Eclesiástico, 44

Bíblia Matos Soares (1956)

1 Louvemos os varões ilustres, nossos maiores, a cuja geração pertencemos.

2 O Senhor operou (neles) muita glória. (manifestou) a sua magnificência desde o princípio.

3 Eles governaram os seus estados, foram homens grandes em poder e dotados de prudência; as predições que anunciaram adquiriram-lhes a dignidade de profetas;

4 governaram o povo do seu tempo, e com a virtude da prudência deram instruções muito santas aos povos.

5 Com a sua habilidade compuseram melodias, escreveram cânticos das escrituras.

6 Eram homens ricos, poderosos, dados ao culto da beleza, pacíficos em suas casas. Todos eles alcançaram glória entre as gerações do seu povo, e foram louvados no seu tempo.

8 Os que deles nasceram deixaram um nome, que faz recordar os seus louvores.

9 Há outros, cuja memória já não existe: pereceram, como se não tivessem existido, nasceram, como se não tivessem nascido, — eles e os seus filhos.

10 Porém aqueles foram varões de misericórdia, cujas obras de piedade não foram esquecidas.

11 Na sua descendência permanecem os seus bens;

12 os seus netos são uma santa herança, a sua posteridade manteve-se (fiel) na aliança (de Deus).

13 É por causa deles que os seus filhos permanecem para sempre; nem a sua raça nem a sua glória terão fim.

14 Os seus corpos foram sepultados em paz, e o seu nome vive de geração em geração.

15 Celebrem os povos a sua sabedoria, publiquem-se os seus louvores nas assembleias.

16 Henoch agradou a Deus; foi transportado ao paraíso, para excitar as nações à penitência.

17 Noé foi encontrado perfeito e justo, e no tempo da ira tornou-se a reconciliação (dos homens).

18 Por isso foram deixados uns restos (de seres vivos) sobre a terra, quando veio o dilúvio.

19 Com ele foi feita uma aliança eterna, para que não pudesse ser destruída por outro dilúvio toda a carne.

20 Abraão foi o glorioso pai duma multidão de nações, e não foi encontrado outro semelhante a ele em glória. Guardou a lei do Excelso, e com ele entrou em aliança.

21 Em sua carne (o Senhor) marcou esta aliança; na prova foi achado fiel.

22 Por isso jurou o Senhor que o havia de glorificar na sua descendência, que ele se multiplicaria como o pó da terra.

23 que exaltaria a sua posteridade como as estrelas, e que lhe daria por herança (o continente) de mar a mar, e desde o rio (Eufrates) até às extremidades da terra,

24 Com Isaac procedeu do mesmo modo, por amor de Abraão, seu pai.

25 O Senhor deu-lhe a bênção de todas as nações, e confirmou a sua aliança sobre a cabeça de Jacob.

26 Distinguiu-o com suas bênçãos, deu-lhe a herança, e repartiu-lha entre as doze tribos. E conservou-lhe homens de misericórdia, que fossem amados por todas as gentes.




Versículos relacionados com Eclesiástico, 44:

O capítulo 44 do livro de Eclesiástico apresenta um elogio aos patriarcas do Antigo Testamento, destacando a sua justiça e fidelidade a Deus. Os versículos relacionados aos temas abordados nesse capítulo são:

Gênesis 6:9: "Estas são as origens de Noé: Noé era homem justo e íntegro entre os seus contemporâneos; Noé andava com Deus." Esse versículo fala sobre a justiça de Noé, destacando sua fidelidade a Deus, o que se relaciona com o tema de justiça e fidelidade apresentado em Eclesiástico 44.

Gênesis 15:6: "Abrão creu no Senhor, e isso lhe foi creditado como justiça." Esse versículo destaca a fé de Abraão, que lhe foi creditada como justiça, mostrando a importância da fé na vida dos patriarcas e seu exemplo de justiça.

Êxodo 15:1-2: "Cantarei ao Senhor, pois ele triunfou gloriosamente. Lançou ao mar o cavalo e o seu cavaleiro. O Senhor é a minha força e a minha canção; ele é a minha salvação! Ele é o meu Deus e eu o louvarei, o Deus de meu pai, e eu o exaltarei." Esse é um exemplo do louvor que os patriarcas davam a Deus por suas obras maravilhosas, demonstrando sua gratidão e reconhecimento a Deus.

Salmos 25:10: "Todos os caminhos do Senhor são amor e fidelidade para com aqueles que cumprem os preceitos da sua aliança." Esse versículo fala sobre a fidelidade de Deus com aqueles que cumprem seus preceitos, mostrando a relação entre a justiça e fidelidade dos patriarcas com a justiça e fidelidade de Deus.

Hebreus 11:32-34: "E que mais direi? Não tenho tempo para falar de Gideão, Baraque, Sansão, Jefté, Davi, Samuel e dos profetas, os quais pela fé conquistaram reinos, praticaram a justiça, alcançaram o cumprimento das promessas, fecharam a boca dos leões, extinguiram a violência do fogo e escaparam do fio da espada; da fraqueza tiraram forças, tornaram-se poderosos em batalha e puseram em fuga exércitos estrangeiros." Esse trecho do livro de Hebreus apresenta exemplos de fé e justiça de personagens do Antigo Testamento, mostrando a sua importância e o exemplo que deixaram para as gerações futuras.





Poglavlja: