Jó, 24

Bíblia Ave Maria

12 Sobe da cidade os gemidos dos moribundos. A alma dos feridos grita, mas Deus não ouve suas súplicas.




Versículos relacionados com Jó, 24:

O capítulo 24 de Jó aborda a aparente impunidade dos ímpios e o sofrimento dos justos diante dessa situação. Jó questiona por que Deus parece permitir que os ímpios prosperem e sejam bem-sucedidos, enquanto os justos sofrem e são oprimidos. Ele descreve várias formas de opressão e violência que são cometidas pelos ímpios contra os pobres e necessitados. Abaixo estão cinco versículos relacionados com esses temas:

Salmos 37:7 - "Descansa no Senhor, e espera nele; não te indignes por causa daquele que prospera em seu caminho, por causa do homem que executa astutos intentos." Este verso fala sobre esperar em Deus e não se preocupar com os ímpios que prosperam em suas práticas maliciosas. Isso pode ajudar a trazer paz àqueles que estão sofrendo, como Jó.

Salmos 73:3-5 - "Porque eu tinha inveja dos soberbos, quando via a prosperidade dos ímpios. Porque não há apertos na sua morte, mas firme está a sua força. Não se acham em trabalhos como outros homens, nem são afligidos como outros homens." O salmista também questiona a aparente prosperidade dos ímpios, observando como eles parecem evitar a dor e o sofrimento que os outros experimentam.

Isaías 10:1-2 - "Ai dos que decretam leis injustas, e dos escrivães que prescrevem opressão. Para desviarem os pobres do juízo, e para arrebatarem o direito dos aflitos do meu povo; para despojarem as viúvas e roubarem os órfãos!" Este verso denuncia a opressão cometida pelos ímpios contra os necessitados e vulneráveis, que é uma das principais preocupações de Jó no capítulo 24.

Jeremias 12:1 - "Tu és justo, ó Senhor, quando eu pleiteio contigo; contudo, falarei contigo sobre os teus juízos. Por que razão prospera o caminho dos ímpios, e vivem em paz todos os que procedem aleivosamente?" Este verso apresenta uma situação semelhante à de Jó, com o profeta Jeremias questionando a justiça de Deus diante do aparente sucesso dos ímpios.

Habacuque 1:2-3 - "Até quando, Senhor, clamarei eu, e tu não me escutarás? Gritar-te-ei: Violência! e não salvarás? Por que me mostras a iniquidade, e me fazes ver a opressão? Pois a destruição e a violência estão diante de mim; há contendas, e o litígio se suscita." Habacuque também questiona por que Deus parece permitir a violência e a opressão, especialmente em relação ao povo de Deus.



Capitoli: