Jó, 25

Bíblia Ave Maria

1 Bildad de Suás tomou então a palavra nestes termos:

2 “A ele, o poder e a majestade. Em sua alta morada faz reinar a paz.

3 Pode ser contado o número de suas legiões? Sobre quem não se levanta a sua luz?

4 Seria justo o homem diante de Deus? Seria puro aquele que nasce da mulher?

5 Se até mesmo a lua não brilha e as estrelas não são puras a seus olhos

6 quanto menos o homem, esse verme, e o filho do homem, esse vermezinho!”.*




Versículos relacionados com Jó, 25:

O capítulo 25 de Jó é uma das menores seções do livro, consistindo em apenas seis versículos. Nele, Bildade, um dos amigos de Jó, responde ao questionamento de Jó e apresenta sua perspectiva sobre a justiça divina e a insignificância da humanidade diante de Deus. Os versículos relacionados aos temas abordados em Jó 25 são:

Jó 4:17-19: "Pode o homem ser justo diante de Deus? Ser puro aquele que nasce de mulher? Eis que Deus não confia nos seus santos, e até os céus não são puros aos seus olhos; quanto menos o homem, que é abominável e corrupto, que bebe a iniquidade como água!" Bildade acredita que é impossível que o homem seja justo diante de Deus e que, por mais que ele tente, nunca será puro o suficiente para se aproximar do Criador.

Salmos 8:4: "Que é o homem mortal para que te lembres dele? E o filho do homem, para que o visites?" Esse versículo apresenta a perspectiva de que a humanidade é pequena e insignificante em comparação com a grandeza de Deus e sua criação.

Jó 15:14-16: "Que é o homem, para que seja puro? E o que nasce de mulher, para ser justo? Eis que Deus não confia nos seus santos, e nem os céus são puros aos seus olhos. Quanto menos o homem, que é abominável e corrupto, que bebe a iniquidade como água!" Este versículo é semelhante ao primeiro, mas é uma fala de Elifaz, outro dos amigos de Jó, que concorda com a perspectiva de Bildade.

Salmos 144:3-4: "Senhor, que é o homem, para que o conheças, ou o filho do homem, para que o consideres? O homem é como um sopro; seus dias são como a sombra que passa." Esse salmo também apresenta a ideia de que a humanidade é frágil e efêmera, em contraste com a eternidade de Deus.

Jó 9:2-3: "Na verdade sei que assim é; como, pois, pode ser justificado o homem para com Deus? Se quiser contender com ele, de mil coisas não responderá uma." Neste versículo, Jó expressa sua compreensão de que é impossível para o homem justificar-se diante de Deus e que não adianta discutir com Ele, pois Deus é superior e incompreensível para a mente humana.



Capitoli: