I Coríntios, 3

Bíblia Matos Soares (1956)

1 Quanto a mim. Irmãos, não vos pude falar como a espirituais, mas como a carnais, como a pequeninos em Cristo.

2 Nutri-vos com leite, não com alimento sólido, porque não podíeis (digeri-lo) e nem ainda agora podeis, porque sois ainda carnais. (ver nota)

3 Porquanto, havendo entre vós rivalidades e contendas, não é porque sois carnais e andais segundo o homem?

4 Quando um diz: "Eu sou de Paulo!" e outro: "Eu sou de Apolo!" não (se está vendo nisto que) sois homens (carnais)? Que é, pois, Apolo? E que é Paulo?

5 Ministros daquele, em quem vós crestes, e segundo o que o Senhor deu a cada um.

6 Eu plantei. Apolo regou, mas Deus é que deu o crescimento.

7 De modo que não é nada nem o que planta, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento. (ver nota)

8 Uma mesma coisa é o que planta e o que rega; cada um receberá a sua recompensa segundo o seu trabalho.

9 Efetivamente, somos cooperadores de Deus. Vós sois cultura de Deus, sois edifício de Deus.

10 Segundo a graça de Deus que me foi dada, lancei (entre vós) o fundamento (da fé), como sábio arquiteto, mas outro edifica sobre ele. Veja cada um como edifica sobre ele.

11 Porque ninguém pode pôr outro fundamento, senão o que foi posto, isto é, Jesus Cristo.

12 Se alguém edifica sobre este fundamento com ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha, (ver nota)

13 manifestada será a obra de cada um, pois o dia do Senhor a fará conhecer, visto que será revelado no fogo, e o fogo provará qual seja a obra de cada um.

14 Se subsistir a obra do que a sobreedificou, receberá prêmio. (ver nota)

15 Se a obra de algum arder, ele sofrerá o prejuízo, mas será salvo, apesar disso, como por meio do fogo.

16 Não sabeis que sois templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?

17 Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá. Com efeito, é santo o templo de Deus, que vós sois.

18 Ninguém se iluda! Se algum dentre vós se tem por sábio, segundo este mundo, faça-se insensato para ser sábio.

19 Porque a sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus, pois está escrito: Eu apanharei os sábios na sua própria astúcia (Job. 5, 13).

20 E outra vez: O Senhor conhece os pensamentos dos sábios; conhece que são vãos (Ps. 93, 11).

21 Portanto ninguém se glorie entre os homens.

22 Porque todas as coisas são vossas, ou seja Paulo, ou seja Apolo, ou seja Cefas, ou seja o mundo, ou seja a vida ou seja a morte, ou sejam as coisas presentes, ou sejam as futuras; tudo é vosso, (ver nota)

23 mas vós (sois) de Cristo, e Cristo de Deus.




Versículos relacionados com I Coríntios, 3:

O capítulo 3 de 1 Coríntios aborda a questão da maturidade espiritual e da construção da igreja como um edifício espiritual. Paulo exorta os coríntios a deixarem de lado a inveja e as divisões causadas por seguir diferentes líderes religiosos e a se unirem em Cristo. Ele ensina que os líderes religiosos são apenas servos de Deus e que é Deus quem faz crescer a igreja. Paulo também adverte sobre a importância de construir sobre o fundamento de Cristo e da necessidade de se livrar de qualquer coisa que possa destruir a obra de Deus.

Efésios 2:19-20: "Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos e da família de Deus, edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, sendo o próprio Jesus Cristo a pedra angular." Este versículo destaca a importância do fundamento de Cristo e dos apóstolos na construção da igreja como um edifício espiritual.

Salmos 127:1: "Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela." Este versículo enfatiza a necessidade da presença e da obra de Deus na construção de qualquer obra espiritual.

1 Pedro 2:5: "E vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo." Este versículo destaca a participação dos crentes na construção da igreja como um edifício espiritual, sendo eles mesmos pedras vivas que compõem a casa espiritual.

Mateus 7:24-25: "Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha. E desceu a chuva, correram as torrentes, sopraram os ventos e bateram com ímpeto contra aquela casa; contudo não caiu, porque estava fundada sobre a rocha." Este versículo enfatiza a importância de construir sobre um fundamento sólido e resistente, assim como na construção da igreja como um edifício espiritual.

1 Coríntios 12:12-13: "Porque, assim como o corpo é um e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também. Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um só Espírito." Este versículo destaca a importância da unidade entre os crentes e da participação de todos na construção da igreja como um edifício espiritual.





Rozdziały: