Números, 30

Bíblia Matos Soares (1956)

1 Moisés referiu aos filhos de Israel tudo o que o Senhor lhe tinha mandado

2 e disse aos príncipes das tribos dos filhos de Israel: Eis o que o Senhor ordenou:

3 Se um homem fizer um voto ao Senhor ou se obrigar com juramento, não faltará à sua palavra, mas cumprirá tudo o que prometeu,

4 Se uma mulher, ainda jovem, vivendo em casa de seu pai, fizer um voto e se obrigar com juramento, se o pai teve conhecimento do voto que ela fez e do juramento com que se obrigou, e não disse nada, ela está obrigada ao seu voto:

5 cumprirá de facto tudo o que prometeu e jurou fazer.

6 Porém, se o pai, logo que o soube, se opôs, tanto os votos como os juramentos dela serão nulos, e não ficará obrigada ao que prometeu porque o pai se opôs.

7 Se tiver marido, e fizer algum voto, e uma palavra saída uma vez da sua boca obrigar a sua alma com juramento,

8 se o seu marido, no dia em que tiver disso conhecimento, não se opuser, ela ficará obrigada ao voto, e cumprirá tudo o que prometeu.

9 Mas, se o marido, no dia em que tiver disso conhecimento, se opuser, tornará nulas as suas promessas e as palavras com que se tinha obrigado, e o Senhor lhe perdoará.

10 A viúva e a repudiada cumprirão todos os votos que fizerem,

11 A mulher que está em casa do marido, se se obrigar com voto ou juramento,

12 desde que o marido, ao sabê-lo, não diga nada, não se oponha à sua promessa, cumprirá tudo o que prometeu.

13 Porém, se ele se opuser logo, não estará obrigada à promessa, porque o marido se opôs. O Senhor lhe perdoará.

14 Se se comprometer por voto, ou se obrigar por juramento a afligir a sua alma, ficará ao arbítrio do marido ratificar ou anular tais compromissos.

15 Se o marido, tendo conhecimento disso, não disser nada, e diferir para outro dia o seu parecer, ela cumprirá tudo o que tiver prometido com voto, visto que o marido, logo que o soube, não disse nada.

16 Se, porém, se opôs depois que o soube, levará ele sobre si a iniquidade dela. (ver nota)

17 Estas são as leis que o Senhor intimou a Moisés (para serem observadas) entre o marido e a mulher, entre o pai e a filha, ainda jovem, que mora em casa de seu pai.




Versículos relacionados com Números, 30:

Números 30 trata sobre os votos que as pessoas fazem ao Senhor e a importância de cumpri-los. O capítulo também destaca a importância de honrar os compromissos feitos, especialmente no contexto do casamento. Abaixo estão cinco versículos relacionados com os temas abordados em Números 30:

Deuteronômio 23:21: "Se fizeres algum voto ao Senhor, teu Deus, não tardes em cumpri-lo; pois o Senhor, teu Deus, certamente o requererá de ti e em ti haverá pecado." Este versículo destaca a importância de cumprir os votos feitos ao Senhor e a seriedade com que Ele os leva.

Provérbios 20:25: "É uma armadilha para o homem fazer um voto precipitadamente e só refletir sobre ele depois." Este versículo adverte as pessoas para não fazerem votos precipitados, mas sim ponderar cuidadosamente antes de comprometerem-se com algo.

Mateus 5:33-34: "Também ouvistes o que foi dito aos antigos: Não jurarás falso, mas cumprirás para com o Senhor os teus juramentos. Eu, porém, vos digo que de modo algum jureis; nem pelo céu, por ser o trono de Deus."

Eclesiastes 5:4-5: "Quando a Deus fizeres algum voto, não tardes em cumpri-lo; porque não se agrada de tolos. Cumpre o voto que fazes. Melhor é que não votes do que votes e não cumpras."

Efésios 5:21-22: "Sujeitai-vos uns aos outros no temor de Cristo. Vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao Senhor." Este versículo destaca a importância de honrar os compromissos feitos no casamento e de sujeitar-se uns aos outros em amor e respeito.





Kapitel: