Números, 17

Bíblia Matos Soares (1956)

1 O Senhor falou a Moisés, dizendo:

2 Fala aos filhos de Israel, e recebe deles uma vara por cada tribo, doze varas de todos os príncipes das tribos, e escreverás o nome de cada um deles sobre a sua vara.

3 O nome de Aarão estará sobre a vara da tribo de Levi, e o nome do chefe de todas as outras tribos estará escrito separadamente cada um na sua vara.

4 Pô-las-ás no tabernáculo da reunião, diante do testemunho, onde eu te falarei.

5 A vara daquele que eu escolher, dentre eles, florescerá: (deste modo) farei cessar os queixumes dos filhos de Israel contra vós.

6 Moisés falou aos filhos de Israel, e todos os príncipes lhe deram as varas, uma por cada tribo. Eram, pois, doze varas, estando no meio a vara de Aarão.

7 Moisés tendo-as posto diante do Senhor no tabernáculo do testemunho,

8 Voltando no dia seguinte, achou que tinha germinado a vara de Aarão (que era) pela tribo de Levi, e que, aparecendo os botões, tinham saído flores, e haviam amadurecido amêndoas.

9 Moisés levou todas as varas de diante do Senhor a todos os filhos de Israel, os quais as viram e receberam cada um a sua vara.

10 O Senhor disse a Moisés: Torna a levar a vara de Aarão para o tabernáculo do testemunho, para se guardar ali em memória da rebelião dos filhos de Israel, e para que cessem as suas queixas diante de mim, e não morram.

11 Moisés fez o que o Senhor lhe tinha ordenado.

12 Os filhos de Israel disseram a Moisés: Eis que somos consumidos, todos perecemos.

13 Qualquer que se aproxima do tabernáculo do Senhor, morre. Acaso seremos todos extintos até não ficar nenhum?




Versículos relacionados com Números, 17:

Números 17 apresenta a história de Arão e sua vara florida. Deus ordenou que cada líder das doze tribos de Israel depositasse sua vara no tabernáculo para que a vara do homem que Ele escolhesse florescesse, indicando que essa tribo seria a escolhida por Deus. No dia seguinte, a vara de Arão floresceu e produziu amêndoas, provando que Deus o havia escolhido para ser o sumo sacerdote. Abaixo estão cinco versículos relacionados com os temas abordados em Números 17:

Êxodo 4:2-4: "Então, perguntou-lhe o Senhor: Que é isso na tua mão? Respondeu-lhe ele: Uma vara. E ele lhe disse: Lança-a na terra. Ele a lançou na terra, e ela se tornou em cobra; e Moisés fugia dela. Disse o Senhor a Moisés: Estende a mão e pega-lhe pela cauda. Ele estendeu a mão, pegou-lhe pela cauda, e ela se tornou em vara na sua mão." Esse versículo apresenta uma situação em que Deus transformou uma vara em cobra, demonstrando o Seu poder e autoridade.

Levítico 8:12: "E derramou do azeite da unção sobre a cabeça de Arão, e ungiu-o para santificá-lo." Esse versículo descreve a unção de Arão como sumo sacerdote e mostra como ele foi consagrado para o serviço a Deus.

Hebreus 5:4-5: "E ninguém toma para si esta honra, senão quando chamado por Deus, como Arão. Assim, também Cristo a si mesmo não se glorificou para se tornar sumo sacerdote, mas o glorificou aquele que lhe disse: Tu és meu Filho, hoje te gerei." Esse versículo compara a escolha de Arão como sumo sacerdote à escolha de Cristo por Deus para ser o sumo sacerdote dos cristãos.

Êxodo 25:10-11: "Farás também uma arca de madeira de acácia; o seu comprimento será de dois côvados e meio, a sua largura de um côvado e meio, e a sua altura de um côvado e meio. E cobri-la-ás de ouro puro por dentro e por fora, e farás sobre ela uma bordadura de ouro ao redor." Esse versículo descreve a arca da aliança, que era um dos objetos sagrados no tabernáculo e representava a presença de Deus.

Hebreus 9:3-4: "Por detrás do segundo véu achava-se a tenda que se chama Santo dos Santos, tendo um altar de ouro para o incenso e a arca da aliança, toda coberta de ouro, na qual estava um vaso de ouro contendo o maná, a vara de Arão, que floresceu, e as tábuas da aliança." Esse versículo descreve o Santo dos Santos no tabernáculo, que era o lugar mais sagrado onde apenas o sumo sacerdote podia entrar uma vez por ano.





Chapters: