Isaías, 26

Bíblia Ave Maria

1 Naquele tempo, será cantado este cântico na terra de Judá: “Nós vimos uma cidade forte, em que se pôs por proteção muro e antemuro.

2 Abri as portas, deixai entrar um povo justo, que respeita a fidelidade,

3 que tem caráter firme e conserva a paz, porque tem confiança em vós.

4 Tende sempre confiança no Senhor, porque o Senhor é o rochedo perene.

5 Ele derrubou os que habitavam nas alturas e destruiu a cidade soberba; derrubou-a por terra e ao nível do chão a reduziu.

6 Ela é calcada aos pés pela plebe, sob os passos dos indigentes.

7 O caminho do justo é reto; vós aplanais a senda do justo.

8 Seguindo a vereda de vossos juízos, Senhor, nós vos esperamos; por vosso nome e vossa memória nossa alma aspira.

9 Minha alma vos deseja durante a noite e meu espírito vos procura desde a manhã. Quando vossos juízos se exercem sobre a terra, os habitantes do mundo aprendem a justiça.

10 Porém, se se perdoar o ímpio, ele não aprenderá a justiça; na terra da retidão ele se entregará ao mal e não verá a majestade do Senhor.

11 Senhor, vossa mão está levantada sem que o percebam. Que vejam vosso ardente amor por vosso povo, e sejam confundidos; e que o fogo, bom para os vossos inimigos, os devore.

12 Senhor, proporcionai-nos a paz! Pois vós nos tendes tratado segundo o nosso procedimento.*

13 Senhor, nosso Deus, outros senhores, além de vós, nos têm dominado, mas não queremos reconhecer outro senão vós.

14 Os mortos não reviverão, as sombras não ressuscitarão, porque vós os castigastes e destruístes e apagastes até sua memória.

15 Aumentai a nação, Senhor, aumentai a nação, manifestai vossa grandeza, e dilatai as fronteiras da nação.

16 Senhor, na tribulação, nós vos buscamos, e clamamos a vós na angústia em que vosso castigo nos abate.

17 Como uma mulher grávida, prestes a dar à luz, se retorce e grita em suas dores, assim estamos diante de vós, Senhor:

18 nós concebemos e sofremos para dar à luz ao vento, sem poder dar a salvação à nossa terra; não nasceram novos habitantes no mundo.*

19 Que os vossos mortos revivam! Que seus cadáveres ressuscitem! Que despertem e cantem aqueles que jazem sepultos, porque vosso orvalho é um orvalho de luz e a terra restituirá o dia às sombras.”

20 “Vai, povo meu, entra nos teus quartos, fecha atrás de ti as portas. Esconde-te por alguns instantes até que a cólera passe,

21 porque o Senhor vai sair de sua morada para punir os crimes dos habitantes da terra; porque a terra fará brotar o sangue que ela bebeu, e não ocultará mais os corpos dos assassinados.”*




Versículos relacionados com Isaías, 26:

Isaías 26 é um capítulo que fala sobre a salvação e o julgamento vindouro de Deus. O povo de Deus é encorajado a confiar no Senhor e a esperar por sua justiça, enquanto os ímpios serão julgados e destruídos. Aqui estão cinco versículos relacionados com os temas abordados em Isaías 26:

Salmos 62:1-2: "Somente em Deus é que a minha alma fica sossegada; dele vem a minha salvação. Ele somente é a minha rocha e a minha salvação; é a minha defesa; não serei grandemente abalado." Este versículo encoraja o povo de Deus a confiar somente no Senhor para a sua salvação e proteção, como é enfatizado em Isaías 26.

Hebreus 12:27: "A expressão 'uma vez mais' significa a remoção daquilo que pode ser abalado, isto é, das coisas criadas, de modo que reste o que não pode ser abalado." Esse versículo fala sobre o julgamento vindouro de Deus, no qual as coisas criadas serão removidas e apenas o que não pode ser abalado permanecerá.

Salmos 9:8: "O Senhor é um refúgio para os oprimidos, uma torre forte na hora da adversidade." Este versículo destaca a proteção e refúgio que Deus oferece aos seus fiéis, conforme retratado em Isaías 26.

Apocalipse 20:11-12: "Vi um grande trono branco e aquele que nele estava assentado. De sua presença fugiram a terra e o céu, e não se encontrou lugar para eles. Vi também os mortos, grandes e pequenos, em pé diante do trono. Foram abertos os livros. E outro livro foi aberto, o livro da vida." Este versículo descreve o julgamento final de Deus, no qual todos serão julgados de acordo com suas obras, conforme descrito em Isaías 26.

Salmos 27:1: "O Senhor é a minha luz e a minha salvação; de quem terei medo? O Senhor é o meu forte refúgio; de quem terei medo?" Este versículo enfatiza a proteção e salvação que Deus oferece aos seus fiéis, como descrito em Isaías 26.



Kapitel: