Salmos, 107

Bíblia Matos Soares (1956)

1 Cântico. Salmo. De Davide. (ver nota)

2 O meu coração, ó Deus, está firme, o meu coração está firme; vou cantar e entoar salmos.

3 Desperta, ó minha alma, despertai saltério e citara! Eu despertarei a aurora.

4 Louvar-te-ei no meio dos povos, Senhor, entoar-te-ei salmos entre as nações,

5 porque a tua misericórdia é (tão) grande (que chega) até ao céu, e a tua fidelidade até às nuvens.

6 Mostra-te excelso, ó Deus, sobre os céus, brilhe sobre a terra a tua glória.

7 Para que sejam livres os teus dilectos, socorre-nos com a tua direita e ouve-nos.

8 Deus falou no seu santuário: "Exultarei e repartirei (à minha vontade) Siquém, e medirei o vale de Sucot;

9 minha é a terra de Galaad, minha a terra de Manassés; Efraim é o elmo da minha cabeça, Judá o meu ceptro;

10 Moab é bacia para me lavar; poisarei o meu calçado sobre Edom, triunfarei da Filisteia."

11 Quem me conduzirá à cidade fortificada? Quem me conduzirá até Edom?

12 Porventura não és tu, ó Deus, que nos repeliste, que já não sais, ó Deus, à frente dos nossos exércitos?

13 Dá-nos auxilio contra o inimigo, porque é vão o socorro do homem.

14 Em Deus faremos proezas, e ele calcará os nossos inimigos.




Versículos relacionados com Salmos, 107:

O Salmo 107 é um hino de agradecimento a Deus por sua bondade e misericórdia em resgatar os que clamam por ajuda em situações de aflição. O salmista descreve quatro situações em que as pessoas clamam por ajuda: perigos no deserto, prisão, doença e tempestade no mar. Em cada situação, o povo clama por ajuda e Deus os resgata. Abaixo estão cinco versículos relacionados com os temas abordados no Salmo 107:

Isaías 61:1: "O Espírito do Soberano, o Senhor, está sobre mim, porque o Senhor ungiu-me para levar boas notícias aos pobres. Enviou-me para cuidar dos que estão com o coração quebrantado, anunciar liberdade aos cativos e libertação das trevas aos prisioneiros." Este versículo fala sobre a missão de Cristo na Terra, que era libertar os cativos e cuidar dos que estão com o coração quebrantado, como aqueles que clamam por ajuda nas situações descritas no Salmo 107.

Salmos 18:16-17: "Ele estendeu a mão do alto e me segurou; tirou-me das águas profundas. Livrou-me do meu inimigo poderoso, dos meus adversários, que eram mais fortes do que eu." Este versículo fala sobre Deus resgatando o salmista da morte certa, assim como Ele resgata aqueles que clamam por ajuda em situações de perigo, como a tempestade no mar descrita no Salmo 107.

Salmos 30:2-3: "Ó Senhor meu Deus, clamei a ti por socorro, e tu me curaste. Senhor meu Deus, a ti clamei por socorro, e fui curado." Este versículo fala sobre Deus curando aqueles que clamam por ajuda em situações de doença, como descrito no Salmo 107.

Isaías 43:19: "Vou fazer uma coisa nova, agora mesmo vai brotar. Vocês não o percebem? Vou abrir um caminho no deserto e fazer rios correrem na terra seca." Este versículo fala sobre Deus fazendo um caminho onde não havia, assim como Ele guia e salva aqueles que clamam por ajuda em situações de perigo no deserto, como descrito no Salmo 107.

Salmos 146:7-8: "Ele faz justiça aos oprimidos e dá pão aos famintos. O Senhor liberta os presos." Este versículo fala sobre Deus libertando aqueles que estão presos, assim como descrito na situação de prisão no Salmo 107.





Capítulos: