Josué, 21

Bíblia Matos Soares (1956)

1 Os príncipes da família de Levi foram ter com o sacerdote Eleázaro, e com Josué filho de Num, e com os chefes das famílias de cada tribo dos filhos de Israel,

2 e falaram-lhes em Silo, na terra de Canaan, dizendo: O Senhor ordenou, por meio de Moisés, que nos fossem dadas cidades em que habitássemos, e os arrabaldes delas para manter os nossos animais.

3 E os filhos de Israel deram das suas possessões cidades com os seus arrabaldes, conforme o mandamento do Senhor.

4 E sairam por sorte à família de Caat, para os filhos do sacerdote Aarão, treze cidades das tribos de Judá, de Simeão e de Benjamim;

5 aos outros filhos de Caat, isto é, aos Levitas que restavam, dez cidades das tribos de Efraim, de Dan, e da meia tribo Manassés.

6 Aos filhos de Gerson saiu a sorte de receberem treze cidades das tribos de Issacar, de Aser, de Neftali, e da meia tribo de Manassés, em Basan.

7 Aos filhos de Merari segundo as suas famílias, doze cidades das tribos de Ruben, de Gad e de Zabulon.

8 Os filhos de Israel deram estas cidades e os seus arrabaldes aos Levitas, como o Senhor tinha mandado por meio de Moisés, distribuindo-as a cada um por sorte.

9 Josué deu as cidades das tribos dos filhos de Judá e de Simeão, cujos nomes são (isto é, vão ser apontados) :

10 aos filhos de Aarão da família de Caat, da linhagem de Levi (pois que a eles saiu a primeira sorte),

11 Cariatarbe, (cidade) do pal de Enac, que (actualmente) se chama Hebron, sobre o monte de Judá, com os seus arrabaldes em roda.

12 Os seus campos e aldeias tinha-os dado (Josué), por herança, a Caleb, filho de Jefone.

13 Deu, pois, aos filhos do sacerdote Aarão, Hebron, cidade de refúgio, com os seus arrabaldes, Lobna com os seus arrabaldes,

14 Jeter, Estemo,

15 Holon, Dabir,

16 Ain, Jetae Betsames, com os seus arrabaldes: nove cidades de duas tribos, como fica dito.

17 Da tribo do filhos de Benjamim (deu) Gabaon, Gabae,

18 Anatot e Ahmon, com os seus arrabaldes: quatro cidades.

19 Ao todo são treze as cidades dos filhos do sacerdote Aarão, com os seus arrabaldes.

20 Aos outros filhos de Caat, da linhagem de Levi, segundo as suas famílias as cidades que lhes couberam, por sorte, eram da tribo de Efraim.

21 Deram-lhes a cidade de refúgio Siquem, com os seus arrabaldes sobre o monte de Efraim, e Gazer,

22 Cibsaim e Bet-horon, com os seus arrabaldes: quatro cidades.

23 Da tribo de Dan, Elteco e Gabaton,

24 Ajalon e Gettemon, com os seus arrabaldes: quatro cidades.

25 Da meia tribo de Manassés, Tanac e Getremon, com os seus arrabaldes: duas cidades.

26 Ao todo, foram dadas aos outros filhos de Caat, dez cidades, com os seus arrabaldes.

27 Também da meia tribo de Manassés, foram dadas aos filhos de Gerson, da linhagem de Levi, as cidades de refúgio: Gaulon, em Basan, e Bosran, com os seus arrabaldes: duas cidades.

28 Da tribo de Issacar, Cesion, Daberet,

29 Jaramot e Enganim, com os seus arrabaldes: quatro cidades.

30 Da tribo de Aser, Masal, Abdon,

31 Helcat e Roob, com os seus arrabaldes: quatro cidades.

32 Da tibo de Neftali, a cidades de refúgio: Cedes, na Galileia, Hamot-Dor, e Cartan, com os seus arrabaldes: três cidades.

33 Todas as cidades das famílias de Gerson foram treze, com os seus arrabaldes.

34 Aos filhos de Merari, ao resto dos filhos de Levi, segundo as suas famílias, foram dadas, da tribo de Zabulon, Jecnam e Carta,

35 Damna, e Naalol: quatro cidades, com o seus arrabaldes.

36 Da tribo de Ruben, na banda de além do Jordão, defronte de Jericó, as cidades de refúgio: Bosor, no deserto, Misor, Jaser, Jetson e Mefaat; quatro cidades com os seus arrabaldes.

37 Da tribo do Gad, as cidades de refúgio; Bamot, em Galaad, Manaim, Hesbom e Jazer; quatro cidades com os seus arrabaldes.

38 Todas as cidades dos filhos de Merari, segundo as suas famílias e casas, foram doze.

39 Pelo que todas as cidades dos Levitas, no meio da possessão dos filhos de Israel, foram quarenta e oito,

40 com os seus arrabaldes, e cada uma foi distribuída segundo as famílias.

41 O Senhor Deus deu a Israel toda a terra que tinha prometido com juramento a seus pais que lhes daria, e eles possuíram-na e habitaram nela.

42 E deu-lhes paz com todas as nações ao redor, e nenhum dos inimigos ousou resistir-lhes, mas todos ficaram sujeitos ao seu domínio.

43 Nem uma só palavra do que tinha prometido dar-lhes ficou sem efeito, mas tudo se cumpriu.




Versículos relacionados com Josué, 21:

O capítulo 21 de Josué trata da distribuição das cidades de refúgio e das cidades levíticas aos levitas dentro das heranças das tribos de Israel. As cidades de refúgio eram cidades designadas para oferecer proteção aos que cometeram homicídio acidentalmente, enquanto as cidades levíticas eram cidades para os levitas, onde eles poderiam viver e servir ao Senhor.

Êxodo 21:13: "Mas se ele não armou emboscada e Deus permitiu que ele caísse em suas mãos, eu designarei um lugar para você, onde ele possa fugir." Este versículo fala sobre a ideia de um lugar seguro para alguém que cometeu homicídio acidentalmente, o que é relevante para as cidades de refúgio em Josué 21.

Números 35:6-7: "As cidades que vocês atribuírem aos levitas serão seis cidades de refúgio, onde alguém que matar uma pessoa possa fugir, além dessas cidades, vocês darão 42 outras cidades aos levitas." Esse versículo fala sobre a atribuição de cidades de refúgio aos levitas, o que é relevante para o capítulo 21 de Josué, onde as cidades de refúgio são distribuídas entre as tribos.

Levítico 25:32-33: "Com relação às cidades dos levitas, a propriedade permanente das cidades que possuírem será para sempre dos levitas; eles têm direito de resgate perpétuo por todas as suas propriedades nas cidades dos levitas." Este versículo fala sobre a propriedade permanente das cidades dos levitas, o que é relevante para o capítulo 21 de Josué, onde as cidades levíticas são distribuídas entre as tribos.

Números 35:12: "Terão cidades para viver e pastagens para seus rebanhos, junto com suas cidades que lhes foram dadas." Esse versículo fala sobre o direito dos levitas a cidades e pastagens para seus rebanhos, o que é relevante para o capítulo 21 de Josué, onde as cidades levíticas são distribuídas entre as tribos.

Números 35:26-28: "Mas se o assassino sair do limite da cidade de refúgio para a qual fugiu, e o vingador do sangue o encontrar fora do limite da cidade de refúgio e matá-lo, não haverá derramamento de sangue. O assassino deve ficar na cidade de refúgio até a morte do sumo sacerdote, que foi ungido com o óleo santo." Esse versículo fala sobre as leis que regem o assassinato acidental e a necessidade de permanecer na cidade de refúgio, o que é relevante para o capítulo 21 de Josué, onde as cidades de refúgio são distribuídas entre as tribos.





Chapters: