Salmos, 8

Bíblia Matos Soares (1956)

1 Ao mestre do coro. Segundo a melodia do cântico "Os Lagares" ... Salmo. De Davide.

2 Senhor, Senhor nosso, quão admirável é o teu nome em toda a terra, tu que elevaste a tua majestade acima dos céus.

3 Da boca das crianças e meninos de peito fizeste sair louvor contra os teus adversários, para reprimir o inimigo e o agressor. (ver nota)

4 Quando contemplo os teus céus, obra dos teus dedos, a lua e as estrelas, que tu criaste,

5 (exclamo): Que é o homem, para te lembrares dele? ou que é o filho do homem, para cuidares dele?

6 Tu o fizeste pouco inferior aos anjos, de glória e de honra o coroaste;

7 deste-lhe o mando sobre as obras das tuas mãos, sujeitaste todas as coisas debaixo de seus pés:

8 Todas as ovelhas e todos os bois e, além destes, os outros animais do campo,

9 as aves do céu e os peixes do mar: tudo o que percorre as veredas dos oceanos.

10 Senhor, Senhor nosso, quão admirável é o teu nome em toda a terra!




Versículos relacionados com Salmos, 8:

O Salmo 8 é um cântico de louvor a Deus pela sua grandeza e por ter concedido ao homem a posição de dominar sobre a criação. O Salmo inicia e encerra com a mesma afirmação: "Ó Senhor, Senhor nosso, quão admirável é o teu nome em toda a terra!" (v.1 e v.9). Os versículos escolhidos, em ordem de proximidade com os temas do capítulo, são:

Gênesis 1:26: "E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra." Esse versículo se relaciona com o Salmo 8 porque ambos destacam a posição elevada do homem na criação, como uma imagem e semelhança de Deus, e o seu papel de domínio sobre a terra.

Jó 7:17-18: "Que é o homem, para que lhe dês importância e atenção, para que o examines todas as manhãs e o proves a cada instante? Por que não desvias de mim o teu olhar, nem me deixas em paz nem mesmo enquanto engulo saliva?" Jó expressa a sua angústia diante da dor e sofrimento, contrastando com o Salmo 8 que celebra a grandeza e bondade de Deus em conceder ao homem uma posição elevada na criação.

Hebreus 2:6-8a: "O que é o homem, para que te lembres dele? E o filho do homem, para que o visites? Tu o fizeste por um pouco menor que os anjos, de glória e honra o coroaste, e o constituíste sobre as obras das tuas mãos; tudo sujeitaste debaixo dos seus pés." O autor de Hebreus cita o Salmo 8 para falar da supremacia de Jesus sobre todas as coisas, como aquele que cumpriu a missão dada ao homem de dominar sobre a criação.

Salmos 144:3-4: "Ó Senhor, que é o homem para que o tomes em conta, o filho do homem para que o consideres? O homem é como um sopro, os seus dias são como uma sombra que passa." Esse salmo destaca a brevidade da vida humana e a insignificância do homem diante da grandeza de Deus, contrastando com a posição de honra que o Salmo 8 atribui ao homem na criação.

Isaías 40:26: "Levantai ao alto os vossos olhos e vede. Quem criou estas coisas? Aquele que faz sair o seu exército de estrelas, todas bem contadas, as quais ele chama pelo nome; por ser ele grande em força e forte em poder, nem uma só vem a faltar." Esse versículo destaca a grandeza e poder de Deus na criação, em sintonia com o tema do Salmo 8, que celebra a grandeza de Deus em conceder ao homem uma posição elevada na sua obra criadora.





Rozdziały: