São Tiago, 2

Bíblia Matos Soares (1956)

1 Meus irmãos, não mistureis a fé do glorioso Nosso Senhor Jesus Cristo com a acepção de pessoas.

2 Se entrar na vossa assembleia um homem com anel de ouro e vestuário precioso, e entrar também um pobre com vestuário vil,

3 e, se atenderdes ao que está vestido magnificamente e lhe disserdes : — tu senta-te aqui neste lugar de honra — e ao pobre disserdes: — tu deixa-te estar aí de pé, ou senta-te abaixo do estrado de meus pés —

4 porventura não fazeis distinção entre vós, e não sois juízes de pensamentos iníquos?

5 Ouvi, meus irmãos dilectíssimos: acaso não escolheu Deus os pobres segundo este mundo (para serem) ricos na fé e herdeiros do reino prometido (por Deus) aos que o amam?

6 Mas vós ultrajais o pobre! Porventura não são os ricos que vos oprimem, não são eles que vos arrastam aos tribunais?

7 Não blasfemam eles o bom nome (de Cristo) com que fostes chamados?

8 Se contudo cumpris a lei real, segundo as Escrituras: Amarás o teu próximo como a ti mesmo (Lev. 19,18) — fazeis bem ;

9 mas, se fazeis acepção de pessoas, cometeis um pecado, sendo condenados pela lei como transgressores,

10 porque, qualquer que tiver observado toda a lei, e faltar num só ponto, torna-se réu de (ter violado) todos os outros. (ver nota)

11 De facto, aquele que disse: Não cometerás adultério, também disse: Não matarás (Ex. 20, 13-14). Se tu, pois, não cometeres adultério, porém matares, és transgressor da lei.

12 Falai, pois, de tal sorte e de tal sorte procedei, como estando para ser julgados pela lei da liberdade.

13 Com efeito, o juízo será sem misericórdia para aquele que não usou de misericórdia; mas a misericórdia triunfa do juízo.

14 Que aproveitará, irmãos meus, se alguém diz que tem fé e não tem obras? Porventura poderá salvá-lo tal fé?

15 Se um irmão ou uma irmã estiverem nus e precisarem do alimento quotidiano,

16 e algum de vós lhes disser: "Ide em paz, aquecei-vos e saciai-vos" — porém não lhes der as coisas necessárias ao corpo, de que lhes aproveitará?

17 Assim também a fé, se não tiver obras, é morta em si mesma.

18 Poderá igualmente alguém dizer: "Tu tens a fé, e eu tenho as obras". Mostra-me a tua fé sem obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras.

19 Tu crês que há um só Deus ? Fazes bem; (mas isso não basta, porque) também os demônios crêem, e (todavia) tremem (no inferno sob os golpes da justiça divina).

20 Queres tu saber, ó homem vão, como a fé sem obras é estéril?

21 Abraão, nosso pai, não foi ele justificado pelas obras, oferecendo seu filho Isaac sobre o altar?

22 Tu vês que a fé cooperava com as suas obras e que a sua fé foi consumada por meio das obras.

23 E cumpriu-se a Escritura que diz: Abraão creu em Deus e isso lhe foi imputado como justiça (Gen. 15,6) e foi chamado amigo de Deus.

24 vedes, pois, que o homem é justificado pelas obras e não pela fé sòmente.

25 Do mesmo modo também Raab, a meretriz, não foi justificada pelas obras, recebendo os mensageiros (enviados por Josué) e fazendo-os sair por outro caminho?

26 Assim como o corpo sem espírito é morto, assim também a fé sem obras é morta.




Versículos relacionados com São Tiago, 2:

São Tiago 2 trata sobre a importância de uma fé que se manifesta em ações, não apenas em palavras. O capítulo enfatiza que a verdadeira fé deve ser evidenciada por obras de justiça e que a fé sem obras é morta. A seguir, estão cinco versículos relacionados com os temas abordados em São Tiago 2, em ordem de proximidade com o capítulo:

Romanos 2:13: "Pois não são os que ouvem a lei que são justos aos olhos de Deus; antes, os que obedecem à lei serão declarados justos." Este versículo destaca que a obediência é essencial para ser considerado justo por Deus, o que se relaciona com a ênfase de São Tiago na importância das obras.

Mateus 7:21: "Nem todo aquele que me diz: 'Senhor, Senhor', entrará no Reino dos céus, mas apenas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus." Este versículo destaca que a verdadeira obediência a Deus envolve ações, não apenas palavras, o que se relaciona com o tema de São Tiago sobre a importância da fé manifestada em obras.

Efésios 2:10: "Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas." Este versículo destaca que Deus nos criou para realizar boas obras, o que se relaciona com o tema de São Tiago sobre a importância da fé manifestada em obras de justiça.

1 João 3:18: "Filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas por obras e em verdade." Este versículo destaca que o amor verdadeiro se manifesta em ações, não apenas em palavras, o que se relaciona com o tema de São Tiago sobre a importância da fé manifestada em obras de justiça.

Gálatas 5:6: "Porque em Cristo Jesus nem circuncisão, nem incircuncisão tem valor algum, mas sim a fé que atua pelo amor." Este versículo destaca que a verdadeira fé deve se manifestar através do amor em ação, o que se relaciona com o tema de São Tiago sobre a importância da fé manifestada em obras de justiça.





Poglavlja: