II Timóteo, 3

Bíblia Matos Soares (1956)

1 Sabe, porém, que nos últimos dias sobrevirão tempos perigosos,

2 porque haverá homens egoístas, avarentos, altivos, soberbos, blasfemos, desobedientes a seus pais, ingratos, malvados,

3 sem afeição, sem paz, caluniadores, incontinentes, desumanos, sem benignidade,

4 traidores, protervos, orgulhosos e mais amigos dos prazeres do que de Deus,

5 tendo uma aparência de piedade, mas renegando o que faz a força dela. Foge também destes,

6 porque deles procedem os que entram pelas casas e enfeitiçam mulherinhas carregadas de pecados, movidas por várias paixões, (ver nota)

7 as quais aprendem sempre, e nunca chegam ao conhecimento da verdade.

8 Assim como Janes e Jambres resistiram a Moisés, também estes resistem à verdade, homens corrompidos do espírito e sem garantia em matéria de fé. (ver nota)

9 Todavia não irão avante (com os seus maus desígnios), porque se tornará manifesta a todos a sua loucura, como também se tornou a daqueles dois.

10 Tu, porém, tens seguido a minha doutrina, a minha maneira de viver, as minhas intenções, a minha fé, a minha longanimidade, a minha caridade, a minha paciência,

11 as minhas perseguições, os meus sofrimentos, quais me aconteceram em Antioquia, Icónio e em Listra, perseguições que sofri, mas de que me livrou o Senhor.

12 E todos os que querem viver piamente em Jesus Cristo, padecerão perseguição.

13 Porém os homens maus e sedutores irão de mal a pior, errando e induzindo outros a erro.

14 Mas tu persevera no que aprendeste e de que tens a certeza, sabendo de quem aprendeste;

15 desde a infância tiveste conhecimento das sagradas letras, que te podem instruir para a salvação, pela fé que está em Jesus Cristo.

16 Toda a Escritura divinamente inspirada é útil para ensinar, para repreender, para corrigir, para formar na justiça,

17 a fim de que o homem de Deus seja perfeito, apto para toda a obra boa.




Versículos relacionados com II Timóteo, 3:

2 Timóteo 3 trata principalmente sobre os perigos dos tempos difíceis e da importância da Palavra de Deus na vida do cristão. Com base nisso, aqui estão cinco versículos relacionados com os temas abordados neste capítulo:

Provérbios 1:7: "O temor do Senhor é o princípio do conhecimento, mas os insensatos desprezam a sabedoria e a disciplina." Este versículo mostra a importância do temor do Senhor na vida do cristão, pois é através dele que obtemos o conhecimento e a sabedoria que precisamos para enfrentar os desafios dos tempos difíceis.

Salmo 119:105: "Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para o meu caminho." Este versículo destaca a importância da Palavra de Deus na vida do cristão, pois ela é a fonte de orientação e direção para enfrentar os tempos difíceis.

João 16:33: "No mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo." Este versículo nos lembra que enfrentaremos dificuldades nesta vida, mas podemos ter coragem e esperança porque Jesus já venceu o mundo.

2 Pedro 3:3-4: "Antes de tudo, saibam que nos últimos dias virão zombadores zombando e seguindo suas próprias paixões. Eles dirão: 'Onde está a promessa da sua vinda? Desde que os nossos antepassados morreram, tudo continua como desde o princípio da criação'." Este versículo mostra que, nos tempos difíceis, haverá aqueles que zombarão da fé cristã e questionarão as promessas de Deus. É importante lembrar que esses desafios já foram previstos e devemos permanecer firmes em nossa fé.

1 Coríntios 10:13: "Nenhuma tentação lhe sobreveio, que não fosse comum aos homens. E Deus é fiel; ele não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar. Mas, quando forem tentados, ele mesmo providenciará um escape, para que o possam suportar." Este versículo nos lembra que, embora enfrentemos desafios nos tempos difíceis, Deus é fiel e nos dará a força para suportá-los. Devemos confiar em Deus e buscar a força que vem somente Dele.





Poglavlja: