I São João, 1

Bíblia Ave Maria

1 O que era desde o princípio, o que temos ouvido, o que temos visto com os nossos olhos, o que temos contemplado e as nossas mãos têm apalpado no tocante ao Verbo da vida –

2 porque a vida se manifestou, e nós a temos visto; damos testemunho e vos anunciamos a vida eterna, que estava no Pai e que se nos manifestou –,

3 o que vimos e ouvimos nós vos anunciamos, para que também vós tenhais comunhão conosco. Ora, a nossa comunhão é com o Pai e com o seu Filho Jesus Cristo.*

4 Escrevemo-vos estas coisas para que a vossa alegria seja completa.

5 A nova que dele temos ouvido e vos anunciamos é esta: Deus é luz e nele não há treva alguma.

6 Se dizemos ter comunhão com ele, mas andamos nas trevas, mentimos e não seguimos a verdade.

7 Se, porém, andamos na luz como ele mesmo está na luz, temos comu­nhão recíproca uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo pecado.

8 Se dizemos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e a verdade não está em nós.

9 Se reconhecemos os nossos pecados, (Deus aí está) fiel e justo para nos perdoar os pecados e para nos purificar de toda iniquidade.

10 Se pensamos não ter pecado, nós o declaramos mentiroso e a sua palavra não está em nós.




Versículos relacionados com I São João, 1:

O capítulo 1 de 1 São João aborda a importância da confissão dos pecados e do perdão, bem como a natureza de Deus e a necessidade de andar em luz e verdade. Abaixo estão cinco versículos relacionados com esses temas, em ordem de proximidade com o capítulo:

Provérbios 28:13: "O que encobre as suas transgressões jamais prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia." Esse versículo destaca a importância da confissão dos pecados e da necessidade de abandoná-los para receber misericórdia.

Salmos 32:5: "Confessei-te o meu pecado e a minha iniquidade não mais ocultei. Disse: confessarei ao SENHOR as minhas transgressões; e tu perdoaste a culpa do meu pecado." Esse versículo fala sobre a alegria e alívio que vem da confissão dos pecados e do perdão de Deus.

Isaías 1:18: "Vinde, pois, e arrazoemos, diz o SENHOR; ainda que os vossos pecados são como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que são vermelhos como o carmesim, tornar-se-ão como a branca lã." Este versículo destaca a misericórdia e o perdão de Deus, que transforma nossos pecados em pureza.

João 8:12: "Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida." Este versículo se relaciona com a ideia de andar em luz e verdade, que é discutida em 1 São João 1.

1 João 3:5: "Sabeis também que ele se manifestou para tirar os pecados; e nele não há pecado." Este versículo enfatiza a natureza de Cristo como o salvador que tira nossos pecados e nos purifica.



Rozdziały: