Josué, 2

Bíblia Matos Soares (1956)

1 Josué, filho de Nun, enviou secretamente de Setim dois espiões, e disse-lhes: Ide, examinai o país e a cidade de Jericó. Eles partiram e entraram em casa duma meretriz, chamada Baab, e repousaram em sua casa. (ver nota)

2 E foi dado aviso disso ao rei de Jericó, assim: entraram aqui de noite uns homens dos filhos de Israel, para explorar o país.

3 O rei de Jericó mandou dizer a Raab; Faze sair esses homens, que foram ter contigo e entraram em tua casa, porque são espiões que vieram reconhecer todo o país.

4 Mas a mulher, tomando os homens, escondeu-os, e disse: Confesso que eles vieram a minha casa, mas eu não sabia donde eram,

5 e, quando se fechava a porta (da cidade), sendo já escuro, eles saíram ao mesmo tempo, e não sei para onde foram. Ide após eles, depressa, e encontrá-los-eis.

6 Ora ela tinha feito subir os homens ao terraço da sua casa e tinha-os coberto com palha de linho, que ali havia.

7 Os que haviam sido enviados, foram atrás deles pelo caminho que conduz ao vau do Jordão, e, logo que saíram, foi fechada a porta (da cidade).

8 Ainda os homens, que estavam escondidos, não tinham adormecido, quando a mulher subiu junto deles e lhes disse:

9 Eu sei que o Senhor vos entregou este país; o terror de vós apoderou-se de nós, e todos os habitantes do pais desanimaram,

10 pois soubemos que o Senhor secou as águas do Mar Vermelho à vossa entrada, quando saistes do Egipto, e (soubemos) o que fizestes aos dois reis dos Amorreus, que estavam da banda de além do Jordão, Seon e Og, os quais matastes.

11 Quando ouvimos isto, tivemos grande medo, o nosso coração desmaiou e não ficou alento em nós à vossa aproximação; porque o Senhor vosso Deus é o (mesmo) Deus (que reina ) lá em cima no céu, e cá em baixo na terra.

12 Agora pois jurai-me pelo Senhor, que, assim como eu usei de misericórdia convosco, assim usareis com a casa de meu pai, e dai-me um sinal seguro

13 de que salvareis meu pai e minha mãe, meus irmãos e minhas irmãs, assim como tudo o que lhes pertence, e livrareis as nossas vidas da morte.

14 Eles responderam-lhe: À custa da nossa vida salvaremos a vossa, contanto que tu nos não atraiçoes; quando o Senhor nos entregar este país, usaremos contigo de misericórdia e de fidelidade.

15 Ela os fez descer da janela por uma corda, porque a sua casa estava pegada ao muro (da cidade).

16 Disse-lhes: Ide para o monte, não suceda que eles vos encontrem, quando voltarem, e deixai-vos lá estar escondidos durante três dias, até que eles voltem, e depois tomareis o vosso caminho.

17 Eles disseram-lhes: Nós cumpriremos fielmente o juramento, que nos fizeste prestar,

18 se, quando entrarmos no país, estiver como sinal este cordão cor de escarlate, e o atares à janela, por onde nos fizeste descer, e se tiveres recolhido, em tua casa, o teu pai, a tua mãe, os teus irmãos e toda a tua parentela.

19 Se alguém sair da porta da tua casa, o seu sangue cairá sobre a sua cabeça, e nós ficaremos sem culpa; mas o sangue de todos os que estiverem contigo em tua casa cairá sobre a nossa cabeça, se alguém os tocar.

20 Porém, se tu nos atraiçoares, e publicares isto que te dizemos, ficaremos desobrigados deste juramento, que nos fizeste prestar.

21 Ela respondeu: Faça-se como dissestes. Depois os despediu e eles partiram; (então) pendurou o cordão cor de escarlate à janela.

22 Eles, andando, chegaram ao monte, e lá permaneceram durante três dias, até que voltaram os que tinham ido em seu seguimento. Estes, tendo buscado por todo o caminho (os espiões), não os encontraram.

23 (Então) os espiões deram volta, e, tendo descido do monte e passado o Jordão, chegaram a Josué, filho de Nun, e contaram-lhe tudo o que lhes tinha acontecido,

24 dizendo: O Senhor entregou todo este país nas nossas mãos, pois os seus habitantes estão consternados de medo.




Versículos relacionados com Josué, 2:

O capítulo 2 do livro de Josué conta a história de como os espiões israelitas foram enviados a Jericó e encontraram refúgio na casa de Raabe, uma prostituta. Raabe escondeu os espiões dos soldados do rei de Jericó e fez um acordo com eles para poupar a vida dela e de sua família quando os israelitas atacassem a cidade. Os temas abordados nesse capítulo incluem a coragem de Raabe, a espionagem como estratégia militar e a importância da fidelidade a Deus.

Provérbios 11:3: "A integridade dos justos os guia, mas a falsidade dos infiéis os destrói." Raabe demonstrou integridade ao proteger os espiões israelitas e fazer um acordo com eles, enquanto o rei de Jericó e seus soldados eram infiéis e buscavam destruí-los.

Hebreus 11:31: "Pela fé, Raabe, a prostituta, não foi destruída com os que foram desobedientes, pois acolheu com paz os espiões." Raabe demonstrou fé em Deus ao proteger os espiões e fazer um acordo com eles, e sua fé foi recompensada quando ela e sua família foram poupados da destruição de Jericó.

Tiago 2:25: "Do mesmo modo, não foi somente por meio de obras que Raabe, a prostituta, foi considerada justa? Ela acolheu os espiões e os fez sair por outro caminho." Raabe foi considerada justa não apenas por causa de sua fé, mas também por suas ações em acolher e proteger os espiões.

Josué 2:9: "Eu sei que o Senhor entregou esta terra a vocês e que o medo de vocês caiu sobre nós, e que todos os habitantes desta terra desfalecem de medo diante de vocês." Raabe reconheceu a autoridade e o poder de Deus e reconheceu que os israelitas eram destinados a conquistar a terra.

Josué 2:24: "Responderam os espiões a Josué: O Senhor entregou toda a terra em nossas mãos; e até todos os habitantes do país estão apavorados diante de nós." Os espiões confirmaram a crença de Raabe de que Deus estava do lado dos israelitas e que eles tinham a autoridade divina para conquistar a terra de Canaã.





Chapters: