Isaías, 24

Bíblia Matos Soares (1956)

1 Eis que o Senhor devastará toda a terra, desolá-la-á, desfigurará a sua face e dispersará os seus habitantes.

2 Como for (tratado) o povo, assim será o sacerdote; como o criado, assim o seu amo; como a serva, assim a sua senhora; como o que compra, assim aquele que vende; como o que dá a juro, assim o que toma emprestado; como o credor, assim o devedor. (ver nota)

3 A terra será inteiramente devastada e entregue ao saque, porque o Senhor assim o decretou.

4 A terra desfaz-se em lágrimas, consome-se; desfalece e perece o mundo, é abatido o escol do povo da terra.

5 A terra está profanada pelos seus habitantes, porque transgrediram as leis, violaram o direito, romperam a aliança eterna.

6 Por esta causa a maldição devora a terra, e são castigados os seus habitantes; por isso são consumidos os que a habitam, e reduzidos a um pequeno número.

7 Chora o mosto, enfraquece a vide, gemem todos os que tinham alegria no coração.

8 Cessou o regozijo dos tambores, acabaram os gritos de contentamento, calou-se o som alegre da cítara.

9 Não bebem vinho cantando árias; a bebida é amarga para os que a bebem.

10 A cidade da confusão está demolida, fechadas se encontram todas as suas casas, não entrando nelas pessoa alguma.

11 Nas ruas há clamor por causa (da falta) do vinho; toda a alegria cessou; o prazer desapareceu da terra.

12 Ficou na cidade a solidão, e as portas quebradas, em ruínas.

13 Verificar-se-á no meio da terra, no meio dos povos, o mesmo que, quando, varejada a oliveira, ficam umas poucas de azeitonas na árvore, e alguns rabiscos, depois de acabada a vindima.

14 Estes (poucos que salvos ficaram) levantam a sua voz, cantam louvores; soltam aclamações, do lado do mar, à majestade do Senhor;

15 Glorificai ao Senhor nas regiões da aurora, nas ilhas do mar, (celebrai) o nome do Senhor Deus de Israel.

16 Desde as extremidades da terra, ouvimos cantar: Glória ao justo. Mas eu disse: Ai de mim! Ai de mim! Ai! Os prevaricadores prevaricam, e prevaricaram com prevaricação própria de contumazes.

17 Para ti, que és habitante da terra, estão reservados o susto, a cova e o laço.

18 E acontecerá que o que fugir da voz espantosa cairá na cova; e o que se desembaraçar da cova ficará preso no laço, porque as cataratas do alto serão abertas, e serão abalados os fundamentos da terra. (ver nota)

19 A terra é despedaçada com violência, desconjuntada com fragor;

20 é agitada e cambaleia como um embriagado, vacila como a tenda que se arma para passar uma noite; sobre ela pesa a própria iniquidade; cairá e não tornará a levantar-se.

21 Naquele dia o Senhor visitará a milícia do céu lá no alto, e os reis do mundo, sobre a terra.

22 Serão atados todos juntos, no fosso, encerrados no cárcere, e, depois de muitos dias, serão visitados (ou castigados).

23 A lua se tornará vermelha, o sol empalidecerá, quando o Senhor dos exércitos reinar no monte Sião e em Jerusalém, quando for glorificado na presença dos seus anciães.




Versículos relacionados com Isaías, 24:

Isaías 24 é um capítulo que fala sobre a destruição que virá sobre toda a terra por causa da rebelião contra Deus. O capítulo começa com a descrição da terra sendo completamente devastada e seus habitantes sofrendo as consequências da maldade que praticaram. Em seguida, fala sobre a punição que virá sobre os poderosos da terra e sobre a glória que Deus receberá quando restaurar a ordem. Abaixo estão cinco versículos relacionados com os temas abordados em Isaías 24:

Salmos 46:8 - "Vinde, contemplai as obras do Senhor; que desolações tem feito na terra!" Este verso fala sobre a capacidade de Deus de causar desolação na terra como forma de punição pelos pecados dos homens.

Mateus 24:21 - "Porque haverá então grande aflição, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem tampouco há de haver." Este verso fala sobre o julgamento vindouro que Deus trará sobre a terra, que será um tempo de grande aflição.

Jeremias 25:31 - "O estrondo chegará até a extremidade da terra, porque o Senhor tem contenda com as nações, entrará em juízo com toda a carne; os ímpios entregará à espada, diz o Senhor." Este verso fala sobre a contenda de Deus com as nações da terra, e como Ele trará juízo sobre todos os ímpios.

Apocalipse 19:1-2 - "Depois destas coisas ouvi no céu como que uma grande voz de uma grande multidão, que dizia: Aleluia! A salvação, e a glória, e o poder pertencem ao nosso Deus; porque verdadeiros e justos são os seus juízos, pois julgou a grande prostituta que corrompia a terra com a sua prostituição, e das mãos dela vingou o sangue dos seus servos." Este verso fala sobre a glória que Deus receberá quando trazer juízo sobre a terra e punir os ímpios.

Isaías 26:21 - "Porque eis que o Senhor sairá do seu lugar, para castigar os moradores da terra, por causa da sua iniqüidade; e a terra descobrirá o seu sangue, e não encobrirá mais os seus mortos." Este verso fala sobre como Deus sairá de seu lugar para punir os moradores da terra por causa de sua iniqüidade.





Rozdziały: