Jó, 26

Bíblia Matos Soares (1956)

1 Job respondeu assim:

2 Que auxílio deste a um fraco! Como sustentaste o braço do que não tem força!

3 Que bem aconselhaste um ignorante! Que sabedoria demonstraste!

4 A quem quiseste tu ensinar? Que espírito falou pela tua boca?

5 Até os mortos tremem debaixo da terra, os mares e os que neles moram.

6 Aberto está o inferno diante dele (Deus), e o abismo da perdição não tem nenhum véu.

7 Ele é que estende o setentrião sobre o vácuo, e o que suspende a terra sobre o nada.

8 Ele é o que prende as águas nas suas nuvens, e as nuvens não se rasgam com o seu peso.

9 Ele esconde a vista do seu trono, espalhando sobre ele as suas nuvens.

10 Pôs em roda limites às águas, até aos confins entre a luz e as trevas. (ver nota)

11 As colunas do céu estremecem, aterram-se às suas ameaças.

12 Com a sua fortaleza levanta os mares, com a sua sabedoria doma o monstro.

13 O seu espirito adornou os céus, e a sua mão produziu a cobra tortuosa.

14 Eis que tudo isto não é senão uma (pequena) parte das suas obras, e, se apenas temos ouvido um leve sussurro da sua palavra, quem poderá compreender o trovão da sua grandeza?




Versículos relacionados com Jó, 26:

No capítulo 26 de Jó, ele responde ao discurso de Bildade, reconhecendo a grandeza e a sabedoria de Deus e a insignificância humana diante Dele. Jó tenta expressar a grandeza e o poder de Deus, embora não possa compreendê-los completamente. Abaixo estão cinco versículos relacionados com os temas abordados em Jó 26:

Salmo 104:2-3: "Ele cobre-se de luz como de um manto, estende os céus como uma tenda e põe na água dos céus a vigia de suas altas construções; faz das nuvens sua carruagem e caminha sobre as asas do vento." Este salmo descreve a grandeza e o poder de Deus, incluindo sua criação dos céus e das nuvens.

Isaías 40:12: "Quem mediu as águas na concha da mão e, com o palmo da mão, mediu o céu? Quem reuniu num terço de medida o pó da terra? Quem pesou os montes na balança e as colinas na balança de precisão?" Este versículo destaca a grandeza e o poder de Deus, que criou todas as coisas.

Salmo 147:5: "Nosso Senhor é grande e imensamente poderoso; sua sabedoria não tem limites." Este salmo louva a grandeza e o poder de Deus, assim como Jó faz em seu discurso.

Provérbios 9:10: "O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo é a compreensão." Esse versículo enfatiza a sabedoria e o conhecimento de Deus, que Jó reconhece em seu discurso.

Salmo 139:6: "O conhecimento que tens de mim é maravilhoso, é sublime demais para mim, não posso compreendê-lo!" Esse salmo enfatiza a incompreensibilidade de Deus, algo que Jó também reconhece em seu discurso.





Rozdziały: