Isaías, 13

Bíblia Ave Maria

1 Oráculo contra Babilônia, revelado a Isaías, filho de Amós.*

2 Levantai o estandarte sobre a colina escalvada, elevai a voz contra eles. Fazei-lhes sinal com as mãos, para que transponham as portas dos nobres.*

3 Em minha cólera requisitei minhas tropas sagradas, e chamei os meus bravos e meus altivos triunfadores.

4 Escutai esse ruído sobre os montes como vozerio de grande multidão; escutai o tumulto dos reinos e das nações reunidas. É o Senhor dos exércitos que passa em revista suas tropas para a batalha.

5 Chegam de uma terra longínqua, da extremidade dos céus, o Senhor e os instrumentos de seu furor, para devastar toda a terra.

6 Lamentai-vos, porque o dia do Senhor está próximo como uma devastação provocada pelo Todo-poderoso.

7 Por causa disso, deixam cair os braços; todos perdem a coragem;*

8 ficam cheios de terror... Tomados de convulsões e dores, eles se retorcem como uma mulher em parto. Olham uns para os outros e têm o rosto em fogo.

9 Eis que virá o dia do Senhor, dia implacável, de furor e de cólera ardente, para reduzir a terra a um deserto, e dela exterminar os pecadores.

10 Nem as estrelas do céu, nem suas constelações brilhantes, farão resplandecer sua luz; o sol se obscurecerá desde o nascer, e a lua já não enviará sua luz.

11 Punirei o mundo por seus crimes, e os pecadores por suas maldades. Abaterei o orgulho dos arrogantes e humilharei a pretensão dos tiranos.

12 Tornarei os homens mais raros que o ouro fino, e os mortais mais raros que o metal de Ofir.

13 Farei oscilar os céus, e a terra abalada será sacudida pela ira do Senhor, Deus dos exércitos, no dia do seu furor ardente.

14 Então, como uma gazela assustada, como um rebanho que ninguém recolhe, cada um voltará para seu povo, e fugirá para sua terra.*

15 Todos aqueles que forem encontrados serão mortos; os que forem apanhados serão passados à espada.

16 Seus filhinhos serão massacrados diante de seus olhos, suas casas serão saqueadas, e suas mulheres, violadas.*

17 Suscitarei contra eles os medos, que não se interessam pela prata, nem apreciam o ouro.*

18 Seus arcos abaterão os jovens; não terão compaixão pelos frutos das entranhas, nem piedade das crianças.

19 Então Babilônia, a pérola dos reinos, a joia de que os caldeus tanto se orgulham, será destruída por Deus, como Sodoma e Gomorra.

20 Nunca mais será habitada, nem povoada até o fim dos tempos. O árabe não mais erguerá aí sua tenda, os pastores não amalharão aí seus rebanhos,

21 as feras terão aí seu covil, os mochos frequentarão as casas, as avestruzes morarão aí, e os sátiros farão aí suas danças.*

22 Os chacais uivarão nos seus palácios, e os lobos, nas suas casas de prazer. Sua hora está próxima e seus dias estão contados.




Versículos relacionados com Isaías, 13:

Isaías 13 fala sobre o julgamento de Deus sobre a Babilônia e os povos vizinhos por causa de sua idolatria e opressão. Os versículos a seguir se relacionam com os temas do capítulo:

Jeremias 50:15: "Gritem contra ela por todos os lados! Ela se entregou; caíram suas colunas, foram derrubados os seus muros. Este é o castigo do Senhor; vinguemo-nos dela; façamos a ela o que ela merece!" Este versículo mostra o julgamento de Deus sobre a Babilônia, cumprindo a profecia de Isaías 13.

Isaías 14:22-23: "Eu me levantarei contra eles, diz o Senhor dos Exércitos, e eliminarei o nome e o restante de Babilônia, seus descendentes e seus filhos, diz o Senhor. Farei dela uma posse de ouriços e a molharei com a água do lagar; e não haverá quem aí more, nem quem habite nela, de geração em geração." Este versículo mostra a destruição completa de Babilônia por Deus.

Apocalipse 18:6-8: "Retribui-lhe como ela vos tem retribuído, e retribui-lhe em dobro, segundo as suas obras; no cálice em que ela misturou, misturai para ela em dobro. Quanto ela se engrandeceu e viveu luxuosamente, tanto lhe dai de tormento e de pranto; porque ela diz em seu coração: Estou sentada como rainha e não sou viúva, e de modo algum verei o pranto. Por isso, num só dia virão as suas pragas: morte, pranto e fome; e será consumida no fogo; porque poderoso é o Senhor Deus que a julga." Este versículo fala sobre o julgamento de Babilônia nos últimos dias, em conformidade com as profecias de Isaías 13.

Jeremias 51:7: "A Babilônia era um copo de ouro na mão do Senhor, que embriagava toda a terra; as nações beberam do seu vinho, por isso as nações estão enlouquecidas." Este versículo mostra como a Babilônia se tornou um símbolo de opressão e corrupção para todas as nações, e como Deus a julgará por isso.

Naum 1:2-3: "O Senhor é Deus zeloso e vingador; o Senhor é vingador e cheio de furor; o Senhor toma vingança contra os seus adversários e guarda a ira para os seus inimigos. O Senhor é tardio em irar-se, mas grande em poder, e de modo algum terá por inocente o culpado." Este versículo mostra que Deus é um Deus justo e vingativo, que não permitirá que a injustiça e a opressão continuem impunes.



Kapitel: