Gênesis, 3

Bíblia Matos Soares (1956)

1 Mas a serpente era o mais astuto de todos os animais da terra que o Senhor Deus tinha feito. E ela disse à mulher: por que vos mandou Deus que não comêsseis de toda a árvore do paraíso?

2 Respondeu-lhe a mulher: nós comemos do fruto das árvores, que estão no paraíso,

3 mas do fruto da árvore, que está no meio do paraíso, Deus nos mandou que não comêssemos, e nem a tocássemos, não suceda que morramos.

4 Porém a serpente disse à mulher: vós de nenhum modo morrereis;

5 mas Deus sabe que, em qualquer dia que comerdes dele, se abrirão os vossos olhos, e sereis como deuses, conhecendo o bem e o mal.

6 Viu, pois, a mulher que (o fruto) do árvore era bom para comer, formoso aos olhos e desejável para alcançar a sabedoria, e tirou do fruto dela, e comeu: e deu a seu marido, que também comeu.

7 E os olhos de ambos se abriram: e, tendo conhecido que estavam nus, coseram folhas de figueira, e fizeram para si cinturas.

8 E, tendo ouvido a voz do Senhor Deus, que passeava pelo paraíso, à hora da brisa, depois do meio-dia, Adão e sua mulher esconderam-se da face do Senhor Deus no meio das árvores do paraíso. (ver nota)

9 E o Senhor Deus chamou por Adão, e disse-lhe: onde estás?

10 E ele respondeu: ouvi a tua voz no paraíso, e tive medo, porque estava nu, e escondi-me.

11 Disse-lhe Deus: mas quem te fez conhecer que estavas nu? acaso comeste da árvore, de que eu tinha ordenado que não comesses?

12 Adão disse: a mulher, que me deste por companheira, deu-me (do fruto) da árvore, e comi.

13 E o Senhor Deus disse para a mulher: por que fizeste isto? Ela respondeu: a serpente enganou-me, e comi.

14 E o Senhor Deus disse à serpente: pois que fizeste isto, és maldita entre todos os animais e bestas da terra; andarás de rastos sobre o teu peito, e comerás terra todos os dias da tua vida.

15 Porei inimizades entre ti e a mulher, e entre a tua posteridade e a posteridade dela. Ela te pisará a cabeça e tu armarás traições ao seu calcanhar.

16 Disse também à mulher: multiplicarei os teus trabalhos, e (especialmente os de) teus partos. Darás à luz com dor os filhos, e desejarás com ardor a teu marido, que te dominará.

17 E disse a Adão: porque deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore, de que eu te tinha ordenado que não comesses, a terra será maldita por tua causa; tirarás dela o sustento com trabalhos penosos todos os dias da tua vida.

18 Ela te produzirá espinhos e abrolhos, e tu comerás a erva da terra.

19 Comerás o pão com o suor do teu rosto, até que voltes à terra, de que foste tomado, porque tu és pó, e em pó te hás-de tornar.

20 E Adão pôs a sua mulher o nome de Eva, porque ela era a mãe de todos os viventes.

21 Fez também o Senhor Deus a Adão e a sua mulher umas túnicas de peles, e os vestiu

22 E disse: Eis que Adão se tornou como um de nós, conhecendo o bem e o mal; agora pois (expulsemo-lo do paraíso), para que não suceda que ele estenda a sua mão, tome também da árvore da vida, coma e viva eternamente.

23 E o Senhor Deus lançou-o fora do jardim do Eden, para que cultivasse a terra, de que tinha sido tomado.

24 E expulsou Adão, e pôs diante do jardim do Eden Querubins brandindo uma espada de fogo, para guardar o caminho da árvore da vida.




Versículos relacionados com Gênesis, 3:

Gênesis 3 é o terceiro capítulo da Bíblia e descreve a queda do homem em pecado. Ele relata como a serpente tentou Eva a comer do fruto proibido da árvore do conhecimento do bem e do mal, como Eva deu o fruto para Adão comer, como Deus confrontou o casal sobre o pecado e pronunciou a maldição sobre a serpente, a mulher e o homem, e como Deus expulsou o homem e a mulher do jardim do Éden. A seguir, estão cinco versículos da Bíblia que se relacionam com temas abordados em Gênesis 3:

Romanos 5:12: "Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porquanto todos pecaram." Esse versículo se relaciona com a queda do homem em pecado e destaca como o pecado e a morte entraram no mundo através de Adão, conforme descrito em Gênesis 3.

1 João 2:16: "Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não procede do Pai, mas procede do mundo." Esse versículo se relaciona com a tentação de Eva pela serpente, que incluiu a concupiscência da carne e a concupiscência dos olhos, conforme descrito em Gênesis 3.

Apocalipse 12:9: "E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, que se chama diabo e Satanás, que engana todo o mundo; foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele." Esse versículo se relaciona com a serpente que tentou Eva a comer do fruto proibido da árvore do conhecimento do bem e do mal, conforme descrito em Gênesis 3.

Gálatas 3:13: "Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro." Esse versículo se relaciona com a maldição pronunciada por Deus sobre o homem e a mulher após a queda, conforme descrito em Gênesis 3, e destaca como Cristo nos resgatou dessa maldição ao se tornar maldição por nós.

Apocalipse 22:14: "Bem-aventurados aqueles que lavam as suas vestiduras no sangue do Cordeiro, para que tenham direito à árvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas." Esse versículo se relaciona com a expulsão do homem e da mulher do jardim do Éden, conforme descrito em Gênesis 3, e destaca como podemos ter acesso à árvore da vida através da redenção pelo sangue de Jesus.





Fejezetek: