Judite, 4

Bíblia Matos Soares (1956)

1 Então, ouvindo estas coisas os filhos de Israel, que habitavam na terra de Judá, tiveram muito medo da aproximação (de Holofernes).

2 O susto e o pavor apoderou-se dos seus corações, temendo que ele fizesse a Jerusalém e ao templo do Senhor o que tinha feito às outras cidades e aos seus templos.

3 Enviaram (gente) a toda a fronteira da Samaria, até Jericó, e ocuparam todos os cumes dos montes;

4 cercaram as suas aldeias de muros e fizeram provisão de trigos, preparando-se para a guerra.

5 O pontífice Eliaquim também escreveu a todos os que habitavam em frente de Esdrelon, que está fronteira à grande planície junto ao Dotain, e a todos os dos lugares por onde (Holofernes) podia passar,

6 que ocupassem as vertentes dos montes, por onde se podia ir a Jerusalém, e que pusessem guarnições nos desfiladeiros que podiam proporcionar um caminho entre as montanhas.

7 Os filhos de Israel fizeram como lhes tinha mandado Eliaquim, pontífice do Senhor.

8 Todo o povo clamou ao Senhor com grande instância. Humilharam suas almas com jejuns e orações, eles e suas mulheres.

9 Os sacerdotes vestiram-se de cilício, os meninos prostaram-se diante do templo do Senhor, e cobriu-se de cilício o altar do Senhor.

10 Clamaram unânimemente ao Senhor Deus de Israel, que não fossem dados em presa seus filhos, nem roubadas suas mulheres, nem destruídas as suas cidades, nem profanado o seu santuário, nem eles se tornassem o opróbrio das nações.

11 Então Eliaquim, sumo sacerdote do Senhor, percorreu todo o Israel e falou ao povo,

12 nestes termos: Sabei que o Senhor ouvirá as vossas súplicas, se permanecerdes constantes nos jejuns e nas orações diante do Senhor.

13 Lembrai-vos de Moisés, servo do Senhor, o qual, não combatendo com ferro, mas suplicando com santas orações, destroçou Amalec, que confiava na sua força, no seu poder, no seu exército, nos seus escudos, nos seus carros e cavaleiros.

14 Assim sucederá a todos os inimigos de Israel, se vós perseverardes nesta obra que começastes.

15 Com tais exortações, os Israelitas permaneciam na presença do Senhor, orando ao Senhor;

16 mesmo aqueles que ofereciam os holocaustos ao Senhor, ofereciam-nos, vestidos de cilícios e com as suas cabeças cobertas de cinza.

17 Todos rogavam a Deus, de todo o seu coração, que visitasse o seu povo de Israel.




Versículos relacionados com Judite, 4:

Judite 4 descreve a preparação dos israelitas para a guerra contra os assírios. O capítulo começa com os líderes israelitas convocando o povo para jejuar e orar, pedindo a ajuda de Deus na batalha que estava por vir. Em seguida, o autor descreve a mobilização dos exércitos israelitas e o preparo para a batalha.

Números 10:9: "E, quando na vossa terra sairdes à peleja contra o inimigo que vos oprimir, tocareis as trombetas de rebate, e perante o SENHOR vosso Deus haverá lembrança de vós, e sereis salvos dos vossos inimigos." Este versículo descreve o uso de trombetas para chamar a atenção de Deus e pedir ajuda na batalha, assim como os israelitas fazem em Judite 4.

Deuteronômio 20:1: "Quando saíres à peleja contra os teus inimigos, e vires cavalos, e carros, e povo mais numeroso do que tu, não os temerás; pois o SENHOR teu Deus, que te tirou da terra do Egito, está contigo." Este versículo encoraja os soldados israelitas a não terem medo dos exércitos inimigos, mas confiar na ajuda de Deus, como os líderes israelitas pedem em Judite 4.

Isaías 41:10: "Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te esforço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça." Este versículo é outro exemplo de Deus encorajando seus seguidores a confiar nele em momentos de dificuldade e luta, o que é um tema central em Judite 4.

Salmos 144:1: "Bendito seja o SENHOR, minha rocha, que ensina as minhas mãos para a peleja e os meus dedos para a guerra." Este salmo fala sobre a capacidade de Deus de preparar seus seguidores para a batalha e ensiná-los a lutar. Isso é algo que os líderes israelitas em Judite 4 também estão buscando, ao pedirem a ajuda de Deus.

2 Crônicas 20:15: "e disse: Dai ouvidos todo o Judá, e vós moradores de Jerusalém, e tu, ó rei Jeosafá; assim vos diz o SENHOR: Não temais, nem vos assusteis por causa desta grande multidão; pois a peleja não é vossa, senão de Deus." Este versículo é uma outra afirmação de que Deus é quem luta junto com seus seguidores e que, portanto, não há razão para ter medo dos inimigos. Isso é algo que os líderes israelitas em Judite 4 estão tentando transmitir ao povo.





Fejezetek: