Gálatas, 5

Bíblia Matos Soares (1956)

1 Foi para gozarmos desta liberdade que Cristo nos libertou. Permanecei firmes e não vos deixeis prender de novo ao jugo da escravidão (da lei antiga).

2 Eis que eu, Paulo, vos digo que, se vos fazeis circuncidar, Cristo não vos aproveitará nada.

3 Declaro de novo a todo o homem que se circuncida, que está obrigado a guardar toda a lei.

4 Não tendes nada de comum com Cristo, vós que procurais a justificação na lei: decaístes da graça.

5 Quanto a nós, é do Espirito pela fé que aguardamos a esperança da justiça.

6 Porque, em Jesus Cristo, nem a circuncisão vale coisa alguma nem a incircuncisão, mas sim a fé que obra (animada) pela caridade.

7 Vós corríeis bem (na vida cristã ); quem vos impediu de obedecer à verdade?

8 Esta persuasão (em que estais de que a circuncisão é necessária) não vem daquele que vos chama.

9 Um pouco de fermento altera toda a massa.

10 Eu confio de vós, no Senhor, que não tereis outros sentimentos; mas aquele que vos perturba, quem quer que ele seja, sofrerá a condenação.

11 Quanto a mim, irmãos, se ainda prego a circuncisão (como falsamente dizem os que vos seduzem), por que sou ainda perseguido. Logo, cessou o escândalo da cruz!

12 Oxalá que fossem mesmo mutilados os que vos perturbam.

13 Vós, irmãos, fostes chamados à liberdade; convém somente que não façais desta liberdade um pretexto para viver segundo a carne, mas servi-vos uns aos outros pela caridade,

14 porque toda a lei se encerra nesta palavra: Amarás o teu próximo como a ti mesmo (Lv. 19, 18).

15 Se vós, porém, vos mordeis e vos devorais uns aos outros (como fazem as feras), vede não vos consumais uns aos outros.

16 Digo-vos pois: andai segundo o Espírito (de Deus) e não satisfareis os desejos da carne.

17 Efetivamente, a carne tem desejos contrários ao espírito, e o espírito desejos contrários à carne: estas coisas (a carne e o espirito) são contrárias entre si, para que não façais tudo aquilo que quereis.

18 Se, porém, sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei.

19 Ora as obras da carne são manifestas: são a fornicação, a impureza, a luxúria,

20 a idolatria os malefícios, as inimizades, as contendas, as invejas, as iras, as rixas, as discórdias, as seitas,

21 os ciúmes, a embriaguez, as glutonerias e outras coisas semelhantes, sobre as quais vos previno, como já vos disse, que os que as praticam não possuirão o reino de Deus,

22 Ao contrário, o fruto do Espírito é caridade, gozo, paz, longanimidade, afabilidade, bondade, fidelidade,

23 mansidão, temperança. Contra estas coisas não há Lei.

24 Os que são de Cristo crucificaram a sua carne com suas paixões e concupiscências.

25 Se vivemos pelo Espirito, conduzamo-nos também pelo Espírito.

26 Não nos façamos ávidos da vanglória, provocando-nos uns aos outros e tendo inveja uns dos outros.




Versículos relacionados com Gálatas, 5:

O capítulo 5 de Gálatas aborda a questão da liberdade cristã e como ela deve ser exercida através do amor e da prática dos frutos do Espírito. Os versículos abaixo foram selecionados por abordarem temas relacionados a essa questão:

Romanos 14:1 "Acolhei o que é débil na fé, não, porém, para discutir opiniões." O apóstolo Paulo exorta os cristãos a serem tolerantes e pacientes com os irmãos mais fracos na fé, sem se envolver em discussões desnecessárias que possam gerar divisões na igreja.

1 Coríntios 8:9 "Mas vede que essa liberdade não venha, de algum modo, a ser tropeço para os fracos." Paulo novamente enfatiza a importância de se ter cuidado com a liberdade cristã, de forma que ela não se torne motivo de escândalo ou de tropeço para aqueles que ainda estão em um estágio mais fraco na fé.

Efésios 5:9 "Porque o fruto da luz consiste em toda bondade, e justiça, e verdade," Aqui, Paulo faz referência ao fruto da luz, que deve ser praticado pelos cristãos. Esse fruto inclui a bondade, a justiça e a verdade, entre outras características que se relacionam diretamente com os frutos do Espírito mencionados em Gálatas 5.

1 João 4:7 "Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor procede de Deus; e todo aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus." João enfatiza a importância do amor entre os irmãos em Cristo, que é um reflexo do amor que Deus tem por nós. Esse amor é o que deve motivar as ações dos cristãos em relação aos outros.

Tiago 2:17 "Assim também a fé, se não tiver obras, por si só está morta." Tiago destaca a importância de se ter uma fé ativa, que se manifeste através de obras concretas. Essa é uma maneira prática de se exercer a liberdade cristã, através do amor ao próximo e da prática dos frutos do Espírito.





Fejezetek: