Cântico dos Cânticos, 5

Bíblia Ave Maria

1 – Entro no meu jardim, minha irmã, minha noiva, colho a minha mirra e o meu bálsamo, como o meu favo com meu mel, bebo o meu vinho com o meu leite. Amigos, comei e bebei; inebriai-vos, ó caríssimos.*

2 Eu dormia, mas meu coração velava. Eis a voz do meu amado. Ele bate. Abre-me, minha irmã, minha amada, minha pomba, minha perfeita; minha cabeça está coberta de orvalho, e os cachos de meus cabelos cheios das gotas da noite.

3 Tirei minha túnica; como irei revesti-la? Lavei os meus pés; por que sujá-los de novo?

4 Meu bem-amado passou a mão pela abertura (da porta) e o meu coração estremeceu.

5 Levantei-me para abrir ao meu amado; a mirra escorria de minhas mãos, de meus dedos a mirra líquida sobre os trincos do ferrolho.

6 Abri ao meu bem-amado, mas ele já se tinha ido, já tinha desaparecido; ouvindo-o falar, eu ficava fora de mim. Procurei-o e não o encontrei; chamei-o, mas ele não respondeu.*

7 Os guardas encontraram-me, quando faziam sua ronda na cidade. Bateram-me, feriram-me, arrancaram-me o manto os guardas das muralhas.*

8 Conjuro-vos, ó filhas de Jerusalém, se encontrardes o meu amado, que lhe haveis de dizer? Dizei-lhe que estou enferma de amor.

9 – Que tem o teu bem-amado a mais que os outros, ó tu, a mais bela das mulheres? Que tem o teu bem-amado a mais que os outros, para que assim nos conjures?*

10 – Meu amado é forte e corado, distingue-se entre dez mil.

11 Sua cabeça é de ouro puro, seus cachos flexíveis são negros como o corvo.*

12 Seus olhos são como pombas à beira dos regatos, banhando-se em leite, pousadas nas praias.

13 Suas faces são um jardim perfumado onde crescem plantas perfumadas. Seus lábios são lírios que destilam mirra líquida.

14 Suas mãos são argolas de ouro incrustadas de pedrarias. Seu corpo é um bloco de marfim recoberto de safiras.

15 Suas pernas são colunas de alabastro erguidas sobre pedestais de ouro puro. Seu aspecto é como o do Líbano, imponente como os cedros.

16 Sua boca é cheia de doçura, tudo nele é encanto. Assim é o meu amigo, tal é o meu amado, ó filhas de Jerusalém!




Versículos relacionados com Cântico dos Cânticos, 5:

Cânticos 5 é um capítulo que descreve um sonho da amada sobre o amado e a busca que ela faz por ele. Através da linguagem poética, o capítulo apresenta temas como o amor, a beleza, a busca e a saudade. A seguir, estão cinco versículos relacionados com esses temas:

Provérbios 8:17: "Eu amo aqueles que me amam, e quem me procura me encontra." Este versículo fala sobre a busca por sabedoria e como é importante amá-la e procurá-la.

Salmos 63:1: "Ó Deus, tu és o meu Deus, eu te busco intensamente; a minha alma tem sede de ti! Todo o meu ser anseia por ti, numa terra seca, exausta e sem água." Este versículo retrata a busca por Deus, como uma necessidade da alma, que anseia por Ele.

1 Pedro 1:8: "Vocês o amam, mesmo sem terem visto a ele; e, embora não o vejam agora, creem nele e exultam com alegria indizível e gloriosa," Este versículo fala sobre a fé em Deus, e como é possível amá-lo mesmo sem vê-lo.

Isaías 44:20: "Ele se alimenta de cinza. O seu coração enganado o desvia, de modo que ele não pode livrar a sua alma, nem dizer: Não há uma mentira na minha mão direita?" Este versículo descreve como o coração enganado pode levar alguém a se alimentar de coisas sem valor, como a cinza, e se afastar da verdade.

Jeremias 2:32: "Será que uma virgem pode esquecer a sua jóia, ou uma noiva o seu enfeite? Contudo, o meu povo se esqueceu de mim por dias sem fim." Este versículo mostra como é fácil esquecer-se de Deus, mesmo quando Ele é a jóia mais valiosa que temos.



Chapitres: