Josué, 1

Bíblia Matos Soares (1956)

1 Aconteceu que, depois da morte de Moisés, servo do Senhor, o Senhor falou a Josué, filho de Nun, ministro de Moisés, e disse-lhe:

2 Meu servo Moisés morreu; levanta-te e passa esse Jordão, tu e todo o povo contigo, entra na terra que eu darei aos filhos de Israel.

3 Todo o lugar, que pisar a planta do vosso pé, eu vo-lo darei, como disse a Moisés.

4 Desde o deserto e desde o Líbano até ao grande rio Eufrates — todo o país dos Heteus — e até ao mar grande para o ocidente, todo este território será vosso.

5 Ninguém vos poderá resistir em todos os dias da vossa vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei, nem desampararei.

6 Tem ânimo e sê forte, porque tu hás-de levar este povo à posse da terra, que prometi com juramento a seus pais que lhes havia de dar.

7 Tem ânimo pois, reveste-te de grande fortaleza, para cuidadosamente cumprir toda a lei, que Moisés, meu servo, te prescreveu; não te desvies dela nem para a direita nem para a esquerda, a fim de que sejas feliz em tudo o que fizeres.

8 Não se aparte da tua boca o livro desta lei, mas medita nele dia e noite, cuidando de cumprir tudo o que nele está escrito; então prosperarás em teus caminhos e serás bem sucedido.

9 Porventura não te ordenei: tem ânimo, e sê forte? — Não tenhas, pois, medo nem temor, porque o Senhor teu Deus está contigo em qualquer parte para onde vás.

10 Deu Josué aos príncipes do povo esta ordem: Percorrei os acampamentos, e mandai ao povo o seguinte:

11 Fazei provisão de mantimentos, porque daqui a três dias haveis de passar o Jordão, e entrareis a possuir a terra, que o Senhor vosso Deus vos dá.

12 Disse também aos Rubenitas, aos Gaditas e à meia tribo de Manassés:

13 Lembrai-vos do que vos ordenou Moisés, servo do Senhor, quando vos disse: O Senhor vosso Deus vos deu descanso, e toda esta terra.

14 Vossas mulheres, filhos e animais, ficarão na terra, que Moisés vos deu àquem do Jordão, mas vós todos os que sois (mais) valentes passai armados à frente de vossos irmãos, e pelejai por eles

15 até que o Senhor dê descanso a vossos irmãos, como o deu a vós, e também eles possuam a terra, que o Senhor vosso Deus lhes dá; depois voltareis para a terra que possuís, (para a terra ) que Moisés, servo do Senhor, vos deu àquem do Jordão, para o nascente, e habitareis nela.

16 Eles, respondendo a Josué, disseram: Nós faremos tudo o que nos ordenaste; iremos para onde quer que nos mandares.

17 Assim como em tudo obedecemos a Moisés, assim obedeceremos também a ti; sòmente (desejamos) que o Senhor teu Deus seja contigo, como foi com Moisés.

18 Aquele que contradisser as tuas palavras, que não obedecer a tudo o que lhe mandares, seja morto. Tu (da tua parte) tem ânimo, opera varonilmente (que nós te seguiremos).




Versículos relacionados com Josué, 1:

O capítulo 1 de Josué marca o início da liderança de Josué sobre os filhos de Israel, após a morte de Moisés. Deus comissiona Josué para liderar o povo na conquista da terra prometida, e o encoraja a ser forte e corajoso. Josué então transmite essas palavras ao povo, que promete obedecer e seguir Josué como líder.

1 Samuel 18:14: "E Davi prosperava em todos os seus caminhos, porque o Senhor era com ele." Assim como Deus estava com Josué, ele também esteve com Davi em sua missão. Esse versículo destaca a importância da presença e apoio de Deus em nossas vidas.

Salmos 27:14: "Espera tu pelo Senhor; anima-te, e fortalece o teu coração; espera, pois, pelo Senhor." Deus encorajou Josué a ser forte e corajoso, e esse verso também nos encoraja a confiar em Deus em tempos difíceis e esperar por ele.

Provérbios 3:5-6: "Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas." Deus instruiu Josué a seguir sua palavra e liderança, e esse versículo nos ensina a confiar em Deus e seguir seus caminhos em vez de depender de nossa própria sabedoria.

Isaías 41:10: "Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel." Assim como Deus prometeu a Josué que estaria com ele em sua missão, ele também promete estar conosco em todas as circunstâncias. Esse versículo nos lembra que não precisamos temer, pois Deus está sempre conosco.

Mateus 28:19-20: "Portanto, ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a observar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos." Esse versículo destaca a importância de obedecer às ordens de Deus e seguir seu comando, assim como Josué foi comissionado por Deus para liderar seu povo na conquista da terra prometida.





Chapitres: