Oséias, 8

Bíblia Matos Soares (1956)

1 Emboca a trombeta! (Anuncia que o inimigo) como uma águia, se precipita sobre a casa do Senhor, porque transgrediram a minha aliança e violaram a minha lei.

2 Clamam a mim, dizendo; Meu Deus, nós, o povo de Israel, te conhecemos.

3 Israel rejeitou o bem; o inimigo o persegue.

4 Estabeleceram reis, mas não da minha parte, estabeleceram chefes, mas eu não os conheço; fabricaram para si ídolos da sua prata e do seu ouro, para sua perdição.

5 O teu bezerro (que adoravas), ó Samaria, é repelido por mim. O meu furor acendeu-se contra eles. Até quando se não poderão eles purificar (da sua idolatria)?

6 Porque de Israel é que veio este novilho; um artífice o fabricou, ele não é Deus; o bezerro de Samaria será despedaçado!

7 Visto que semearam ventos, colherão tempestades; não há ali uma espiga, o seu grão não dará farinha; se desse alguma, come-la-iam os estrangeiros. (ver nota)

8 Israel está devorado; é tratado entre as nações como coisa que não presta.

9 Porque recorreram a Assur, que é como um asno silvestre, que anda só. Efraim deu presentes aos seus amantes (os Assírios).

10 Mas, ainda que ofereçam presentes às nações, eu os juntarei na (Assíria), e eles (estando cativos) serão ainda algum tempo sujeitos ao fardo do rei e dos príncipes.

11 Efraim multiplicou os altares de pecado; esses altares só lhe serviram para pecar.

12 Escrevi para ele as palavras da minha lei, mas ele considera-a como lei alheia.

13 Oferecem vítimas e comem-lhes a carne, mas o Senhor mão as aceita. Agora lembrar-se-á da sua iniquidade, castigará os seus pecados. Hão-de voltar para o Egipto.

14 Israel esqueceu-se do seu Criador e edificou palácios; Judá multiplicou as suas cidades fortificadas; mas enviarei fogo sobre as suas cidades, e ele devorará (todos) os seus edifícios.




Versículos relacionados com Oséias, 8:

Oséias 8 descreve como o povo de Israel se rebelou contra Deus, rejeitando as leis e os estatutos divinos em favor de líderes humanos e deuses falsos. A seguir estão cinco versículos de outras partes da Bíblia que se relacionam com os temas abordados em Oséias 8.

Deuteronômio 8:19-20: "Se vocês se desviarem, adorando e seguindo outros deuses, eu os declaro hoje que certamente serão destruídos... Vocês serão eliminados como as nações que o Senhor destruiu diante de vocês, por não terem obedecido ao Senhor, o seu Deus." Este trecho destaca a importância de seguir fielmente a Deus e de não se desviar para adorar outros deuses, ou sofrer consequências graves.

Êxodo 20:3: "Não terás outros deuses diante de mim." Este mandamento enfatiza a exclusividade da adoração a Deus, e como é errado colocar outras entidades no mesmo nível que o Criador.

Jeremias 2:13: "O meu povo cometeu dois pecados: eles me abandonaram, a mim, a fonte de água viva, e cavaram as suas próprias cisternas, cisternas rachadas que não retêm água." Este versículo ilustra como é tolo e inútil buscar fontes de água insatisfatórias e negligenciar a fonte de vida verdadeira em Deus.

2 Reis 17:15: "Eles rejeitaram os seus estatutos e o pacto que tinha feito com seus antepassados, e as advertências que ele tinha dado. Seguiram ídolos falsos e se tornaram falsos em si mesmos, seguindo as nações vizinhas que o Senhor tinha expulsado de diante deles." Este trecho descreve como o povo de Israel se afastou do caminho de Deus e se tornou como as nações pagãs que os cercavam.

Jeremias 7:4: "Não confiem em palavras enganosas, dizendo: ‘Este é o templo do Senhor, o templo do Senhor, o templo do Senhor!’" Este versículo destaca a importância de não confiar apenas em lugares de culto ou rituais religiosos externos, mas sim em um relacionamento pessoal com Deus.





Poglavlja: