder da primeira Fera, sob a vigilância desta, e fez com que a terra e os seus habitantes adorassem a primeira Fera (cuja ferida de morte havia sido curada).

13 Realizou grandes prodígios, de modo que até fez descer fogo do céu sobre a terra, à vista dos homens.

14 Seduziu os habitantes da terra com os prodígios que lhe era dado fazer sob a vigilância da Fera, persuadindo-os a fazer uma imagem da Fera que sobrevivera ao golpe da espada.

15 Foi-lhe dado, também, comunicar espírito à imagem da Fera, de modo que essa imagem se pusesse a falar e fizesse com que fosse morto todo aquele que não se prostrasse dian­te dela.

16 Conseguiu que todos, pequenos e grandes, ricos e pobres, livres e escravos, tivessem um sinal na mão direita e na fronte,

17 e que ninguém pudesse comprar ou vender, se não fosse marcado com o nome da Fera, ou o número do seu nome.*

18 Eis aqui a sabedo­ria! Quem tiver inteligência, calcule o número da Fera, porque é número de um homem, e esse número é seiscentos e sessenta e seis.*




Versículos relacionados com Apocalipse, 13:

Apocalipse 13 descreve a visão de João sobre duas bestas que emergem da terra e do mar e simbolizam poderes políticos e religiosos que perseguirão os seguidores de Cristo. Para encontrar versículos relacionados a este capítulo, podemos buscar referências sobre poderes políticos e religiosos que perseguem os fiéis e sobre a besta como símbolo do mal.

Daniel 7:7: "Depois disto, eu continuava olhando, e eis aqui o quarto animal, terrível e espantoso, e muito forte, o qual tinha dentes grandes de ferro; ele devorava e fazia em pedaços, e pisava aos pés o que sobejava; era diferente de todos os animais que apareceram antes dele, e tinha dez chifres." Esse versículo fala sobre a visão de Daniel sobre um quarto animal terrível e forte, com dez chifres, que devorava e destruía. Esse animal é interpretado como um reino poderoso e opressor que se levantará no futuro.

Daniel 7:25: "Proferirá palavras contra o Altíssimo, e consumirá os santos do Altíssimo; cuidará em mudar os tempos e a lei; os santos lhe serão entregues na mão por um tempo, e tempos, e metade de um tempo." Nesse versículo, Daniel descreve o comportamento do reino opressor, que proferirá palavras contra Deus e perseguirá os fiéis, cuidando em mudar a lei e o tempo. Esse versículo tem semelhanças com as bestas de Apocalipse 13 que perseguem os seguidores de Cristo.

Mateus 24:24: "Porque se levantarão falsos cristos e falsos profetas, e farão grandes sinais e prodígios; de tal maneira que, se possível fora, enganariam até os escolhidos." Nesse versículo, Jesus alerta seus discípulos sobre falsos cristos e falsos profetas que enganarão até os escolhidos. Esse alerta pode ser aplicado à besta de Apocalipse 13, que também engana os habitantes da terra com seus sinais e prodígios.

2 Tessalonicenses 2:3-4: "Ninguém de maneira alguma vos engane, porque não será assim sem que antes venha a apostasia e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição, o qual se opõe e se levanta contra tudo o que se chama Deus, ou se adora; de sorte que se assentará, como Deus, no templo de Deus, querendo parecer Deus." Esses versículos falam sobre o homem do pecado que se manifestará como uma figura oposta a Deus, sentando-se no templo de Deus e querendo parecer Deus. Essa figura se assemelha à besta de Apocalipse 13, que é adorada como um deus e tem um falso profeta que engana as pessoas.

1 Pedro 5:8: "Sede sóbrios, vigiai, porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar." Nesse versículo, Pedro alerta os cristãos sobre o diabo, que busca devorar as pessoas como um leão. Esse alerta pode ser aplicado à besta de Apocalipse 13, que é descrita como uma fera devoradora e perseguidora dos seguidores de Cristo.



Chapitres: