Cântico dos Cânticos, 3

Bíblia Ave Maria

1 Durante a noite, no meu leito, busquei o meu amado; procurei-o, sem encontrá-lo.

2 Vou levantar-me e percorrer a cidade, as ruas e as praças, em busca daquele que meu coração ama; procurei-o, sem encontrá-lo.

3 Os guardas encontraram-me quando faziam a sua ronda na cidade. “Vistes acaso aquele que meu coração ama?”

4 Mal passara por eles, encontrei aquele que meu coração ama. Segurei-o, e não o largarei antes que o tenha introduzido na casa de minha mãe, no quarto daquela que me concebeu.

5 – Conjuro-vos, ó filhas de Jerusalém, pelas gazelas e corças do campo, não desperteis nem perturbeis o amor, até que ele o queira.

6 – Que é aquilo que sobe do deserto como colunas de fumaça, exalando o perfume de mirra e de incenso, e de todos os aromas dos mercadores?*

7 É a liteira de Salomão, escoltada por sessenta guerreiros, sessenta valentes de Israel.

8 Todos hábeis manejadores da espada, e exercitados no combate; cada um deles leva a espada ao lado por causa dos terrores noturnos.

9 O rei Salomão mandou fazer para si uma liteira de madeira do Líbano.

10 Suas colunas são feitas de prata, seu encosto, de ouro, seu assento, de púrpura. O interior é bordado pelo amor das filhas de Jerusalém.

11 Saí, ó filhas de Sião, contemplai o rei Salomão, ostentando o diadema recebido de sua mãe no dia de suas núpcias, no dia da alegria de seu coração.*




Versículos relacionados com Cântico dos Cânticos, 3:

Cânticos 3 é um capítulo em que a noiva está à procura do noivo. Ela o busca incansavelmente pelas ruas e pelas praças da cidade, mas não o encontra. Finalmente, encontra-o e o leva para sua casa, onde eles passam a noite juntos. Os versículos escolhidos são:

Provérbios 8:17: "Eu amo os que me amam; os que me procuram me encontram." A busca da noiva pelo noivo em Cânticos 3 é um reflexo do desejo do coração humano por Deus. Aqueles que buscam a Deus de todo o coração certamente o encontrarão.

Jeremias 29:13: "Vocês me buscarão e me encontrarão quando me procurarem de todo o coração." Deus promete estar presente para aqueles que o buscam, e a busca da noiva pelo noivo em Cânticos 3 é uma imagem poderosa dessa busca.

Mateus 7:7: "Peçam, e lhes será dado; busquem, e encontrarão; batam, e a porta lhes será aberta." Jesus promete que aqueles que buscam encontrarão. A busca da noiva pelo noivo em Cânticos 3 é uma imagem desse tipo de busca.

Salmo 42:1-2: "Como a corça anseia por águas correntes, a minha alma anseia por ti, ó Deus. A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo." A busca da noiva pelo noivo em Cânticos 3 é uma imagem do anseio do coração humano por Deus.

Provérbios 18:22: "Quem encontra uma esposa encontra algo excelente; recebeu uma bênção do Senhor." O relacionamento entre a noiva e o noivo em Cânticos 3 é um reflexo do amor e da intimidade que Deus deseja ter com seu povo. Ele os abençoa com a alegria e a felicidade que vêm com um relacionamento íntimo e amoroso.



Poglavlja: