Romanos, 14

Bíblia Matos Soares (1956)

1 Ao que é fraco na fé, acolhei-o sem discutir (suas) opiniões.

2 Um crê que pode comer de tudo; o outro, porém, que é fraco, come (sòmente) legumes. (ver nota)

3 O que come de tudo, não despreze o que não come de tudo; e o que não come de tudo, não julgue o que come de tudo, porque Deus o recebeu.

4 Quem és tu para julgar o servo alheio? Se ele está de pé ou cai, isso é com o seu senhor; mas ele estará de pé, porque Deus é poderoso para o sustentar.

5 Um distingue entre dia e dia; outro, porém, considera iguais todos os dias: cada um siga o seu parecer. (ver nota)

6 O que distingue o dia, para o Senhor o distingue; o que come de tudo, para o Senhor come, porque dá graças a Deus; e o que não come de tudo, não come para o Senhor e dá (também) graças a Deus. (ver nota)

7 Com efeito, nenhum de nós vive para si mesmo e nenhum de nós morre para si mesmo.

8 De facto, se vivemos, vivemos para o Senhor; se morremos, morremos para o Senhor. Logo, ou vivamos ou morramos, somos do Senhor.

9 Precisamente, por isto, é que Cristo morreu e ressuscitou: para ser Senhor dos mortos e dos vivos.

10 Mas tu, por que julgas o teu irmão? E tu por que desprezas o teu irmão? Pois todos compareceremos ante o tribunal de Cristo.

11 Está escrito: Por minha vida, diz o Senhor, diante de mim se dobrará o joelho e toda a língua dará louvor a Deus (Is. 45, 23).

12 Portanto, cada um de nós dará conta de si a Deus.

13 Não nos julguemos, pois, mais uns aos outros; proponde antes não pôr tropeço ou escândalo ao vosso irmão.

14 Eu sei e confio no Senhor Jesus que nenhuma coisa (de alimento) é impura por si mesma, senão para aquele que a tem por tal, para esse é que ela é impura.

15 Ora se, por causa de um alimento, teu irmão fica contrístado, já não andas segundo a caridade. Não percas, por causa do teu alimento, aquele por quem Cristo morreu.

16 Não façais que seja objecto de critica o que é vosso bem.

17 Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, paz e gozo no Espírito Santo.

18 Quem deste modo serve a Cristo, agrada a Deus e é aprovado pelos homens.

19 Sigamos, pois, as coisas que contribuem para a paz e para a edificação mútua.

20 Não queiras destruir a obra de Deus por causa de um alimento. Todas as coisas na verdade são puras, mas faz mal o homem que come com escândalo.

21 É bem não comer carne, nem beber vinho, nem fazer coisa em que teu irmão encontre ocasião de queda.

22 Guarda para ti, diante de Deus, a tua convicção. Feliz aquele que não se condena a si mesmo naquilo que aprova.

23 Mas, o que come, apesar das suas dúvidas, é condenado, porque não agiu segundo uma convicção. E tudo o que não é segundo a convicção, é pecado.




Versículos relacionados com Romanos, 14:

Romanos 14 trata da liberdade cristã e da maneira como os cristãos devem lidar com questões de consciência e divergências de opinião. Paulo destaca que, embora haja liberdade em Cristo, devemos ter cuidado para não ferir a consciência do nosso irmão mais fraco. Ele enfatiza que devemos nos esforçar para viver em paz e em harmonia uns com os outros, evitando julgamentos precipitados e respeitando as diferenças de opinião. Com base nisso, aqui estão cinco versículos relacionados com os temas abordados em Romanos 14, em ordem de proximidade com o capítulo:

1 Coríntios 8:9: "Mas vede que esta liberdade não seja de alguma maneira escândalo para os fracos." Esse versículo destaca a importância de considerar o impacto de nossas ações em nossos irmãos mais fracos na fé. Ele enfatiza que nossa liberdade em Cristo deve ser exercida com responsabilidade e amor pelos outros.

Colossenses 2:16: "Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa de dias de festa, ou de lua nova, ou de sábados." Esse versículo destaca a ideia de que a observância ou não de certos costumes não deve ser motivo de julgamento entre os cristãos. Ele enfatiza que nossa unidade em Cristo deve ser mais importante do que as diferenças de opinião em questões secundárias.

1 Tessalonicenses 5:13: "E estimai-os muito em amor, por causa da sua obra. Tende paz entre vós." Esse versículo destaca a importância de valorizar e respeitar nossos líderes espirituais e de buscar a paz e a harmonia entre os irmãos. Ele enfatiza que devemos nos esforçar para viver em paz uns com os outros e para honrar aqueles que trabalham para o nosso bem espiritual.

Gálatas 5:13: "Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis então da liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pelo amor." Esse versículo destaca novamente a ideia de que nossa liberdade em Cristo deve ser exercida com responsabilidade e amor pelos outros. Ele enfatiza que devemos usar nossa liberdade para servir uns aos outros, e não para satisfazer nossos próprios desejos egoístas.

Filipenses 2:3-4: "Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo. Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual também para o que é dos outros." Esse versículo destaca a importância da humildade e do serviço entre os cristãos. Ele enfatiza que devemos colocar os outros acima de nós mesmos e servir uns aos outros com amor, mesmo quando isso envolve abdicar de nossas próprias preferências.





Poglavlja: