I Samuel, 11

Bíblia Matos Soares (1956)

1 Aconteceu que, quase um mês depois, Naás Amonita pôs-se em campanha e começou a combater contra Jabes de Galaad. Todos os habitantes de Jabes disseram a Naás: Toma-nos como aliados, e nós te serviremos.

2 Naás Amonita respondeu-lhes: Farei convosco aliança com a condição de vos tirar a todos o olho direito, e fazer isso como opróbrio para todo o Israel.

3 Os anciães de Jabes disseram-lhe: Concede-nos sete dias para que enviem os mensageiros por todo o território de Israel; se não houver quem nos defenda, entregar-nos-emos a ti.

4 Foram , pois, os mensageiros a Gabaa, (pátria) de Saul, e referiram estas palavras ao povo, e todo o povo levantou a voz e chorou.

5 Saul vinha, então, do campo, atrás dos seus bois, e disse: Que tem o povo que chora? E referiram-lhe as palavras dos habitantes de Jabes. (ver nota)

6 O espírito do Senhor apoderou-se de Saul, ao ouvir estas palavras, e acendeu-se sobremaneira o seu furor.

7 Tomando os dois bois, fê-los em pedaços e mandou-os por mão de mensageiros a todas as terras de Israel, dizendo: Assim será feito aos bois de todos aqueles que se não puserem em campanha, e que não seguirem Saul e Samuel. O temor do Senhor invadiu o povo, que se pôs em marcha como se fosse um só homem.

8 (Saul) passou-lhes revista em Bezec, e encontraram-se trezentos mil homens de Israel, e, dos homens (da tribo) de Judá, trinta mil.

9 Disseram aos mensageiros que tinham vindo; Direis assim aos habitantes de Jabes de Galaad: Amanhã sereis socorridos, quando o sol estiver na sua força. Foram, pois, os mensageiros e deram a notícia aos habitantes de Jabes, que se alegraram

10 e disseram (por astúcia, aos seus inimigos): Amanhã nos renderemos a vós, e fareis de nós o que vos parecer.

11 Ao outro dia, pela manhã, Saul dividiu o povo em três partes, e, ao raiar do dia, penetrou no meio do campo (dos Amonitas), e feriu os Amonitas até que o dia aqueceu. Os que escaparam, foram dispersos de tal sorte, que não ficaram dois deles juntos.

12 O povo disse a Samuel: Quem é que disse: Saul reinará porventura sobre nós? Dai-nos esses homens, e matá-los-emos.

13 Porém Saul disse: Hoje não se matará ninguém, porque hoje o Senhor salvou Israel.

14 Samuel disse ao povo: Vinde e vamos a Galgala, e renovemos aí a realeza.

15 Partiu, pois, todo o povo para Galgala, e aclamaram ali rei a Saul na presença do Senhor em Galgala, e imolaram ali vítimas pacíficas na presença do Senhor. E Saul e todos os Israelitas alegraram-se ali grandemente.




Versículos relacionados com I Samuel, 11:

O capítulo 11 de 1 Samuel narra a história da vitória de Saul sobre os amonitas, que estavam cercando a cidade de Jabes-Gileade. Saul lidera as tribos de Israel em uma batalha bem-sucedida, garantindo a proteção do povo de Jabes-Gileade. Abaixo estão cinco versículos relacionados com temas abordados neste capítulo:

Juízes 5:8: "Escolheram novos deuses; então, a guerra estava às portas; nem sequer se via escudo ou lança entre quarenta mil em Israel." Este versículo descreve a situação em Israel antes da liderança de Saul, onde o povo havia abandonado a Deus e estava vulnerável a ataques de inimigos.

Deuteronômio 20:1: "Quando saíres à guerra contra os teus inimigos, e vires cavalos, e carros, e um povo maior do que tu, não os temerás; porque o Senhor teu Deus, que te tirou da terra do Egito, está contigo." Este versículo descreve a confiança que o povo de Israel deve ter em Deus quando enfrenta inimigos mais fortes em uma batalha.

2 Crônicas 32:7: "Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes da face do rei da Assíria, nem de toda a multidão que está com ele, porque conosco há mais do que com ele." Este versículo encoraja o povo de Israel a ser forte e corajoso, confiando que Deus está do seu lado.

Salmo 20:7: "Uns confiam em carros e outros em cavalos, mas nós faremos menção do nome do Senhor nosso Deus." Este versículo fala sobre a importância de confiar em Deus em vez de confiar em recursos materiais em tempos de guerra.

Provérbios 21:31: "O cavalo prepara-se para o dia da batalha, mas a vitória vem do Senhor." Este versículo destaca que, embora seja importante se preparar para a batalha, a vitória final vem de Deus. Isso se aplica à vitória de Saul sobre os amonitas em 1 Samuel 11, onde foi a ajuda de Deus que garantiu a vitória.





Capítulos: