Hebreus, 3

Bíblia Matos Soares (1956)

1 Pelo que, irmãos santos, (vós que sois) participantes da vocação celestial, considerai o Apóstolo e o Pontífice da fé que professamos, Jesus,

2 o qual é fiel ao que o constituiu, assim como também Moisés o era em toda a casa dele (Nm. 12, 7). (ver nota)

3 Contudo este (Jesus) é considerado digno de tanta maior glória do que Moisés, quanto o que edificou a casa tem maior honra que a mesma casa.

4 Efetivamente toda a casa é edificada por alguém; mas o que construiu todas as coisas, é Deus.

5 Moisés na verdade era fiel em toda a casa de Deus, como um servo, para testificar aquelas coisas que se deviam anunciar;

6 porém Cristo foi fiel como um filho posto à frente da sua casa, a qual casa somos nós, se conservarmos firmes até ao fim a confiança e a alegre altivez da esperança (dos bens eternos).

7 Pelo que, como diz o Espírito Santo; Se ouvirdes hoje a sua voz,

8 não endureçais os vossos corações, como sucedeu no deserto, no lugar da revolta, no dia da tentação,

9 em que vossos pais me provocaram, me experimentaram e viram as minhas obras,

10 durante quarenta anos. Por isso indignei-me contra esta geração e disse: Estes erram sempre com o coração. Não conheceram os meus caminhos,

11 por isso jurei-lhes na minha ira : Não entrarão no meu descanso (S. 95,8-11). (ver nota)

12 Vede, irmãos, que não haja em algum de vós um coração mau e incrédulo, que o aparte do Deus vivo,

13 mas exortai-vos uns aos outros, todos os dias, durante (a vida presente que é) o tempo que se chama. Hoje, para que nenhum de vós se endureça, seduzido pelo pecado.

14 Em realidade, (é verdade que) nós somos participantes de Cristo, mas contanto que conservemos inviolavelmente até ao fim a nossa firmeza dos primeiros dias,

15 enquanto se nos diz: Se hoje ouvirdes a sua voz, não endureçais os vossos corações, como sucedeu no lugar da rebelião.

16 Quais foram os que, depois de terem ouvido a sua voz, se revoltaram? Não foram todos aqueles, que tinham saído do Egito, sob a direção de Moisés?

17 E contra quem esteve Deus indignado durante quarenta anos? Porventura não foi contra aqueles que pecaram, cujos cadáveres ficaram estendidos no deserto?

18 E quais são aqueles a quem jurou (Deus) que não entrariam no (lugar do) seu descanso (que era a terra prometida de Canaan), senão os que foram incrédulos?

19 E, de facto, nós vemos que eles não puderam lá entrar por causa da sua incredulidade.




Versículos relacionados com Hebreus, 3:

Hebreus 3 trata do contraste entre a fidelidade de Deus e a infidelidade do povo de Israel durante a jornada no deserto. O autor exorta os leitores a manterem suas confianças em Deus e a perseverarem na fé. Além disso, o capítulo destaca a superioridade de Jesus sobre Moisés e a importância de ouvir a voz de Deus.

Salmo 95:7-8: "Porque ele é o nosso Deus, e nós povo do seu pasto e ovelhas da sua mão. Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais os vossos corações." Este versículo é citado em Hebreus 3:7-8 para enfatizar a importância de ouvir a voz de Deus e não endurecer o coração, como o povo de Israel fez durante a jornada no deserto.

Números 14:22: "Certamente todos estes homens que viram a minha glória e os meus sinais que fiz no Egito e no deserto, e todavia me tentaram estas dez vezes, e não deram ouvidos à minha voz." Este versículo é citado em Hebreus 3:16-19 como um exemplo da infidelidade do povo de Israel no deserto e como um aviso aos leitores para não seguir o mesmo caminho.

Deuteronômio 1:35-36: "Nenhum deles, desta geração perversa, verá a boa terra que jurei dar a vossos pais, exceto Calebe, filho de Jefoné; ele a verá, e a terra que pisou darei a ele e a seus filhos, porquanto perseverou em seguir ao Senhor." Este versículo é citado em Hebreus 3:12 como um exemplo de perseverança na fé, a fim de encorajar os leitores a não desistirem em suas jornadas.

Salmo 106:24-25: "Eles desprezaram a terra aprazível, não creram na sua palavra, mas murmuraram em suas tendas, e não ouviram a voz do Senhor." Este versículo é citado em Hebreus 3:18-19 para enfatizar a consequência da descrença e da falta de obediência à voz de Deus.

Jeremias 31:31-34: "Mas este é o pacto que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei a minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo. E não ensinarão mais cada um ao seu próximo, nem cada um ao seu irmão, dizendo: Conhecei ao Senhor; porque todos me conhecerão, desde o menor até ao maior deles, diz o Senhor; porque lhes perdoarei a sua iniqüidade, e nunca mais me lembrarei dos seus pecados." Este versículo é citado em Hebreus 3:7-8 para destacar a superioridade do novo pacto feito em Jesus, que permite aos crentes terem um relacionamento direto com Deus e terem suas transgressões perdoadas.





Chapters: