Salmos, 38

Bíblia Matos Soares (1956)

1 Ao mestre do coro, Idithun. De Davide.

2 Eu disse: "Velarei sobre o meu proceder, para não pecar com a minha língua; porei um freio à minha boca, enquanto o ímpio estiver diante de mim."

3 Fiquei mudo, em silêncio, privado da felicidade, mas (com isto) a minha dor exacerbou-se.

4 O meu coração inflamou-se dentro de mim; no decorrer da minha reflexão, um fogo se ateou

5 falei com a minha língua. Faz-me conhecer, Senhor, o meu fim, qual é o número dos meus dias, para que eu saiba quanto sou caduco.

6 Eis que fixaste aos meus dias a medida de poucos palmos, e a minha vida é como nada diante de ti: sim, todo o homem não é mais que sopro.

7 O homem passa como uma simples sombra, é em vão que se afadiga; entesoura, e não sabe quem virá a usufruir (os seus bens).

8 E agora. Senhor, que posso eu esperar? A minha confiança está em ti.

9 Livra-me de todas as minhas iniquidades, não me entregues ao opróbrio do insensato.

10 Emudeci, não abri a minha boca, porque tu assim determinaste.

11 Afasta de mim o teu flagelo: debaixo da força da tua mão eu vou definhando.

12 Em punição da culpa castigas o homem; como a traça, consomes os seus bens preciosos: todo o homem é apenas um sopro.

13 Ouve, Senhor, a minha oração e atende ao meu clamor, diante das minhas lágrimas não sejas surdo. Em verdade, eu sou diante de ti um hóspede, um peregrino, como todos os meus pais.

14 Afasta de mim o olhar, para que respire, antes que parta e deixe de existir.




Versículos relacionados com Salmos, 38:

O Salmo 38 é uma oração de arrependimento e súplica por misericórdia, onde o salmista reconhece sua culpa e clama por ajuda de Deus em meio ao sofrimento. Os versículos selecionados estão relacionados com temas como dor, aflição, arrependimento e confiança em Deus.

Salmos 6:2: "Tem misericórdia de mim, Senhor, porque eu me sinto fraco; sara-me, Senhor, porque os meus ossos estão abalados." Assim como o salmista em Salmo 38, o salmista em Salmo 6 clama por misericórdia e cura para sua dor e sofrimento.

Salmos 25:18: "Olha para a minha aflição e para o meu sofrimento, e perdoa todos os meus pecados." Este verso mostra a humildade do salmista em reconhecer sua culpa e pedir perdão, um tema também presente em Salmo 38.

Salmos 51:10: "Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova dentro de mim um espírito inabalável." Este verso é uma oração de arrependimento e desejo de purificação do coração, relacionado com o tema de arrependimento e confissão de pecados presente em Salmo 38.

Salmos 116:1-2: "Amo o Senhor, porque ele ouve a minha voz e as minhas súplicas. Porque ele inclina os seus ouvidos para mim, portanto, durante toda a minha vida eu o invocarei." Este verso mostra a confiança e fé do salmista em Deus, um tema presente em Salmo 38 quando o salmista clama por ajuda e libertação do sofrimento.

Salmos 147:3: "Ele cura os de coração quebrantado e cuida das suas feridas." Este verso mostra a compaixão e cuidado de Deus por aqueles que sofrem, um tema presente em Salmo 38 onde o salmista clama por cura e libertação de sua dor e sofrimento.





Kapitel: