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mas é (verdadeiro) judeu aquele que o é no interior e a (verdadeira) circuncisão é a do coração, segundo o espírito e não segundo a letra; este (verdadeiro) judeu terá o seu louvor não dos homens, mas de Deus. (Romanos 2, 29)
Que tem, pois, a mais o judeu? Ou qual é a utilidade da circuncisão? (Romanos 3, 1)
Como lhe foi ela, pois, imputada? Depois da circuncisão, ou antes da circuncisão? Não foi depois da circuncisão, mas antes dela. (Romanos 4, 10)
E recebeu o sinal da circuncisão como selo da justiça, recebida pela fé antes da circuncisão, a fim de que fosse pai de todos os crentes incircuncisos, para que também a eles lhes seja imputada a justiça (sem ser precisa a circuncisão), (Romanos 4, 11)
e seja pai dos circuncisos, daqueles que não têm sòmente a circuncisão, mas, além disso, seguem as pisadas da fé que teve nosso pai Abraão antes de ser circuncidado. (Romanos 4, 12)
Precisamente, por isto, é que Cristo morreu e ressuscitou: para ser Senhor dos mortos e dos vivos. (Romanos 14, 9)
Saudai aqueles que são da casa de Aristóbulo. Saudai Herodião, meu parente. Saudai os que são da casa de Narciso, que estão no Senhor. (Romanos 16, 11)
A circuncisão nada vale, e a incircuncisão nada vale, mas a observância dos mandamentos de Deus é que vale. (I Coríntios 7, 19)
Se semeamos entre vós as coisas espirituais, é porventura muito, se recolhermos dos vossos bens temporais (o preciso para viver)? (I Coríntios 9, 11)
Pois é preciso que até haja divisões, para que os que são de uma virtude provada sejam manifestados entre vós. (I Coríntios 11, 19)
Porque, em Jesus Cristo, nem a circuncisão vale coisa alguma nem a incircuncisão, mas sim a fé que obra (animada) pela caridade. (Gálatas 5, 6)
Esta persuasão (em que estais de que a circuncisão é necessária) não vem daquele que vos chama. (Gálatas 5, 8)