Esdras, 9

Bíblia Matos Soares (1956)

1 Terminadas estas coisas, vieram à minha presença os chefes, dizendo: O povo de Israel, os sacerdotes e os Levitas não se separaram dos povos deste país; imitam as abominações deles, isto é, dos Cananeus, dos Heteus, dos Ferezeus, dos Jebuseus, dos Amonitas, dos Moabitas, dos Egípcios e dos Amorreus,

2 porque tomaram das suas filhas, para si e para seus filhos, e misturaram a linhagem santa com os povos deste país; a mão dos príncipes e dos magistrados foi a primeira nesta transgressão

3 Quando ouvi estas palavras, (cheio de dor) rasguei a minha capa e a minha túnica, arranquei os cabelos da minha cabeça e da minha barba, e sentei-me triste.

4 Juntaram-se ao pé de mim todos os que temiam a palavra do Deus de Israel, por causa da transgressão daqueles que tinham voltado do cativeiro, e eu permaneci sentado triste até ao sacrifício da tarde.

5 a altura do sacrifício da tarde, levantei-me da minha aflição, com a minha capa e a minha túnica rasgadas, pus-me de joelhos, estendi as minhas mãos para o Senhor e meu Deus,

6 e disse: Meu Deus, estou confundido e envergonho-me de levantar a minha face para ti, porque as nossas iniquidades multiplicaram-se sobre as nossas cabeças, e os nossos delitos cresceram até ao céu.

7 Desde o tempo de nossos país até hoje, temos cometido graves pecados; por nossas iniquidades temos sido abandonados, nós, os nossos reis, os nossos sacerdotes, nas mãos dos reis da terra, e entregues à espada, ao cativeiro, à rapina e à vergonha que ainda hoje cobre o nosso rosto.

8 Agora por um pouco, por um momento, foram admitidos os nossos rogos pelo Senhor nosso Deus, deixando-nos algumas relíquias e dando-nos um abrigo no seu santo lugar, para fazer brilhar nossos olhos e dar-nos um pouco de vida na nossa escravidão;

9 de facto, nós somos escravos, mas o nosso Deus não nos desamparou no meio da nossa escravidão, antes nos fez achar misericórdia diante do rei dos Persas, conservando-os vida bastante para edificar a casa do nosso Deus, reparar as suas ruínas, prometendo-nos um refúgio seguro em Judá e em Jerusalém.

10 Agora, Deus nosso, que diremos depois disto? Nós abandonámos (novamente) os teus mandamentos,

11 que nos tinhas intimado pelos profetas, teus servos, dizendo: A terra, que vós ides possuir, é uma terra imunda por causa da imundície dos povos dessas regiões, por causa das abominações daqueles que a encheram, duma extremidade à outra, das suas impurezas.

12 Por isso não deis vossas filhas a seus filhos, não tomeis suas filhas para vossos filhos, não procureis jamais nem a sua paz, nem a sua prosperidade, para que sejais poderosos, para que comais os bens desta terra e para que tenhais por herdeiros os vossos filhos para sempre.

13 Depois de tudo o que nos tem sucedido por causa de nossas péssimas obras e dos nossos grandes pecados, tu, ó nosso Deus, nos livraste da nossa iniquidade e nos salvaste, como hoje se vê,

14 a fim de que não violássemos mais os teus mandamentos, nem celebrássemos matrimônios com os povos dados a tais abominações. Porventura estarás tu irado contra nós até (permitir) o nosso (total) extermínio, sem nos deixares nenhum resto do povo para que se salve?

15 Senhor Deus de Israel, tu és justo; nós fomos deixados, para sermos salvos, como hoje o vemos. Aqui estamos diante de ti com o nosso pecado (para que o perdoes), porque depois disto, não se pode estar na tua presença. (ver nota)




Versículos relacionados com Esdras, 9:

Esdras 9 é um capítulo que descreve a tristeza e arrependimento de Esdras e do povo de Israel por terem se misturado com outros povos e adotado seus costumes, desobedecendo a Deus. Esdras lidera um período de arrependimento, confissão e renovação de aliança com Deus. A seguir estão cinco versículos relacionados com os temas deste capítulo:

Deuteronômio 7:3-4: "Não vos aparentareis com eles; não darás tua filha a seu filho, nem tomarás a filha deles para teu filho. Porque ele fará desviar teu filho de mim, para que sirvam a outros deuses; e a ira do SENHOR se acenderá contra vós, e depressa te destruirá." Esdras reconhece que os filhos de Israel haviam desobedecido a essa lei e se misturado com os povos ao seu redor.

Neemias 9:1-2: "No dia vinte e quatro do mesmo mês se ajuntaram os filhos de Israel em jejum, e com sacos, e traziam terra sobre si. E a semente de Israel se separou de todos os estranhos, e puseram-se em pé, e fizeram confissão dos seus pecados e das iniquidades de seus pais." Esdras e o povo de Israel jejuam e confessam seus pecados e os pecados de seus antepassados.

Salmo 106:6: "Pecámos como os nossos pais, cometemos iniquidade, andámos mal." Esdras se identifica com o pecado de seus antepassados e assume a responsabilidade pelo pecado do povo.

Jeremias 31:19: "Porque depois que me desviei, fiz arrependido; e depois que conheci, bati na minha coxa; envergonhado estou e confundido, porque levo a ignomínia da minha mocidade." Esdras e o povo de Israel se arrependem de seus pecados e buscam a Deus.

Salmos 41:4: "Eu disse: SENHOR, tem piedade de mim; sara a minha alma, porque pequei contra ti." Esdras pede a Deus por misericórdia e cura para o pecado do povo.





Poglavlja: