Números, 14

Bíblia Matos Soares (1956)

1 Toda a multidão se pôs a gritar e chorou aquela noite,

2 e todos os filhos de Israel murmuraram contra Moisés e Aarão, dizendo:

3 Oxalá que nós tivéssemos morrido no Egito; oxalá que pereçamos neste vasto deserto, e que o Senhor não nos introduza nessa terra, para não sermos passados à espada, para as nossas mulheres e os nossos filhos não serem levados cativos. Porventura não nos seria melhor voltar para o Egito?

4 Diziam uns para os outros: Escolhamos um chefe, e voltemos para o Egito.

5 Tendo ouvido isto Moisés e Aarão, lançaram-se por terra diante de toda a multidão dos filhos de Israel.

6 Josué, porém, filho de Nun e Caleb, filho de Jefone, que tinham explorado a terra, rasgaram as suas vestes

7 e disseram a toda a multidão dos filhos de Israel: A terra que nós percorremos é muito boa.

8 Se o Senhor nos for propicio introduzi-nos-á nela e no-la dará. É uma terra que mana leite e mel.

9 Não sejais rebeldes contra o Senhor, nem temais o povo desta terra, porque podemos devorá-lo como pão; eles acham-se destituídos de toda a defesa; o Senhor está connosco, não temais. (ver nota)

10 Como toda a multidão gritasse e quisesse apedrejá-los, apareceu a glória do Senhor a todos os filhos de Israel sobre o tabernáculo da reunião.

11 O Senhor disse a Moisés: Até quando me há-de ultrajar este povo? Até quando não me acreditarão, depois de todos os prodígios que tenho feito diante deles?

12 Eu os ferirei com peste, exterminá-los-ei, e a ti far-te-ei príncipe duma grande nação, mais forte do que esta é.

13 Moisés disse ao Senhor: Os Egípcios, do meio dos quais tiraste este povo, souberam que, pelo teu poder, o fizeste, e contaram isso mesmo

14 aos habitantes desta terra. Todos sabem que tu, Senhor, estás no meio deste povo e és visto face a face, que a tua nuvem os protege, e que vais adiante deles, de dia numa coluna de nuvem, e de noite muna coluna de fogo.

15 Se fizeres morrer uma tão grande multidão como (se fora) um só homem, esses povos, a que chegou a tua fama, dirão:

16 Ele não pôde introduzir o povo no país, que lhe tinha prometido com juramento, por isso os matou no deserto.

17 Seja, pois, glorificada a fortaleza do Senhor como tu juraste, dizendo:

18 O Senhor é paciente e de muita misericórdia, que tira a iniquidade e as maldades, embora nenhum culpado deixe impune e castigue os pecados dos pais sobre os filhos até à terceira e quarta geração

19 Perdoa, te suplico, o pecado deste povo, segundo a tua grande misericórdia, assim como lhe foste propício desde que saíram do Egito até este lugar.

20 O Senhor disse: Eu perdoei conforme o teu pedido,

21 mas - pela minha vida e pela minha glória que enche toda a terra! -

22 nenhum dos homens, que viram a minha majestade e os prodígios que fiz no Egito e no deserto, que me tentaram já dez vezes, e não obedeceram à minha voz,

23 verá a terra que eu prometi a seus pais com juramento. Nenhum dos que me ultrajaram a verá.

24 Quanto ao meu servo Caleb, que cheio de outro espírito me seguiu, eu o introduzirei nesta terra que ele percorreu; a sua posteridade a possuirá.

25 Visto que os Amalecitas e os Cananeus habitam nos vales, amanhã levantai os acampamentos, e voltai para o deserto pelo caminho do mar Vermelho.

26 O Senhor falou a Moisés e a Aarão, dizendo:

27 Até quando murmurará contra mim esta péssima multidão? Eu ouvi as queixas dos filhos de Israel.

28 Dize-lhes pois: Por minha vida, diz o Senhor, eu vos farei como vos ouvi dizer.

29 Neste deserto ficarão estendidos os vossos cadáveres. Todos vós que fostes contados desde vinte anos para cima, e que murmurastes contra mim,

30 não entrareis na terra, na quaI eu jurei fazer-vos habitar, excepto Caleb, filho de Jelone, e Josué, filho de Num.

31 Todavia introduzirei os vossos filhos, dos quais dissestes que seriam presa dos inimigos, para que vejam a terra que vos desagradou.

32 Os vossos cadáveres ficarão jazendo no deserto.

33 Os vossos filhos andarão errantes no deserto durante quarenta anos, e pagarão a vossa infidelidade, até que os cadáveres de seus pais sejam consumidos no deserto.

34 Conforme foram quarenta os dias em que explorastes aquela terra, contando-se um ano por cada dia, durante quarenta anos pagareis a pena das vossas iniquidades, e experimentareis a minha vingança.

35 Eu, o Senhor, assim como disse, assim farei a toda esta péssima multidão que se insurgiu contra mim; neste deserto será consumida e morrerá.

36 Todos os homens, que Moisés tinha enviado a reconhecer a terra, e que, depois de terem voltado, tinham feito murmurar contra ele toda a multidão, depreciando aquela terra como má,

37 morreram, sendo feridos diante do Senhor.

38 Apenas Josué, filho de Nun, e Caleb, filho de Jefone, ficaram vivos entre todos os que tinham ido explorar a terra.

39 Moisés referiu todas estas palavras a todos os filhos de Israel, e o povo chorou amargamente.

40 (Ao outro dia), levantando-se de madrugada, subiram ao cume do monte e disseram: Estamos prestes a ir para o lugar de que o Senhor falou, porque pecamos.

41 Moisés disse-lhes: Por que transgredis a palavra do Senhor, o que não vos redundará em bem?

42 Não queirais subir, porque o Senhor não é convosco, não suceda serdes destruídos diante de vossos inimigos.

43 O Amalecita e o Cananeu estão diante de vós, e vós sucumbireis sob a sua espada, porque não quisestes obedecer ao Senhor, e o Senhor não será convosco.

44 Eles, obcecados, subiram ao cume do monte. A arca, porém, do testamento do Senhor e Moisés não se apartaram dos acampamentos

45 Desceram os Amalecitas e os Cananeus, que habitavam no monte, e, tendo-os batido e retalhado, perseguiram-nos até Horma.




Versículos relacionados com Números, 14:

Números 14 é um capítulo que relata a rebelião dos filhos de Israel contra Deus após terem recebido o relato dos espias que foram enviados à terra prometida. Eles se recusam a entrar na terra e questionam a liderança de Moisés e de Deus. Como resultado, Deus ameaça destruir o povo, mas Moisés intercede por eles e Deus decide perdoá-los, mas com consequências. Abaixo estão quatro versículos relacionados aos temas abordados em Números 14.

Deuteronômio 1:21: "Eis aqui o SENHOR, teu Deus, tem posto diante de ti a terra; sobe e toma posse dela, como te falou o SENHOR, Deus de teus pais; não temas, nem te assustes." Este versículo é uma exortação de Moisés ao povo para que tenham coragem e tomem posse da terra prometida. Isso pode ser relacionado à recusa dos filhos de Israel em entrar na terra em Números 14.

Êxodo 34:6-7: "E, passando o SENHOR perante a sua face, clamou: SENHOR, SENHOR Deus compassivo, clemente e longânimo e abundante em benignidade e verdade; que guarda a benignidade em milhares, que perdoa a iniquidade, a transgressão e o pecado; que ao culpado não tem por inocente; que visita a iniquidade dos pais sobre os filhos e sobre os filhos dos filhos até à terceira e quarta geração." Este versículo fala sobre a natureza compassiva e misericordiosa de Deus, mas também menciona a visita da iniquidade dos pais sobre os filhos. Isso pode ser relacionado às consequências que Deus ameaça impor ao povo por causa de sua rebelião em Números 14.

Salmos 106:13-14: "Cedo, porém, se esqueceram das suas obras maravilhosas; não aguardaram o seu conselho; mas no deserto, deixaram-se levar pela cobiça, e tentaram a Deus no ermo." Este versículo menciona a tendência do povo em esquecer as maravilhas que Deus havia feito por eles e em tentá-Lo no deserto. Isso pode ser relacionado à rebelião dos filhos de Israel em Números 14.

Isaías 43:18-19: "Não vos lembreis das coisas passadas, nem considereis as antigas. Eis que faço uma coisa nova, agora mesmo sairá à luz; porventura, não a percebeis? Eis que porei um caminho no deserto e rios, no ermo." Este versículo fala sobre Deus fazendo algo novo e inesperado, colocando um caminho no deserto e rios no ermo. Isso pode ser relacionado ao perdão de Deus ao povo em Números 14 e a possibilidade de uma nova chance para eles.

Hebreus 3:12-13: "Vede, irmãos, que nunca haja em qualquer de vós um coração mau e infiel, para se apartar do Deus vivo. Antes, exortai-vos uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama Hoje, para que nenhum de vós se endureça pelo engano do pecado." Este versículo fala da importância de exortar uns aos outros para não se afastarem de Deus e cair no pecado. Pode ser relacionado à história de Números 14, em que os filhos de Israel se rebelaram contra Deus e se endureceram em seu pecado.





Kapitel: