Salmos, 74

Bíblia Ave Maria

9 Há na mão do Senhor uma taça de vinho espumante e aromático. Dela dá de beber e até as fezes hão de esgotá-la; hão de sorvê-la os ímpios todos da terra.”*




Versículos relacionados com Salmos, 74:

O Salmo 74 é um lamento do povo de Israel pela destruição do templo e da cidade de Jerusalém. No Salmo, o autor clama a Deus para que intervenha e restaure a sua terra e o seu povo. Os seguintes versículos estão relacionados com os temas abordados neste Salmo:

Lamentações 5:20: "Por que esqueces para sempre de nós e nos abandonas por tão longo tempo?" Este versículo é um lamento semelhante ao de Salmo 74, no qual o autor questiona a aparente ausência de Deus em meio ao sofrimento do seu povo.

Isaías 64:11-12: "A nossa casa santa e gloriosa, onde os nossos antepassados louvaram a ti, foi queimada; e tudo o que tínhamos de precioso ficou arruinado. Será que te controlarás diante de tudo isso, Senhor? Ficarás em silêncio e nos castigarás ainda mais?" Estes versículos também expressam a dor e a frustração do povo diante da destruição da sua cidade e do templo de Deus.

Jeremias 52:13: "Queimaram a casa do Senhor, destruíram as muralhas de Jerusalém, puseram fogo em todos os seus palácios e destruíram tudo o que era precioso para o povo de Deus." Este versículo fornece um relato histórico da destruição de Jerusalém e do templo de Deus pelos babilônios, o que é o tema principal do Salmo 74.

2 Reis 25:9: "Queimaram a casa do Senhor, o palácio real e todas as casas de Jerusalém; atearam fogo em todas as construções importantes." Este versículo também descreve a destruição de Jerusalém e do templo pelos babilônios, e é semelhante ao relato em Jeremias 52:13.

Salmos 79:1: "Ó Deus, as nações invadiram a tua herança; profanaram o teu santo templo e reduziram Jerusalém a ruínas." Este versículo é semelhante ao Salmo 74, pois também expressa a dor do povo diante da destruição do templo e da cidade.



Capitoli: