Miquéias, 5

Bíblia Matos Soares (1956)

1 Agora junta as tropas, ó filha de guerreiros! Sitiar-nos-ão, ferirão com a vara a face do juiz (ou rei) de Israel.

2 Mas tu, Belém (chamada) Efrata, (apesar de seres) a mais pequenina entre os milhares de Judá, de ti é que me há-de sair (o Messias) aquele que há-de reinar em Israel, cujas origens remontam aos tempos antigos, aos dias do longínquo passado.

3 Por isso Deus os abandonará, até ao tempo em que der à luz, aquela que há-de dar à luz (o Dominador), e em que as relíquias dos seus irmãos se juntarão aos filhos de Israel.

4 Ele permanecerá firme e apascentará o seu rebanho com a fortaleza do Senhor, com a majestade do nome do Senhor seu Deus; haverá segurança porque agora será exaltado até às extremidades da terra.

5 Assim será a paz: quando o Assírio vier à nossa terra e calcar os nossos palácios suscitaremos contra ele sete pastores e oito (ou muitos) príncipes.

6 Apascentarão com a espada a terra de Assur, e com as suas lanças a terra de Nemrod; ele nos livrará de Assur, quando (Assur) vier A nossa terra e puser os pés sobre o nosso território.

7 Então os restos de Jacob estarão no meio de muitos povos, como um orvalho que vem do Senhor, como gotas de água que caem sobre as ervas, que nada têm a esperar do homem e que não contam com nada dos filhos dos homens.

8 Os restos de Jacob estarão entre as nações, no melo de muitos povos, como um leão no meio dos outros animais dos bosques, como um cachorro de leão entre os rebanhos de ovelhas, o qual, quando passa, pisa aos pés e despedaça (a sua presa) sem haver quem lha tire (das garras).

9 A tua mão se levantará sobre os teus inimigos, e todos os teus inimigos perecerão.

10 Naquele dia, diz o Senhor, tirarei os teus cavalos do meio de ti e destroçarei os teus carros de guerra.

11 Arruinarei as cidades da tua terra, destruirei todas as tuas fortificações, arrancar-te-ei das mãos os teus sortilégios, e não haverá mais adivinhos em ti;

12 exterminarei do meio de ti os teus ídolos e as tuas estelas, e nunca mais adorarás as obras das tuas mãos.

13 Arrancarei os teus ascherás do meio de ti e reduzirei a pó as tuas cidades.

14 Tomarei, com furor e indignação, vingança de todas as nações que (me) não ouviram.




Versículos relacionados com Miquéias, 5:

O capítulo 5 de Miquéias fala sobre a vinda do Messias e a restauração do povo de Israel. Nesse capítulo, é profetizado que o Messias nascerá em Belém e governará com justiça e paz. Ao buscar em toda a Bíblia, encontrei os seguintes versículos relacionados com os temas abordados nesse capítulo:

Isaías 9:5-6: "Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o governo estará sobre os seus ombros; e o seu nome será Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz. Do aumento deste principado e da paz não haverá fim, sobre o trono de Davi e no seu reino, para o firmar e o fortificar com juízo e com justiça, desde agora e para sempre; o zelo do Senhor dos Exércitos fará isto." Esse versículo se relaciona com Miquéias 5, pois ambos falam sobre a vinda do Messias e a promessa de que ele governará com justiça e paz.

Salmos 72:7-8: "Florescerá no seus dias justiça, e abundância de paz, até que não haja lua. Dominará de mar a mar, e desde o rio até aos confins da terra." Nesse versículo, é profetizado que o reinado do Messias será marcado pela justiça e pela paz, o que também é mencionado em Miquéias 5.

Isaías 11:1-2: "Porque brotará um rebento do tronco de Jessé, e das suas raízes um renovo frutificará. E repousará sobre ele o Espírito do Senhor, o espírito de sabedoria e de entendimento, o espírito de conselho e de fortaleza, o espírito de conhecimento e de temor do Senhor." Esse versículo fala sobre o surgimento do Messias da linhagem de Jessé, o pai de Davi, o que é semelhante à profecia de Miquéias 5 sobre o nascimento do Messias em Belém.

Zacarias 9:9: "Alegra-te muito, ó filha de Sião; exulta, ó filha de Jerusalém: eis aí te vem o teu rei; ele é justo e salva, humilde, e vem montado sobre um jumento, sobre um jumentinho, filho de jumenta." Esse versículo se relaciona com Miquéias 5, pois ambos falam sobre a vinda do rei justo e humilde que trará salvação ao povo.

Salmos 89:36-37: "A sua descendência durará para sempre, e o seu trono, como o sol diante de mim. Será estabelecida para sempre como a lua, e como uma testemunha fiel no céu." Esse versículo fala sobre a promessa de que a descendência de Davi e o seu trono durariam para sempre, o que é semelhante à promessa de Miquéias 5 sobre o reinado do Messias, que virá da linhagem de Davi.





Kapitel: