I Coríntios, 8

Bíblia Ave Maria

1 Quanto às carnes oferecidas aos ídolos, somos esclarecidos, possuímos todos a ciência... Porém, a ciência incha, a caridade cons­trói.*

2 Se alguém pensa que sabe alguma coisa, ainda não co­nhece nada como convém conhe­cer.

3 Mas, se alguém ama a Deus, esse é conhecido por ele.

4 Assim, pois, quanto ao comer das carnes imoladas aos ídolos, sabemos que não existem realmente ídolos no mundo e que não há outro Deus, senão um só.

5 Pretende-se, é verdade, que existam outros deu­ses, quer no céu quer na terra (e há um bom número desses deuses e senhores).*

6 Mas, para nós, há um só Deus, o Pai, do qual procedem todas as coisas e para o qual existimos, e um só Senhor, Jesus Cristo, por quem todas as coisas existem e nós também.

7 Todavia, nem todos têm esse conhecimento. Alguns, habituados ao modo antigo de considerar o ídolo, comem a carne como sacrificada ao ídolo; e sua consciência, por ser débil, se mancha.

8 Não é, entretanto, a comida que nos torna agradáveis a Deus: comendo, não ganhamos nada; e não comendo, nada perdemos.

9 Atenção, porém: que essa vossa liberdade não venha a ser ocasião de queda aos fracos.

10 Se alguém te vir, a ti que és instruído, sentado à mesa no templo dos ídolos, não se sentirá, por fraqueza de consciên­cia, também autorizado a comer do sacrifício aos ídolos?

11 E assim por tua ciência vai se perder quem é fraco, um irmão, pelo qual Cristo morreu!

12 Assim, pecando vós contra os irmãos e fe­rindo sua débil consciência, pecais contra Cristo.

13 Pelo que, se a comida serve de ocasião de queda a meu irmão, jamais comerei carne, a fim de que eu não me torne ocasião de queda para o meu irmão.




Versículos relacionados com I Coríntios, 8:

O capítulo 8 de 1 Coríntios trata sobre a questão de comer alimentos oferecidos aos ídolos, algo que era comum na cultura da época. Paulo aconselha os coríntios a terem cuidado para não fazerem algo que possa escandalizar os irmãos mais fracos na fé, ainda que eles mesmos saibam que não há problema em comer tais alimentos. É importante lembrar que o foco de Paulo não é a questão da alimentação em si, mas sim a importância de considerar o bem-estar dos irmãos na fé. Abaixo, cinco versículos relacionados com os temas abordados nesse capítulo:

Romanos 14:13: "Portanto, deixemos de julgar uns aos outros. Em vez disso, façamos o propósito de não pôr pedra de tropeço ou obstáculo no caminho do nosso irmão." Nesse versículo, Paulo fala sobre a importância de não julgar os outros irmãos e de fazer o propósito de não pôr obstáculos no caminho deles, o que se relaciona diretamente com o conselho dado em 1 Coríntios 8.

1 Coríntios 10:23: "Todas as coisas são lícitas, mas nem todas são proveitosas. Todas as coisas são lícitas, mas nem todas edificam." Aqui, Paulo reforça que nem tudo que é lícito é benéfico para a edificação da comunidade cristã, o que é uma mensagem semelhante ao que ele diz em 1 Coríntios 8.

Atos 15:29: "Abstende-vos de alimentos sacrificados a ídolos, do sangue, da carne de animais sufocados e das relações sexuais ilícitas. Fareis bem se vos guardardes dessas coisas." Nesse versículo, vemos o conselho dado pelos apóstolos a respeito de se abster de alimentos oferecidos a ídolos, uma questão similar à que é discutida em 1 Coríntios 8.

Gálatas 5:13: "Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis, porém, a liberdade como desculpa para viver segundo a carne; antes, servi-vos uns aos outros com amor." Aqui, Paulo fala sobre a liberdade que temos em Cristo, mas também nos adverte para não usá-la como uma desculpa para agir de forma egoísta ou para escandalizar outros irmãos, uma mensagem semelhante à que é dada em 1 Coríntios 8.

1 Tessalonicenses 5:22: "Afastai-vos de toda forma de mal." Embora esse versículo não fale especificamente sobre o tema de comer alimentos oferecidos aos ídolos, ele traz uma mensagem importante a respeito de nos afastarmos de tudo aquilo que pode ser prejudicial para a nossa fé e para a edificação da comunidade cristã.



Chapters: