Deuteronômio, 9

Bíblia Matos Soares (1956)

1 Ouve, ó Israel: Tu passarás hoje o Jordão, para te assenhoreares de nações muito grandes e mais poderosas do que tu, de cidades grandes e muradas até ao céu, (ver nota)

2 de um povo grande e de alta estatura, dos filhos dos Enacins, que já conheces e de que tens ouvido dizer: Quem poderá resistir aos filhos de Enac?

3 Saberás hoje que o Senhor teu Deus passará ele mesmo diante de ti, como um fogo devorador e consumidor, que os destruirá e arruinará, e os exterminará dentro de pouco tempo diante de ti, como te disse.

4 Depois que o Senhor teu Deus os tiver exterminado diante de ti, não digas no teu coração: Por causa da minha justiça é que o Senhor me introduziu nesta terra para a possuir, tendo sido estas nações destruídas por causa das suas impiedades.

5 Não é pela tua justiça, nem pela rectidão do teu coração que tu entrarás na posse das suas terras. (A razão é que) elas procederam impiamente, e por isso, foram destruídas à tua chegada; (isso também aconteceu) para que o Senhor cumprisse a sua palavra dada com juramento a teus pais Abraão, Isaac e Jacob.

6 Sabe, pois, que não é pela tua justiça que o Senhor teu Deus te dará a posse desta terra excelente, pois tu és um povo de cerviz duríssima.

7 Lembra-te, não te esqueças de que modo provocaste à ira o Senhor teu Deus no deserto. Desde o dia em que saiste do Egipto até este lugar, foste sempre rebelde ao Senhor.

9 quando eu subi ao monte, para receber as tábuas de pedra, as tábuas de pacto que o Senhor fez convosco, e permaneci no monte quarenta dias e quarenta noites, sem comer pão nem beber água.

10 O Senhor deu-me duas tábuas de pedra escritas com o dedo de Deus, e que continham todas as palavras que ele vos disse sobre o monte, do meio do fogo, estando junto todo o povo.

11 Passados quarenta dias e outras tantas noites, o Senhor deu-me duas tábuas de pedra, as tábuas da aliança,

12 e disse-me: Levanta-te e desce depressa daqui, porque o teu povo, que tiraste do Egipto, prontamente abandonou o caminho que lhe mostraste: fizeram para si uma estátua fundida.

13 O Senhor disse-me novamente: Vejo que este povo é de cerviz dura;

14 deixa que eu o destrua, que apague o seu nome de debaixo do céu, e eu te farei chefe de uma gente, que seja maior e mais forte do que esta.

15 Tendo eu descido do monte ardente, levando nas minhas mãos as duas tábuas da aliança,

16 ao ver que vós tínheis pecado contra o Senhor vosso Deus, e que tínheis feito um bezerro fundido, e que depressa tínheis abandonado o caminho que ele vos havia mostrado,

17 arrojei das minhas mãos as tábuas, quebrei-as à vossa vista,

18 e prostrei-me diante do Senhor, como antes, (e estive) quarenta dias e quarenta noites sem comer pão, nem beber água, por causa de todos os pecados que tínheis cometido contra o Senhor, e com que o provocastes à ira.

19 Eu estava aterrado com a cólera e o furor do Senhor contra vós, a ponto de vos querer destruir. O Senhor ouviu-me ainda por esta vez.

20 Irritado também sobremaneira contra Aarão, queria matá-lo, e eu igualmente orei por ele.

21 Pegando no vosso pecado, que tínheis feito, isto é, no bezerro, queimei-o no fogo, e fazendo-o em pedaços, e reduzindo-o inteiramente a pó, lancei-o à torrente, que desce do monte.

22 Provocastes também o Senhor no Lugar do Incêndio e no da Tentação, e nos Sepulcros da Concupiscência.

23 Quando vos mandou de Cadesbarne, dizendo: Subi e tomai posse da terra que eu vos dei, vós desprezastes o mandado do Senhor vosso Deus, não lhe destes crédito, nem quisestes ouvir a sua voz.

24 Fostes sempre rebeldes desde o dia em que eu comecei a conhecer-vos.

25 Estive prostrado diante do Senhor quarenta dias e quarenta noites, durante os quais lhe rogava humildemente que vos não exterminasse como tinha ameaçado,

26 Orando, disse; Senhor Deus, não destruas o teu povo, a tua herança, que resgataste com a tua grandeza e tiraste do Egipto com mão forte.

27 Lembra-te de teus servos Abraão, Isaac e Jacob; não olhes para a dureza deste povo, nem para a sua impiedade e pecado,

28 de forma que os habitantes do país donde nos tiraste não digam: O Senhor não podia introduzi-los na terra que lhes tinha prometido, e aborrecia-os: por isso tirou-os, para os matar no deserto.

29 Eles são o teu povo, a tua herança, que tiraste com a tua grande fortaleza e com o teu braço estendido.




Versículos relacionados com Deuteronômio, 9:

Deuteronômio 9 destaca a fidelidade de Deus em cumprir suas promessas ao povo de Israel, mesmo que eles tenham sido rebeldes e desobedientes. O capítulo também relembra o episódio em que Moisés intercedeu pelo povo, pedindo a misericórdia de Deus e sua decisão de destruí-los. Abaixo estão cinco versículos de outros livros da Bíblia que se relacionam com os temas abordados em Deuteronômio 9.

Salmos 106:6: "Nós pecamos, como nossos pais; cometemos iniquidades, andamos perversamente." Este salmo reconhece a tendência humana ao pecado e desobediência a Deus, que foi a causa das dificuldades enfrentadas pelo povo de Israel.

Salmos 130:3-4: "Se tu, Senhor, observares as iniquidades, Senhor, quem subsistirá? Mas contigo está o perdão, para que sejas temido." Este salmo destaca a graça e misericórdia de Deus em perdoar aqueles que se arrependem e confiam nele, como foi o caso de Israel quando Moisés intercedeu por eles.

Provérbios 28:13: "O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia." Este versículo mostra a importância de reconhecer e confessar os pecados a Deus para receber sua misericórdia e perdão, como fez Moisés em nome do povo de Israel.

Jeremias 31:33: "Mas este é o concerto que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei a minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo." Este versículo destaca a promessa de Deus de transformar o coração de seu povo e escrever sua lei em seus corações, para que possam obedecer e ser fiéis a ele.

Romanos 3:23-24: "Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus." Este versículo reforça a ideia de que todos pecaram e precisam da graça e misericórdia de Deus para serem justificados e salvos, como foi o caso do povo de Israel.





Poglavlja: